Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Marketing Digital Redes Sociais Bruna Farias

Anúncio nos stories do instagram: como funciona e como fazer

Como você sabe, os Stories do Instagram são umas das ferramentas preferidas dos profissionais de marketing, atualmente. E isso não é à toa.

Isso pois ele abre diversas possibilidades. A primeira é impactar, grandemente, o seu público-alvo e os seus seguidores. E, uma vez feito isso, você pode gerar engajamento e, é claro, anúncios.

Sendo assim, mostraremos, nessa publicação, como você pode usar os stories para anunciar seus produtos e serviços. Além de mostrar quais as vantagens de usar esse canal de comunicação.

No entanto, não basta saber como criar um anúncio nos stories. Os stories podem te ajudar a mostrar seu conteúdo e obter mais visualizações reels no Instagram, como também curtidas e interação no conteúdo. Você precisa saber como extrair, desse recurso, o maior aproveitamento possível. Por isso, fique com a gente e saiba como fazer isso.

É mesmo vantajoso anunciar nos stories?

A resposta curta é que sim, é bastante vantajoso. E os números mostram isso. Segundo estudos de agências especializadas em marketing digital, aproximadamente 35% dos usuários do Instagram criam e/ou assistem vídeos no formato.

Isso é o dobro do rival direto dos stories, o SnapChat. E, para que você tenha uma ideia, o Instagram, atualmente, possui 700 milhões de usuários. E 35% disso resulta em 213,5 milhões de pessoas. Quase a população do Brasil inteira.

E, falando em Brasil, aqui a porcentagem é, ainda, mais favorável. Isso pois, dos 50 milhões de usuários brasileiro, 53% assistem aos stories. Ou seja, 26,5 milhões de pessoas. Maior que a população de qualquer cidade do país.

E esses não são os únicos dados surpreendentes dos stories. Outros números que chama a atenção são:

  •     Um a cada 3 stories, feitos no Brasil, é de um perfil comercial;
  •     Metade das empresas que são cadastradas no Instagram criam, no mínimo, um vídeo, no formato, a cada mês;
  •     Se você possui uma conta empresarial (business) as suas chances de visualização, em relação a perfis normais, aumentam em 30%;
  •     Quase todos os negócios estadunidenses (96%) que utilizam os stories, afirmam que vão continuar fazendo isso no futuro.

Assim, você pode entender o quanto é importante investir nesse tipo de conteúdo. E, se você deseja se destacar dos seus concorrentes, é quase uma obrigação fazê-lo.

Como os anúncios nos stories do Instagram funcionam?

Basicamente, existem 3 formas de se publicar conteúdo por lá. A mais famosa é através dos vídeos curtos. Mas, também, é possível se utilizar de imagens estáticas ou de um carrossel de imagens. Assim como nas postagens regulares da rede social.

Além disso, os stories, da mesma forma que as publicações, podem ser complementados com outros elementos. Como, por exemplo, filtros, emojis, enquetes e dados sobre data, hora, local e temperatura.

Quais são os usos mais comuns dos anúncios nos stories do instagram?

O uso mais comum dos stories é o branding de uma marca. O que, em outras palavras,  pode ser traduzido como um aumento do alcance e, também, da reputação da mesma.

E existem muitos exemplos de como isso pode ser aplicado. Desde o envio de novas roupas, em uma loja de malhas até uma padaria avisando de uma nova fornada, pela manhã, que é um conteúdo muito mais pontual, por exemplo.

Por outro lado, se a sua empresa trabalha com produtos duráveis, pode fazer conteúdos voltados para isso. Como muitas multinacionais o fazem.

O fato é que existem diversas formas de se utilizar esse recurso. Se você tem um blog ou uma página no Facebook, pode usar os stories para que as pessoas confiram suas publicações novas e interajam com elas.

Outras empresas utilizam os stories para convidar os clientes a conferir um conteúdo gratuito. Ou, então, para mostrar o dia a dia da empresa e como ela funciona.

