Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Gustavo

Moda sustentável: saiba como os cuidados com o ambiente atuam no mundo da moda

A Eco Fashion visa produzir peças com o menor impacto ambiental possível

De forma simplificada, sustentabilidade significa cuidar daquilo que a natureza nos oferece hoje para que não falte amanhã. Este conceito tem se tornado cada vez mais presente na nossa vida, tendo em vista o impacto que o planeta vem sofrendo ao longo de toda a História, em grande medida, por conta da ação humana.

A consciência de que é preciso rever nossos hábitos e, principalmente, a forma como nos relacionamos com o meio ambiente tem se expandido inclusive para a indústria da moda. Hoje já é possível encontrar, por exemplo, peças fabricadas com 

tecidos sustentáveis, produzidos de forma ecologicamente correta.

Trata-se da chamada moda sustentável, uma tendência que, ao contrário da maioria, veio para ficar. Conheça a seguir um pouco mais sobre essa vertente que traz inúmeros benefícios para nós e, principalmente, para a natureza.

Indústria tradicional x sustentável

Antes de falar sobre moda sustentável, é interessante trazer mais informações acerca da indústria têxtil tradicional, uma das maiores contribuintes no que diz respeito ao impacto ambiental.

Para se ter uma noção, até 10% das emissões de gases do efeito estufa são emitidos pela indústria da moda. Este número é significativo quando tomamos ciência de que ele é maior que a poluição gerada por navios e aviões. E isso acontece tanto nas diferentes etapas produtivas quanto na forma como esses produtos são consumidos.

Um exemplo disso é a presença significativa de materiais sintéticos como o poliéster. Tal tipo de tecido pode ser responsabilizado por 32 das 57 milhões de toneladas globais de gás carbônico todos os anos e, até o ano de 2016, correspondia a 55% do mercado global de fibra, segundo a Plastic Insights.

A viscose é um tecido produzido a partir da extração da celulose proveniente da madeira. O problema é que a maioria das árvores usadas nesse processo advém de florestas nativas e até mesmo com risco de extinção. 

Outros problemas relacionadas à indústria da moda tradicional são a poluição de mares e rios, descarte inadequado de restos de tecidos e superexploração da mão de obra (tendo muitos casos de trabalhadores em situação análoga à escravidão).

A chamada indústria sustentável tende a minimizar os danos ao meio ambiente. Novas técnicas de produção são adotadas e o resultado são roupas, calçados e acessórios de qualidade e ecologicamente corretos.

Eco Fashion, a moda sustentável

A preocupação com a forma como as peças são produzidas para não gerar prejuízos ou impactar o mínimo possível a natureza, é a chave de entendimento de uma indústria de moda sustentável, também chamada de Eco Fashion.

Ao contrário das peças de rápido uso e descarte (as famosas fast fashion), os produtos da moda sustentável tendem a ter uma durabilidade significativamente maior. Exemplo disso são os chamados tecidos eco-friendly, produzidos a partir de fibras orgânicas, com um uso menor de água e de produtos químicos. 

O uso de substâncias naturais e menos tóxicas, como corantes e colas, inibe a contaminação dos lençóis freáticos. Há também uma maior preocupação quanto ao desperdício nas etapas de corte e costura dos tecidos usados, de modo que a produção das peças é feita em menor escala.

Essa cadeia de fabricação sustentável também prioriza a mão de obra, oferecendo condições de trabalho adequadas e com os direitos trabalhistas respeitados (algo que, na maioria das vezes, não é considerado na indústria fast fashion).

Por fim, para que a moda sustentável vire o padrão, é preciso que a forma como consumimos também seja modificada. A escolha por peças eco friendly é só uma das diversas possibilidades que temos para melhorar a relação entre ser humano e meio ambiente.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.