Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Sem categoria Gustavo

Diferenças culturais fascinantes em destinos internacionais

Viajar é uma experiência única. Conhecer novos lugares, além de visões de mundo e culturas diferentes, é uma oportunidade de aprender e se surpreender com os encantamentos de cada país. Um hábito comum em um lugar pode ser considerado totalmente estranho em outras regiões.

Isso muitas vezes acontece dentro de um mesmo país (especialmente os grandes e com diversidade cultural, como o Brasil, a Índia, a China, entre outros exemplos). Quando a viagem é internacional, esse processo pode ser ainda mais intenso. Por isso, se você está pensando em tirar férias nas Maldivas, conheça diferenças culturais entre países do mundo!

Hábitos alimentares

Os hábitos alimentares costumam variar muito de um país para outro. Para os brasileiros, é trivial comer utilizando utensílios como garfo, faca e colher, mas em países como a Tailândia, não é recomendado colocar o garfo na boca. Os alimentos já vêm cortados (então, eles não costumam servir facas) e, de acordo com os costumes locais, o garfo deve ser utilizado para colocar o alimento na colher e é ela quem deve levá-lo à boca.

Outro hábito alimentar que pode soar estranho para brasileiros é o arroto. Em países como a China, o arroto não é considerado falta de educação, mas um sinal positivo de que a pessoa gostou da refeição. Na Rússia, é considerado mal educado quem precisa de vários goles para ingerir vodka. Para eles, educação é voltar com o copo de bebida vazio após o brinde, tendo precisado de um só gole.

Hábitos de higiene

Esses hábitos também podem apresentar diferenças consideráveis entre diferentes países. Um exemplo é a Índia, onde o papel higiênico não é muito popular. Por isso, a maioria da população costuma utilizar uma bacia com água para realizar a limpeza íntima após utilizar o banheiro. 

Já em países como a Arábia Saudita, a mão esquerda é considerada impura, já que é a utilizada para realizar a higiene pessoal. Por isso, ela não deve ser usada para outras atividades, como se alimentar, cumprimentar pessoas ou entregar objetos. 

Datas marcantes

Datas especiais, como ano-novo, aniversário e feriados, também podem ter rituais bem diferentes dependendo do país. Na Dinamarca, é comum jogar canela em alguém que está solteiro no dia de seu aniversário. Essa é uma tradição criada no século XVI e tem por base comerciantes antigos que, por conta de seu estilo de vida atarefado e nômade, não tinham tempo para se casar. 

A virada do ano é uma época cheia de superstições e rituais. Na África do Sul, os locais dão boas-vindas ao novo ano arremessando móveis e eletrodomésticos nas ruas, pois acreditam que esse ritual renova as energias da casa. Já no Chile, o hábito nessa data é comer doze grãos de uva, uma para cada badalada do relógio à meia noite. O sabor de cada grão dirá como será cada mês do novo ano.

No ano novo tailandês, é comum que as pessoas façam guerras de água, já que esse elemento é o símbolo da purificação e traria prosperidade e harmonia no novo ano. Por isso, algumas ruas são fechadas para que pessoas de todas as idades joguem água umas nas outras. 

Hábitos cotidianos

Observar como pessoas de outros países levam o cotidiano pode ajudar a conhecer mais sobre a cultura delas. No Japão, por exemplo, não é comum ver pessoas falando alto em transportes coletivos nem fumando em espaços públicos. Antes da pandemia de covid-19, essa população já adotava o uso de máscara em transportes e ruas para reduzir as chances de serem infectadas ou infectar outras pessoas com algo grave.

Na Austrália, é comum ver pessoas andando descalças em vários ambientes como mercados, aeroportos, shoppings e cafés. Nesses lugares, usar calçado não é uma obrigação, então as pessoas têm flexibilidade para decidir se querem utilizar algum calçado ou não.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.