Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Sem categoria Gustavo

O ventilador pode ficar o dia todo ligado?

Com as temperaturas cada vez mais altas, o ventilador acaba sendo um grande aliado para tentar refrescar o ambiente e deixá-lo mais agradável durante o dia e também no período da noite. Entretanto, é preciso tomar cuidado com a utilização do aparelho e entender melhor como fazer dele algo, de fato, benéfico.

Primeiramente, é importante dizer que não é ideal ficar com o ventilador ligado o dia todo, e isso por várias questões: gasto elevado de energia elétrica, perigos com a sobrecarga de energia e até mesmo alguns riscos para a sua saúde.

Para te ajudar a entender melhor a resposta para essa pergunta, preparamos algumas informações, necessárias para você usufruir melhor desse aparelho presente em tantos lares brasileiros.

Qual o tempo ideal de uso do ventilador?

Não é recomendado que o uso do ventilador ultrapasse muito o tempo de 3 horas seguidas. Isso porque esse tipo de eletrodoméstico, assim como o ar-condicionado também, pode sobrecarregar a rede elétrica, causando curto-circuito e, em casos mais severos, incêndios.

Um exemplo prático para entender melhor isso é que, em uma residência, é comum que muitos eletrodomésticos fiquem ligados quase que ininterruptamente, como a geladeira, por exemplo. É claro que não podemos desligá-la e ela é projetada para ficar ligada, com tecnologia avançada para que nada de errado aconteça.

Entretanto, somado à geladeira, ventiladores e outros equipamentos ligados na tomada o dia todo, a sobrecarga pode acontecer.

Gasto elevado

Que o ventilador possui um gasto mensal abaixo do ar-condicionado todo mundo sabe. Porém, muita gente se esquece de que o uso do ventilador continuamente também vai elevar o seu custo com energia elétrica.

Em uma conta básica, deixando o ventilador ligado 8 horas por dia, na potência mínima, a uma tarifa de R$ 0,50 por quilowatts-hora, o custo mensal seria de R$ 12,00. Pode parecer pouco, mas naturalmente, se você deixar o ventilador ligado 24 horas, esse valor irá triplicar.

Além disso, muitas famílias costumam utilizar mais do que um ventilador na residência, durante o dia todo. Com isso, o custo será ainda mais elevado, ocasionando um gasto ainda maior nas contas do mês.

Atenção com a saúde

Apesar de ser um aparelho responsável por deixar o ambiente mais confortável e arejado durante os dias de forte calor, é preciso prestar atenção em como esse ventilador está, de fato, sendo utilizado.

Por exemplo, o uso prolongado do ventilador pode causar o ressecamento das vias respiratórias e também da boca. Além disso, o uso contínuo com exposição direta ao vento pode enfraquecer o sistema imunológico, deixando a pessoa vulnerável à entrada de vírus e bactérias.

Ademais, pessoas com problemas respiratórios, como asma e bronquite, precisam ter ainda mais cuidado. É fundamental, além de controlar a exposição, realizar a higienização periódica do aparelho, já que o ventilador sem o devido cuidado pode espalhar poeiras e ácaros para a casa toda.

Qual o jeito certo de usar o ventilador?

Antes de mais nada, é interessante verificar como está a sua rede elétrica, pensando no fato de prolongar o uso do ventilador durante determinados períodos. Desse modo, você se anteveem ao cenário de possível sobrecarga na rede elétrica.

Além disso, é sempre importante desligar o ventilador quando não estiver no cômodo em questão ou quando a temperatura já estiver mais amena. Racionando o uso do aparelho, você pode ter um proveito maior nos momentos de calor extremo.

Outra dica interessante é você posicionar o ventilador de maneira que o vento alcance as partes mais altas do espaço, o que proporcionará uma sensação a mais de frescor. Ademais, colocar o ventilador próximo à janela também pode ajudar a trazer um ar mais fresco para o lugar da casa em que ele está.

Desse modo, você utiliza o ventilador da forma correta, consegue evitar o uso prolongado para minimizar os gastos com o aparelho, além de conseguir proporcionar uma sensação mais agradável em dias de calor. 

Vale ressaltar que, com esses cuidados, você pode estender o uso do seu ventilador, especialmente para conseguir lidar melhor com os dias de altas temperaturas. Procure sempre otimizar o uso, pensando na sua segurança, conforto e comodidade.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.