Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Sem categoria Gustavo

Formas de diminuir a frequência das bolas de pelo nos gatos

Quem tem gato em casa sabe que eles produzem bolas de pelos com frequência. Felinos de qualquer idade ou espécie produzem essas bolinhas, compostas de um punhado de pelos envoltos em um líquido amarelado. Apesar de ser algo comum, a ingestão exagerada de pelos pode ser um problema para eles.

Uma das formas de evitar essa situação é comprar plantas para gatos, que ajudam no sistema digestivo do animal. Neste texto, entenda melhor como as bolas de pelo surgem e o que pode ser feito para diminuir a frequência delas.

Como as bolas de pelo surgem?

Um dos hábitos naturais dos gatos é cuidar da própria higiene, motivo pelo qual os felinos passam muito tempo se lambendo e fazendo a limpeza do corpo. Porém, nesse processo, alguns pelos ficam presos na língua, sendo depois ingeridos pelo animal. O problema é que os pelos não são digeridos e ficam no intestino, misturando-se com outros alimentos, saliva e secreções gástricas, formando, assim, as bolas de pelo.

Normalmente, essas bolas são eliminadas nas fezes do animal. Porém, quando isso não acontece e o acúmulo é grande, os gatos tendem a vomitá-las. Isso também é algo natural deles, mas, se for um processo frequente, pode ser um sinal de que há algo errado com o bichano.

O principal problema é que a bola de pelo presa no estômago ou intestino atrapalha todo o processo digestivo, causando sérios problemas de saúde. Portanto, vale a pena prestar atenção em sintomas que indicam a presença dessas bolas, como cansaço, náuseas, falta de apetite, inchaço abdominal, vômitos frequentes e desidratação.

O que pode ser feito para evitá-las?

Para evitar que a situação se agrave, o tutor do gato pode implementar algumas atitudes que diminuam a frequência das bolas de pelo.

Preste atenção na escolha da ração

Uma das formas de eliminar esse problema é ter atenção à ração que o gato consome. O ideal é sempre escolher rações de qualidade, uma vez que são preparadas com ingredientes balanceados que ajudam nesses casos. Em caso de dúvidas, a melhor ideia é conversar com o veterinário responsável pelo animal e pedir recomendações sobre qual a ração mais apropriada para ele.

Escove os pelos do gato com frequência

Todos os dias, os pelos caem do gato e vão se acumulando no corpo dele. Quando o felino faz a sua limpeza natural, ele acaba ingerindo esses pelos, facilitando a formação de bolas de pelo no estômago.

Assim, uma ótima estratégia para evitar esse problema é escovar os pelos do gato com frequência. O ideal é fazer isso uma vez por dia, utilizando uma escova apropriada para esse fim. O tutor deve ter cuidado redobrado nos períodos de troca de pelagem, quando a queda de fios é ainda maior.

Estimule o consumo de água

Uma das melhores formas de evitar a formação da bola de pelo é incentivar o animal a se hidratar ao máximo. A água ajuda na formação do bolo fecal, algo que facilita a eliminação de pelos por meio das fezes.

Para criar esse incentivo, é importante manter a vasilha de água sempre abastecida com água limpa e fresca. O tutor pode até investir em um bebedouro automático, algo que manterá a água em movimento constante e garantirá o seu frescor. Outra dica é não ter apenas uma vasilha de água na casa: espalhe algumas pelos principais cômodos onde o gato fica, facilitando que ele se hidrate com mais frequência.

Aumente o consumo de fibra alimentar na dieta dele

Além de ter atenção quanto à ração, também vale investir na criação de uma dieta equilibrada. Uma dica é fazer com que ela seja rica em fibras, algo que ajuda a aumentar a atividade intestinal do animal e, consequentemente, reduz a formação da bola de pelo.

Algumas marcas de ração contam com variações que foram feitas especificamente com esse objetivo. O tutor também pode oferecer graminha para gato, algo que é rico em fibras e ajuda na regulação do intestino.

Não deixe de visitar o veterinário regularmente

Ter o hábito de levar o animal regularmente ao veterinário é essencial para o bem-estar dele, não só para evitar o problema da bola de pelos. A avaliação clínica do profissional permite identificar se há alguma alteração intestinal no gato e, caso algum problema seja detectado, o tratamento precoce impede que o problema se agrave.

A bola de pelo pode surgir pela redução na mobilidade intestinal do animal, algo que provoca uma inflamação. Com a ida ao veterinário, é possível checar se esse problema existe e prevenir a formação de novas bolas.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.