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Ferramentas Diego Bini

Como atrair leads para seu blog: dicas essenciais

O Google, atualmente, gera cerca de 100 bilhões de buscas mensais. Isso é o equivalente a mais de 38 mil pesquisas por segundo. Bastante, né? Por isso, é importante entender como usar toda essa demanda para atrair leads para o seu blog.

Mas você sabe como fazer isso? Pois é, é necessário saber como conseguir atrair leads consistentemente para o seu blog. Afinal, de nada adianta existir dezenas de milhares de buscas de potenciais clientes todos os meses se você não consegue colocar parte dessas pessoas no seu site e transformá-las em leads.

Quer aprender como atrair leads do jeito certo para o seu site? Então siga a leitura abaixo!

Produza um conteúdo segmentado para atrair leads

É extremamente raro que a sua empresa tenha única e exclusivamente um tipo de público-alvo para a sua estratégia. Basicamente, não importa o ramo de atuação, você provavelmente terá dois ou três públicos para trabalhar a produção de conteúdo.

Pense, por exemplo, em uma consultoria de contabilidade. Ela pode focar em atuar ajudando grandes empresas a crescer ainda mais, mas também pode traçar sua estratégia para ajudar pequenos negócios a encontrar seu lugar ao sol.

São dois públicos diferentes, que necessitam de cuidados diferentes e terão interesses diferentes.

Por isso, se você quer atrair leads consistentemente para o seu site, trate de produzir conteúdo segmentado para os seus muitos públicos online.

Se sua empresa atua no nicho de produção de sacola tnt, entre outros, é importante também analisar o comportamento, necessidades e preferências do seu público-alvo antes de iniciar a produção dos conteúdos.

Uma ferramenta boa que pode ajudar nisso, caso você esteja no mercado B2B, é o site CNPJ.biz. Ele ajuda a pesquisar por empresas com base no CNAE, faturamento e muito mais, o que permite que você envie seu conteúdo diretamente para essas pessoas, tentando levá-las para o seu site.

Invista em SEO para colocar mais pessoas no seu site

Você pode ter o melhor conteúdo do mundo nesse momento, mas não conseguiria muita coisa se seu site não fosse otimizado para aparecer nos motores de busca.

Só o Google, por exemplo, usa mais ou menos 200 fatores de ranqueamento para decidir quem aparecerá em primeiro lugar nas páginas de resultados de buscas feitas pelos usuários.

Por isso, é importante conhecer quais são os fatores de ranqueamento e preparar o seu site para poder cumprir todos os requisitos delimitados pelo Google. A isso dá-se o nome de SEO, um estratégia que visa aperfeiçoar uma página para ser melhor ranqueada nos motores de busca.

Com um investimento nessa área, você naturalmente atrairá mais leads, uma vez que seus conteúdos serão melhor ranqueados no Google.

Se você vende câmaras frias e escreve sobre o assunto, por exemplo, por meio das estratégias de SEO, é possível atrair um número maior de leads e aumentar o seu tráfego e lucratividade!

Escreva guest posts ou participe de grupos e fóruns

Uma possibilidade de levar mais potenciais leads para o seu site é ao divulgá-lo pela produção de conteúdo publicado em outras páginas.

Um dos exemplos mais comuns disso é ao criar guest posts, ou artigos de convidados, para serem publicados em blogs ou sites que o seu público-alvo costuma ler.

Ao adicionar um link ou uma biografia explicando quem você é, torna-se possível direcionar parte do público leitor daquele conteúdo para o seu site. Se a estratégia funcionar, algumas dezenas de novos leads podem ser gerados no processo.

Além de guest posts, outros lugares que podem receber artigos ou conteúdos feitos para atrair leads para o seu site são grupos em redes sociais, como o Facebook, e fóruns de discussão na Internet.

No entanto, é vital seguir as regras para garantir que a sua empresa não vai ser mal-vista pelos usuários daqueles espaços. Se não for possível encontrar nenhum espaço do tipo, crie um você mesmo;

Faça posts roundup semestrais dentro da sua página

Você sabe o que é um post roundup? Trata-se de um artigo que reúne a opinião de alguns especialistas em algum assunto para dar um panorama geral sobre determinado tema.

Por exemplo, agora com a crise do novo coronavírus, muitas empresas fizeram vários posts roundup sobre seus setores, especulando quais os rumos da economia com a pandemia.

Uma das vantagens desse tipo de conteúdo é que ele será divulgado por todas as pessoas que foram entrevistas nele. Por isso, seu site receberá uma série de novas visitas de um público com potencial de se tornar leads. Basta saber escolher as pessoas que você convida para o roundup.

Invista em retargeting para atrair leads para seu site

Nem todo lead em potencial que chega ao seu site é convertido. Pode ser porque a oferta não foi de valor o suficiente, pode ser que não era um bom momento… enfim, existem muitos motivos para isso.

Por isso, uma boa ideia é investir no retargeting nas redes sociais. Basicamente, basta colocar alguns gatilhos espalhados pelo seu site e quando o usuário cumprir os requisitos necessários, ele receberá uma mensagem nas redes sociais para voltar ao site.

Por exemplo, suponha que você montou um gatilho na sua página para detectar se a pessoa se inscreveu ou não em um webinar que você planejou. Se a pessoa não se inscreveu, isso ativa um gatilho que faz uma ação de retargeting nas redes sociais para que a pessoa volte e se inscreva.

Com essas dicas, você terá muito mais facilidade para atrair leads ao seu site e usufruir dos benefícios do Marketing Digital.

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