Dominio: mundoblogger.com.br
Chave: 6750f38d68212cb9ffc85aee2a0ef61d0ebf4f04
Hora do cache: 1508711548
Vida do cache: 1508754748
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: 11808bbc6205bade68f0b70c302eaa74d4305945
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Hospedagem - 728 x 90

Iniciantes Wordpress

Como criar um blog Grátis em 3 passos!

Como Criar um Blog

Saber Como Criar um Blog (profissional) muitas vezes pode se tornar um impecílio para quem deseja criar seu negócio online e começar a lucrar com ele.

Em função disso, muitos acabam por perder uma grande oportunidade de entrar nesse mercado. Hoje preparei este artigo onde vou te ensinar em 3 passos como criar um blog profissional.

Se já possui um blog, sugiro que leia: Como as redes sociais podem aumentar a popularidade de um blog?

 

como-criar-um-blog

 

Como criar um Blog – Escolhendo a plataforma

Antes de criar um blog, você precisa escolher a plataforma que irá trabalhar.

As duas mais procuradas sem dúvidas é o WordPress e o Blogger, na qual podem oferecer grande diferença nos seus resultados. Traçando um comparativo entre elas, notamos as seguintes diferenças:

-Gratuidade: Ambas são gratuitas, você pode usar perfeitamente. A unica diferença é que no caso do WordPress você precisa contratar seu próprio serviço de hospedagem.

Isso pode ser bom ou ruim dependendo do ponto de vista, pois se você possui hospedagem própria, o blog para a ser 100% seu, não dependendo de terceiros. Já se utiliza o Blogger com a hospedagem do Blogger, você fica sempre dependendo do Blogger continuar prestando seus serviços (embora isso dificilmente irá mudar).

– Profissionalismo: Ambas as plataformas é possível construir um blog profissional, porém o WordPress esta um passo a frente enquanto falamos de recursos para gerenciamento de blogs.

Muitos optam normalmente por ingressar no Blogger quando iniciam suas atividades, mais se esta começando agora e tem intenção de criar blogs para obter renda dos mesmos atuando de forma profissional, pense na possibilidade de já ingressar no WordPress.

– Facilidade: Ambas as plataformas são fáceis de se trabalhar. Por ter a hospedagem gratuita, o que permite tempo a vontade para você testar antes de colocar o blog no ar, muitos se adaptam melhor ao Blogger. Porém em ambas as plataformas você estará adaptado em pouco tempo de uso.

Caso você já seja um usuário do Blogger e esteja interessado em migrar seu blog para WordPress, leia o artigo Como Migrar do Blogger para WordPress (Video).

 

Neste artigo, sobre como criar um blog, eu vou ensinar como você pode criar seu blog em ambas as plataformas.

 

Como Criar um Blog no WordPress

como-criar-um-blog-wordpress

 

Passo 1: O primeiro passo sem dúvidas é contratar um serviço de hospedagem. Existem vários no mercado, mais é importante que você escolha um que possa de fato lhe trazer a estabilidade que seu blog irá precisar e te dar um suporte adequado.

Por conta disso, eu recomendo que você contrate este servico: clique aqui. (Além de confiável, é um dos mais baratos)

 

Passo 2: Contratar um domínio. Você precisa contratar um domínio e configurá-lo apontando para os seus dados de hospedagem. Você pode contratar um domínio clicando aqui ou em qualquer outro serviço de vendas de domínio.

Na sequência, é importante você configurar o seu domínio com os dados de NS fornecidos pelo email de boas vindas de seu serviço de hospedagem. Se tiver dificuldade nestas etapas, assista o vídeo tutorial que fiz abaixo:

 

 

Passo 2: Instalar WordPress em seu servidor. Depois de contratar o serviço de hospedagem recomendado, o próximo passo é instalar o WordPress no servidor (se utilizar o servidor indicado fica bastante fácil, conforme vou mostrar abaixo).

Assim que contratar este serviço de hospedagem, você receberá um email com os dados de acesso ao Cpanel, onde você deverá fazer login e seguir os passos abaixo.

Encontre uma área chamada Software / Serviços e clique na opção Quick Install, conforme imagem abaixo:

como-criar-blogs-instalacao

 

Em seguida, será aberta uma área de instalação, onde você localiza a opção WordPress no menu esquerdo e clica sobre ela, conforme imagem abaixo:

 

wordpress-criacao-de-blogs

 

Para instalar, clique no botão continue. Neste momento, serão apresentados alguns campos para o preenchimento, como email do Admin, Nome do blog, Usuário Admin, Nome e Sobre nome.

Preencha o formulário e clique em Install Now.

Pronto! Seu Blog WordPress esta instalado em seu servidor. Para acessar o painel administrativo, basta agora você digitar o endereço do seu blog /wp-admin, por exemplo: www.nomedoseublog.com.br/wp-admin. Use o usuário admin e senha cadastrados durante a instalação.

