Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Gustavo

5 Dicas para criar hábito de leitura

Identifique seu estilo literário e crie afinidade pelos livros 

A meta de “ler mais” está cada vez mais sendo deixada de lado. Uma pesquisa realizada pelo IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) revelou que, entre 2015 e 2020, o Brasil perdeu 4,6 milhões de leitores e 800 bibliotecas fecharam as portas, em consequência do desinteresse da população.

Os motivos principais para o descaso com a leitura são as novas distrações, como redes sociais e streaming de filmes e séries. Afinal, é mais fácil se concentrar em um Tik Tok de 15 segundos do que em um capítulo por meia hora. 

Esses novos hábitos contemporâneos moldaram nosso cérebro e tornaram a leitura uma prática ‘tediosa’, principalmente entre os mais jovens. Contudo, ler deveria ser parte da rotina de todos, pois apresenta diversos benefícios para a mente, deixando as pessoas até mais felizes.

Se mesmo em meio a tantas atividades, você ainda busca melhorar ou criar um hábito de ler mais, saiba que está no caminho certo para uma vida mais tranquila. Veja as vantagens de ter hábito de leitura e como tê-lo. 

O que é hábito?

O processo de tomada de decisões da mente é chamado de heurística. Ela é dividida em dois sistemas:

    • Racional – ligado à lógica e leva mais tempo até tomar uma decisão, exigindo mais energia e força de vontade;
  • Automático – relacionado ao subconsciente e às emoções, capaz de decidir de forma involuntária, sem tanto esforço.

Pode-se definir hábitos como algo que você faz com frequência ou que segue um padrão na sua vida. Uma atividade se torna habitual quando o cérebro se acostuma com ela e deixa de gastar muita energia para realizá-la. 

Ou seja, a ação sai do racional para o automático, pois seria muito desgastante tomar decisões racionais em pequenas atitudes, como escovar os dentes. Por isso, se tornam hábitos, para poupar esforço e facilitar os mecanismos neurais.

Todavia, nem sempre os hábitos são bons, pois eles são formados a partir do e um loop de recompensas – quando uma atividade desperta sentimentos de prazer, o cérebro associa que é algo benéfico. Porém, roer as unhas, por exemplo, é um hábito ruim aplicado pelo mesmo sistema.

Quando se escolhe iniciar um novo hábito, a mente estranha, a princípio. Mas depois que o forçamos na rotina, ele entra no sistema automático. No livro “O Poder do Hábito”, de Charles Duhigg, ele explica que a força de vontade é o hábito angular mais importante de todos para o sucesso individual.

Benefícios do hábito de leitura

Apesar de ser difícil iniciar uma rotina de leitura, manter os benefícios dela em mente é uma forma de se incentivar a insistir no processo. Veja quais são alguns desses benefícios!

Domínio da linguagem

Quem lê bem, escreve bem. O costume de ler as mesmas palavras em diferentes contextos trabalha a capacidade de entender a língua portuguesa. Pois, entende-se suas particularidades e regras, inconscientemente. Logo, identificar uma vírgula errada se torna mais fácil.

Melhor funcionamento do cérebro

Assim como o corpo, a mente precisa de exercícios, para aumentar a capacidade dos neurônios de absorção e memorização de informações. Por isso, a leitura é uma das melhores formas de estudar e absorver o conhecimento.

Estímulo da criatividade

A leitura é uma porta para conhecimento cultural e fictício. O leitor imagina cenas, personagens e sentimentos, estimulando a capacidade de criação.

Senso crítico 

Ler é uma troca de perspectivas entre o leitor e o autor. Os questionamentos propostos pelo escritor fazem com que quem lê tenha discernimento para concordar ou discordar com o que lê. Além de aumentar as referências e bagagem intelectual do cérebro.

Como criar hábito de leitura

O esforço inicial para criar um hábito de leitura pode ser desanimador. Mas, agora que você sabe os benefícios que ele traz, é hora de iniciar as tentativas. Para guiar seu empenho e torná-lo mais assertivo, confira essas 5 dicas!

1. Identifique seu estilo literário

É possível identificar os temas que você vai gostar de ler, mesmo antes de ter hábito de leitura. Baseie-se em filmes e séries que você tem afinidade, como biografias de famosos e famosos. A partir disso, pesquise livros com essas temáticas.

Você pode dar preferência para best-sellers, os livros mais vendidos do momento, pois eles costumam ter uma linguagem simples, que agrada à maioria. Porém, lembre-se que gosto é pessoal e tudo bem não gostar de um livro aclamado. 

2. Comece com livros descomplicados

Existem muitos livros com linguagens complicadas, que podem desanimar quem está criando hábito de leitura. Além de complexos, podem ser extensos e massantes. Então, depois de definir livros com temas que te agradam, veja quais são os menores e mais simples. Comece por eles ou por contos e poemas, que são textos curtos e interessantes.

3. Não insista em um livro de que não gostou

Pode ser que mesmo sendo um tema que te agrade, você não simpatiza com a forma que o autor abordou. Quando isso acontecer, não se sinta pressionado a terminar de ler, pois isso tira o prazer da leitura. 

Porém, não desista de imediato, dê chance para pelo menos um quarto do livro. Caso ele não melhore o seu ponto de vista, comece outra leitura. 

4. Aproveite a tecnologia

Na internet, você encontra muitos livros gratuitos ou, pelo menos, mais baratos do que os físicos. Eles podem ser lidos pelo celular, computador, tablet ou Kindle – dispositivo feito para a leitura de livros digitais. São ótimas opções para a carteira e torna a leitura mais fácil, já que podem ser lidos a qualquer hora.

5. Visite bibliotecas e livrarias

Mesmo com a tecnologia nas mãos, não se esqueça das bibliotecas e livrarias. O contato físico com os livros é uma experiência única, que aumenta a vontade de ler. Além disso, bibliotecas públicas emprestam livros de graça!

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.