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Marketing Digital Bruna Farias

Como transformar sua loja virtual em um sucesso?

Como fazer uma loja virtual que vende bem? Você ainda pode construir uma loja virtual tão bonita, mas se ela não atrair muitos visitantes, não renderá muito. Como você consegue uma boa conversão para sua loja virtual?

1. Mais visitantes para sua loja virtual

O primeiro passo para uma loja virtual de sucesso é aumentar o número de visitantes. Isso pode ser feito de diferentes maneiras, pagas e não pagas. Listamos várias opções para você.

Pontuação com as redes sociais

Ao usar diferentes canais nas mídias sociais, você pode atingir um amplo público-alvo. Pense no Facebook e no Instagram, mas também, por exemplo, o extremamente popular TikTok entre os jovens. Pense com antecedência onde estão localizados os potenciais clientes da sua loja virtual.

Você terá que investir uma quantidade relativamente grande de tempo e energia para acompanhar os canais sociais. É importante não apenas enviar, mas interagir com seus seguidores.

Claro que também é possível iniciar uma campanha paga nas redes sociais. Você pode determinar exatamente qual grupo-alvo vê suas postagens.

Faça uso de textos de SEO

Ao melhorar a localização de sua loja virtual em mecanismos de pesquisa como o Google, as visitas irão aumentar significativamente rapidamente. A aplicação de textos de SEO (Search Engine Optimization) especialmente escritos pode fazer uma grande diferença aqui.

Publicidade em mecanismos de pesquisa (SEA)

Por exemplo, uma loja de calçados vai oferecer um tênis femininos que também está disponível na concorrência, o que pode ser difícil obter um lugar de destaque nos resultados da pesquisa. Nesse caso, a SEA (Search Engine Advertising) pode ajudá-lo com isso.

Publicidade offline no jornal

Finalmente, você também pode anunciar off-line ‘antiquado’ em, por exemplo, jornais em panfletos de porta ou – um pouco mais caro – no jornal da cidade. Isso só é recomendado se o seu público-alvo usar muito esse meio.

2. De visitantes e compradores

Uma vez que você tenha mais visitantes em sua loja virtual, a intenção é que eles também comprem algo. Como você garante – como é chamado no mundo do marketing digital – essa conversão?

Em primeiro lugar, mantenha a loja virtual limpa. Um cliente em potencial que não consegue encontrar imediatamente e facilmente o que procura, saiu em pouco tempo. Os visitantes costumam escolher uma loja virtual por causa da rapidez e conveniência.

O cliente deve, portanto, chegar ao produto desejado com o menor número de cliques possível. Portanto, certifique-se de ter um site amigável, deixe as diferentes categorias claras e organize-as de forma lógica.

Você pode sonhar em tornar o site o mais espetacular possível com todos os tipos de achados visuais. É melhor não enfatizar muito isso, porque: ‘menos é mais’.

Os consumidores vão a um site para encontrar determinados produtos, não para se divertir. Além disso, não use animações em flash. Isso pode levar a sites de carregamento lento e nem todos os telefones celulares e tablets suportam a função flash.

Web design responsivo

Até agora, quase todo mundo no Brasil tem um smartphone ou tablet, então muitas pessoas verão sua loja virtual em uma tela pequena.

Portanto, é aconselhável pensar em um web design responsivo no início do site, para que seu site pareça ideal em todos os dispositivos possíveis. Isso pode ser na forma de um aplicativo ou site móvel, do qual o visitante pode alternar para a versão desktop.

Confiabilidade da sua loja virtual

Você pede ao cliente para preencher seus dados bancários ao fazer uma compra, mas provavelmente não faria isso sozinho com uma empresa que é duvidosa sobre sua identidade.

Portanto, indique claramente seus detalhes de contato. Pense em um endereço de e-mail e número de telefone válidos, mas também no seu número de identificação fiscal. Uma marca de qualidade também dá confiança ao consumidor. 

Devolução de compra

Essa confiança também se estende às devoluções de produtos. Como os clientes das lojas online não podem tocar fisicamente nos produtos, eles têm direito a um período legal de devolução no prazo de 7 dias úteis.

Durante este período, o consumidor pode devolver a compra sem ter que pagar por ela. Regras diferentes se aplicam a determinados produtos, como alimentação e viagens..

3. Clientes regulares para sua loja virtual

Os clientes regulares são incrivelmente valiosos. Se você quiser fazer da sua loja virtual um sucesso, esses ‘fãs’ serão úteis. Como convencer um cliente a continuar voltando?

Quando seus visitantes realmente compraram algo, você chega ao estágio em que deseja mantê-los. Você quer persuadir as pessoas a voltarem mais vezes.

Como você reconhece os clientes regulares de uma loja virtual?

Nas lojas físicas, os vendedores conhecem seus clientes (regulares). Depois de várias conversas, eles sabem quais são as necessidades dos clientes regulares, por isso é mais fácil dar conselhos sob medida e possivelmente também focar na compra. 

Com uma loja online isto é um pouco mais difícil, o cliente é apenas um nome aqui. Isso não quer dizer que você não pode conhecer melhor o cliente. Basta perguntar a ele.

Pesquisa de mercado 

Isso pode ser feito elaborando uma pesquisa de mercado on-line e fazendo algumas perguntas específicas após a compra. Adicione um desconto ou outro pequeno presente para construir um relacionamento com o cliente. 

Ir para o melhor serviço

Ofereça um bom serviço para impressionar seu cliente.

  • Se você tem um visitante em seu site, você precisa ter certeza de que cada próximo passo corra perfeitamente até a compra. Mesmo quando se trata de um pedido, você precisa lidar com isso com cuidado.
  • Portanto, certifique-se de entregar o produto no prazo de entrega acordado e que isso seja feito em boas condições.
  • Pense também na embalagem. Uma caixa de papelão com canetas de feltro manuscritas não é atraente. Uma nota manuscrita é apreciada.
  • Por fim, responda  com rapidez e precisão a quaisquer reclamações. Sempre pode acontecer que o produto quebre no caminho ou fique incompleto na entrega.

A importância da página de agradecimento

Sempre redireciona o cliente para a página de agradecimento após uma compra. Você então agradece ao cliente (satisfeito) pela compra e tenta convencê-lo a voltar mais vezes.

Aproveite os cupons de desconto

Uma alternativa seria oferecer um cupom de desconto para a próxima compra do visitante. Este também é o lugar para promover produtos relacionados. Se alguém comprou um chapéu, estimule esse visitante mostrando também xales da coleção. 

Evite mostrar alternativas ao produto adquirido. Outro chapéu só leva a criar dúvidas sobre a compra, podendo resultar em cancelamento.

Compartilhe pelas redes sociais

Por fim, certifique-se de que o cliente pode compartilhar sua compra com amigos por meio das mídias sociais. Afinal, toda publicidade gratuita é um plus.

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