Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Sem categoria Gustavo

Pequenas mudanças que garantem melhora na sua saúde

A qualidade de vida é uma combinação de hábitos que cada pessoa deve procurar incluir em seu viver. Além de ir ao médico com regularidade para fazer os exames de rotina, é necessário ter atenção em outras esferas da vida, como a saúde física e a alimentação.

Afinal, a qualidade de vida é alcançada com a mudança de hábitos. Inclusive, muitos deles são pequenas atitudes capazes de fazer grande diferença na sua qualidade de vida. Por exemplo, melhorar a alimentação no dia a dia por meio do uso de marmitas, que podem ser aquecidas em qualquer modelo de micro-ondas.

Tenha uma alimentação saudável

Saúde e alimentação de qualidade andam lado a lado, sendo que a sua dieta interfere diretamente na sua qualidade de vida. Ou seja, tudo o que você come alimentos que fazem bem ou mal irá interferir na saúde do seu organismo. Portanto, é importante fazer um esforço consciente para se alimentar de maneira adequada e balanceada.

No geral, deve-se priorizar o consumo de alimentos naturais e orgânicos, que possuem menos agrotóxicos e são ricos em nutrientes. Frutas, verduras e legumes, assim como carnes brancas, peixes e cereais devem ser priorizados e formar boa parte do seu cardápio. Ao mesmo tempo, deve-se evitar ao máximo o consumo de alimentos ultraprocessados, que são muito ricos em açúcar, gorduras nocivas e sal, e que prejudicam a saúde do corpo.

Não pule refeições

Além de comer melhor, é importante evitar pular refeições ou fazer intervalos muito grandes entre as refeições. Ao ficar um longo período sem comer, a fome naturalmente será maior. Como consequência, a pessoa acaba comendo em excesso na próxima refeição, hábito que pode favorecer o sobrepeso, por exemplo.

O ideal é procurar manter o corpo abastecido com energia para o dia todo, ingerindo sempre quantidades razoáveis de comida, sem excessos. Além dos tradicionais café da manhã, almoço e jantar, é interessante fazer um lanche da tarde e até mesmo um lanche de manhã, para quem acorda muito cedo. Ao se alimentar de forma moderada e regular, o corpo sempre terá disposição para todas as atividades do dia.

Beba bastante água

Além da alimentação, outra dica de ouro que traz inúmeros benefícios para a saúde é ter o hábito de beber bastante água durante o dia. Ela é o elemento que impulsiona todas as funções do corpo humano, uma vez que 70% dele é feito com esse líquido.

A água reduz o inchaço do corpo, garante o bom funcionamento dos rins (evitando o surgimento das temidas pedras nos rins), facilita a digestão e ativa a circulação sanguínea. Também regula a temperatura corporal, previne a prisão de ventre e reduz os casos de cãibras. Portanto, para quem não tem esse hábito, existem alguns truques. Deixe uma garrafinha de água no lugar onde você passa boa parte do dia, pois ao vê-la, você irá lembrar de tomar até esvaziá-la. Para os mais esquecidos, também existem aplicativos de smartphone que enviam lembretes para que a pessoa tome água.

Pratique atividades físicas

A alimentação e a hidratação são fundamentais para quem busca ter uma boa saúde. Porém, os seus benefícios podem ser potencializados quando a pessoa também pratica atividades físicas regulares. Esses exercícios são ótimos, pois melhoram a disposição do organismo, previnem doenças (como o infarto), melhoram a resistência e a circulação sanguínea, diminuem a hipertensão, controlam a diabetes, melhoram a qualidade do sono e reduzem sintomas de estresse, ansiedade e depressão.

E a vantagem é que existe uma grande variedade de atividades que podem ser feitas. O segredo é encontrar aquela que você se sinta bem em fazer e não enxergue como uma mera obrigação, o que o deixará mais motivado para praticá-la. Você pode escolher entre musculação, caminhada, corrida, dança, natação, ciclismo, ioga, pilates, artes marciais e muitas outras.

Priorize uma boa noite de sono

Outro hábito muito importante é procurar ter uma noite de sono de máxima qualidade. Dormir mal traz consequências negativas, como fadiga, sonolência, ansiedade, depressão e enfraquecimento do sistema imunológico. Já uma boa noite de sono ajuda a recuperar totalmente as energias gastas durante o dia, preparando o corpo para os desafios do dia seguinte.

Para quem tem insônia ou dificuldade de dormir, a mudança de alguns hábitos pode ser o suficiente para evitar esses problemas. Consumir alimentos leves e de fácil digestão na parte da noite, desligar aparelhos eletrônicos e não levar o celular para a cama são algumas dessas atitudes. Também é recomendado evitar o consumo de cafeína e chocolate próximo à hora de dormir, evitando deixar o corpo “aceso”.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.