E as possibilidades aumentaram com uma nova funcionalidade da rede da Meta. Agora você consegue criar, até, 3 anúncios consecutivos.

Assim, você pode ter muitas outras abordagens diferentes. Como contar as suas histórias, produzir conteúdos em formatos muito mais diversos, colocar, em conjunto, produtos semelhantes e muitas outras.

Como eu faço para criar anúncios nos stories?

Depois de entender para que servem e quais as vantagens de um anúncio nos stories do Instagram, você deve estar interessado em criar um deles, certo? Por isso, preparamos esse passo a passo para você.

Em primeiro lugar, você precisa ter uma conta comercial no Instagram. E ela precisa ser vinculada à sua fanpage no Facebook.

Depois, você precisa logar no Facebook for Business e clicar em Criar Anúncios, abrindo o Gerenciador de Anúncios do Facebook. Se você, até esse momento, não configurou a sua conta, deve fazer agora.

Agora, selecione o objetivo da sua campanha. Nesses casos, ele pode ser Alcance, Conversões, Geração de Cadastros, Visualizações no Vídeo, Instalações de Aplicativo ou Tráfego.

Depois, você precisa dar um nome à sua campanha.Uma dica é padronizar os nomes e incluir o objetivo neles. Assim, você não se perderá. Não se esqueça, também, de marcar a página do Facebook associada ao seu Instagram.

O próximo passo é a segmentação da sua audiência. Existem opções salvas na plataforma, mas você também pode personalizar, se quiser. As opções são muitas. Então, se você não sabe quem quer atingir, vale a pena testar algumas opções.

Na aba Posicionamentos, clique em Editar posicionamentos. Aqui, você deve marcar Instagram e, em seguida, Histórias.

Na próxima parte, você precisa definir o seu orçamento de campanha. Novamente, se você está fazendo experimentações, é recomendável usar um orçamento menor. E, quando precisar ser mais assertivo, investir mais.

No penúltimo passo, você precisa definir o formato da sua história, dentre os três que mencionamos acima. E, por fim, inserir o texto do anúncio, conferir a prévia, aprovar e lançar a campanha.

Pronto. Sua campanha de anúncios nos stories já está no ar. E pode ser gerenciada pelo mesmo lugar onde foi criada.

Recomendações para anuncia nos stories do instagram

Você pode criar os seus anúncios nos stories da maneira que desejar. No entanto, existem algumas recomendações que tornam ele mais atrativo para a plataforma.

Em primeiro lugar, você deve se atentar para as características da sua imagem. Como um tamanho de 1080 x 1920 pixels e uma proporção 9:16. Além disso, existe um limite de texto que podem ser colocados sobre as imagens. Se atente a isso.

Se estivermos falando de vídeos, as configurações são um pouco mais restritas. A começar pelo formato, que deve ser .MOV, .GIF ou .MP4. Além disso, a resolução deve ser de, ao menos, 720p, para poder ser legível em qualquer dispositivo.

Eles são bastante tolerantes com tamanho arquivo que pode ser de, até, 2,3 GB. E, depois de comprimidos, os vídeos, raramente, chegam a esse tamanho. Ainda mais com uma duração máxima de 15 segundos. Por fim, a proporção deve ser de 9:16.

Existem, além disso, algumas orientações, que facilitam o entendimento dos seus stories. Como a utilização do recurso para a divulgação de descontos, promoções e conteúdos, por exemplo.

Além disso, você pode usar os stories para levantar hashtags. Que, invariavelmente, levarão à sua publicação.

Também vale a pena usar anúncios diferentes, para diferentes públicos. E sempre usar o painel de anúncios, para redirecionar a sua campanha.

De fato, existem muitas possibilidades, quando falamos dos stories no Instagram. E todas essas podem ser exploradas por você, na hora de criar os seus anúncios. Experimente, sem medo e veja os resultados chegarem.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.