Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Dicas Gustavo

Skincare diurno e noturno: a importância de cada um e as suas particularidades

A fim de manter a pele bonita e saudável, muitas pessoas têm aderido as famosas rotinas de skincare, que oferecem à pele todos os nutrientes necessários para manter a sua saúde.

Para seguir a rotina, conhecer as principais etapas, produtos e marcas de qualidade, como a Cetaphil, é apenas o primeiro passo. Mas para obter bons resultados a longo prazo, é preciso seguir a rotina tanto de manhã quanto à noite.

Por isso, neste artigo, você vai saber o que precisa ser feito no skincare diurno e noturno, além de conhecer as vantagens de investir nas duas rotinas!

Por que manter um skincare de dia e à noite?

Iniciar uma rotina de skincare é um passo significativo em direção à saúde e à beleza da pele. 

 

No entanto, para realmente desfrutar dos resultados que o skincare traz, é preciso seguir as duas rotinas, tanto a diurna quanto a noturna. Isso acontece porque ambas se complementam de maneira única.

A rotina diurna tem a função de preparar a pele para enfrentar os desafios do dia, fornecendo uma camada de proteção vital contra os raios solares e outros elementos.

Por outro lado, o skincare noturno assume a responsabilidade de limpar a pele das impurezas acumuladas ao longo do dia e aplicar tratamentos que promovem a beleza, saúde e vitalidade da pele.

Portanto, para uma pele verdadeiramente cuidada e resplandecente, é essencial manter o skincare diurno e noturno na sua rotina.

Como fazer o skincare diurno?

Agora que você já conhece a importância de manter as duas rotinas, precisa conhecer como, de fato, cada uma funciona e quais práticas você deve fazer para manter a pele ainda mais bonita.

Por isso, vamos começar olhando as particularidades da rotina de skincare diurna, que tem um importante papel na preparação da pele para o dia.

Etapas do skincare diurno

Para fazer uma boa preparação da pele, o skincare diurno costuma ter 4 etapas cruciais, que ajudam a cuidar da saúde da sua pele.

  • Limpeza: a etapa da limpeza busca remover qualquer impureza que a pele tenha acumulado durante a noite;
  • Tonificação: já a tonificação tem a função de equilibrar o pH da pele, promovendo uma base ideal para a absorção dos produtos seguintes;
  • Hidratação: a hidratação busca repor a água que nossa pele precisa para ser saudável;
  • Proteção: por fim, a proteção é um passo indispensável, oferecendo defesa contra os danos dos raios UV.

Essas etapas formam um ritual diurno completo, assegurando que a pele esteja pronta para enfrentar os desafios diários.

Produtos do skincare diurno

Para um skincare diurno eficaz, a escolha dos produtos certos desempenha papel fundamental. Para isso, cada etapa tem o seu produto ideal a ser usado, como você confere a seguir:

  • Limpeza: costuma ser usado sabonetes ou géis de limpeza facial;
  • Tonificação: aqui, é possível usar tônicos que ajudam a remover qualquer impureza;
  • Hidratação: pode ser feita a partir de cremes hidratantes ou séruns;
  • Proteção: a proteção é feita com o uso de um protetor solar facial.

Ao escolher os produtos, é importante que você saiba qual é o seu tipo de pele (seca, mista ou oleosa) para assim adquirir o cosmético que ajuda a manter os níveis de oleosidade equilibrados.

Além disso, é essencial se manter atento aos ativos que cada produto possui. Por exemplo, tônicos faciais com álcool costumam deixar a pele ressecada.

Já para os cremes hidratantes, ativos como o ácido hialurônico, colágeno ou a manteiga de karité costumam trazer bons resultados ao skincare.

Como fazer o skincare noturno?

Para complementar a rotina de skincare diurna, nada melhor do manter uma rotina de cuidados à noite também. Afinal, depois de um longo dia, sua pele precisa de cuidados.

Sendo assim, para implementar uma boa rotina de cuidados noturnos, confira abaixo como montar essa rotina de skincare!

Etapas do skincare noturno

Enquanto a rotina de skincare diurno tem 4 etapas, a rotina noturna pode ser menor, contendo apenas 3 etapas principais, sendo elas:

  • Limpeza: aqui, você pode remover a maquiagem e qualquer impureza acumulada durante o dia;
  • Tonificação: assim como na rotina diurna, sua pele precisa equilibrar o pH e ter uma limpeza mais profunda;
  • Tratamento: a noite costuma ser o momento ideal para realizar tratamentos de pele, seja para diminuir manchas de pele, seja para atenuar acnes.

Além dessas etapas, você ainda pode implementar uma etapa de esfoliação da pele. Isso porque a esfoliação ajuda a remover a sujeira mais profunda que fica na sua pele. Assim, o ideal é esfoliar a pele, ao menos, 1 vez na semana.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.