Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Tutoriais Blogger Gustavo

Introdução à marcenaria: começando a criar seus próprios projetos

A marcenaria é uma atividade muito interessante, tanto para quem pensa em ter um novo hobby como para quem planeja abrir um negócio. E se você quer aprender a criar seus próprios móveis, nós vamos te ajudar. Contar com dicas e apoio é muito importante para que o marceneiro iniciante possa dar os primeiros passos. 

Com o crescimento da cultura DIY “Do It Yourself” ou “Faça você mesmo!” em português, cada vez mais pessoas estão se aventurando na marcenaria. Muitas compram equipamentos como serra circular e motosserra Stihl para fazer seus primeiros projetos. Para te ajudar nessa empreitada, trouxemos diversas dicas neste artigo, para você começar na marcenaria do jeito certo. 

Confira abaixo as nossas dicas para dar os primeiros passos na marcenaria:

Comece com projetos simples

Um dos maiores erros de marceneiros iniciantes é querer começar pelos projetos mais complexos. Hoje em dia, com diversos projetos e vídeos disponíveis na internet, muitos tentam começar por projetos mais elaborados e desistem logo nas primeiras tentativas. 

Então, a dica é não seguir apenas o que você vê no Pinterest ou no YouTube. Busque começar por projetos simples. Uma pequena mesa, um banco, uma sapateira ou um vaso de madeira para plantas, por exemplo, são projetos mais simples e que podem ser feitos com rapidez por novatos. Invista nisso! 

Busque inspirações

Depois de pegar os projetos mais simples e começar a dominá-los, aventure-se e busque inspirações. Agora, com mais confiança, busque por projetos de DIY on-line e comece a seguir o passo a passo e tentar fazer projetos mais complexos. E mesmo que o projeto não saia igual ao da sua inspiração, o importante é tentar e começar a reparar no que você pode melhorar nos próximos. 

Outro ponto importante é ser criativo. Além de buscar inspirações, procure aguçar a sua criatividade. Você pode até se inspirar em projetos prontos, mas sempre tente melhorá-los. A partir de um projeto já realizado, você pode ter novas ideias para fazer novos móveis. 

Tenha um espaço de trabalho

Uma dica importante para marceneiros iniciantes é separar um local de trabalho. Um pequeno canto do seu escritório já pode ser suficiente para quem está começando. Ter um espaço de trabalho próprio é uma forma de se incentivar para praticar a marcenaria e pensar em novos projetos. 

Pratique bastante 

E, claro, não basta apenas se inspirar e ver vídeos de projetos de DIY de marcenaria, é importante praticar. Mesmo que você erre ou não tenha tanta precisão no início, continue praticando. Busque reservar um tempo da sua semana para praticar a marcenaria. 

Quais são as ferramentas e os materiais principais do kit de marceneiro iniciante?

A escolha de boas ferramentas e materiais para o seu kit de marceneiro é essencial. Se você está começando, priorize o seu orçamento e as peças mais importantes. Confira abaixo quais são as principais ferramentas e materiais para marceneiros iniciantes:

  • Trena: ferramenta essencial para tirar medidas nos seus projetos;
  • Esquadros: ela é importante para traçar linhas;
  • Martelos: ferramenta excelente para fazer ajustes e posicionar pregos;
  • Lixadeira: a lixadeira é importante para dar um acabamento mais refinado aos seus móveis;
  • Furadeira e parafusadeira: dispositivos cruciais para posicionar parafusos e dar firmeza aos móveis;
  • Serra circular e serra tico-tico: ótimas ferramentas para corte de materiais para iniciantes;
  • Chapas de compensado, pinus e MDF: esses materiais são excelentes para projetos de marceneiros iniciantes. 

Com as nossas dicas, você estará pronto para desenvolver seus primeiros projetos na marcenaria e começar a vislumbrar a atividade como uma possível profissão ou hobby potencialmente lucrativo. Ter as ferramentas certas e começar por pequenos projetos é o melhor caminho para fazer seus primeiros móveis e se aprimorar na arte da marcenaria.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.