Passo 4 (Bônus): Existem muitos temas gratuitos na internet, mais se quiser obter um tema de qualidade, recomendo acessar o site da Themeforest, que é a melhor loja de temas que já vi.

Depois de criar um blog e ajustar o tema, sugiro que leia este artigo: 10 ferramentas para analisar seu blog.

 

Como Criar um Blog no Blogger

como-criar-um-blog-blogger

 

Passo 1: O primeiro passo é se cadastrar no Blogger. Acesse o Blogger clicando aqui. Na tela inicial, você pode utilizar qualquer conta Google que possuir, seja do Adsense, do Gmail ou qualquer outro local que já tenha criado uma conta Google.

Ou ainda você tem a opção de se cadastrar do zero.

Após realizado o cadastro, você será direcionado para o seu painél do Blogger.

 

Passo 2: Criar seu blog. Em seguida, estando no painel do Blogger, você pode reparar que no canto superior esquerdo haverá um botão chamado Novo Blog. Clique nele e em seguida será exibida a seguinte janela:

criar-blogs

 

Nesta janela você deve digitar o titulo de seu blog, o endereço (url) e em seguida escolher o tema (modelo) que deseja entre as opções disponíveis.

Ao finalizar estes preenchimentos, clique no botão Criar um Blog que estará disponivel.

Neste momento, seu blog já esta criado.

 

Passo 3: Trocando tema e acertando domínio: Caso você queira ter um endereço personalizado do seu blog, ou seja, não queira a extensão padrão do blogger, você pode configurar um novo endereço. Além disso, é interessante você alterar o tema e colocar um que seja mais profissional.

Para realizar estas configurações, clique em cima do nome do blog, que aparece no painel após a criação do mesmo, igual na figura abaixo:

 

quero-criar-um-blog

 

Em seguida você será direcionado ao menu do seu blog. Repare nas opções ao lado esquerdo e encontre Configurações –> Básico.

Nesta tela, será exibida a opção Publicação, onde você pode trocar o endereço para um domínio personalizado. Obs: Não esqueça de configurar também o seu DNS para apontar para o servidor do Blogger.

Para trocar o tema, você pode acessar o menu Modelo e em seguida clicar no botão Fazer Backup / Restaurar.

Caso não possua um tema profissional, você pode acessar nosso artigo com vários templates gratuitos clicando aqui.

Sugiro também que já otimize seu blog Blogger. Para isso, leia o artigo: Como usar as Heading Tags no Blogger (SEO)

E você, já tem o seu blog?

Comente…

 

TAGS
– Como criar um blog
– Criar um blog
– Criar Blog
– Quero criar um blog
– Criar blogs
– Como criar um blog blogger
– Como criar um blog WordPress
– Criação de Blogs
– Como criar um blog grátis



De um play no vídeo abaixo e aprenda a Criar blogs Profissionais




Gostou deste artigo? Ajude nosso projeto.
Compartilhe em suas redes sociais nos botões abaixo:

Pós-graduado em Sistemas de Informação e Banco de dados, atualmente atua com consultoria em sistemas, SEO e marketing digital. Também escreve no seu blog Afiliados na web.

Sobre o autor | Website

Pós-graduado em Sistemas de Informação e Banco de dados, atualmente atua com consultoria em sistemas, SEO e marketing digital. Também escreve no seu blog Afiliados na web.

17 Comentários

  1. Bruno disse:

    muito bom

  2. Magno Lima disse:

    olá Adriano Luz Boa noite, queria que me ajudasse, instalei o hack de resumo de postagem que você ensinou, e percebi que não estava aparecendo o titulo das postagens, então fiz o reverso desfiz todo o procedimento e as postagem não estão mais resumidas so que o titulo das postagens continua sem aparecer, ele parece estar invisivel.
    me ajude, pois estou perdendo muitas visitas.

  3. Ricardo disse:

    Prezados Srs,
    através deste canal, venho solicitar de como poderei para obter a informação de criar um blog com plataforma de loja virtual com venda direta. É possível? O que poderia recomendar no sistema inicialmente free.Pois estamos começando e sem muita estrutura financeira.Agradeço pela atenção.
    Ricardo

  4. Rafael disse:

    Olá Adriano.
    to fazendo um blog q fala sobre filmes e tenho uma dúvida.eu posso colocar imagens e/ou videos/trailers de filmes que irão lançar ou mesmo que já foram lançados no meu blog?gostaria de deixar ele mais dinâmico pq por enquanto só tem textos.vejo alguns blog com videos compartilhados que quando clica no play ele mostra que o video foi removido.porque isso acontece?é algum lance em relação ao direito de imagem?ate aonde eu posso ir sem ferir os direitos alheios?

    • Adriano Luz disse:

      Ola Rafael,

      Você pode adicionar sim. Inclusive, por conta de seu comentário, vou postar um artigo aqui no blog ensinando como adicionar vídeos em seu blog.

      Alguns casos de blogs que aparecem a mensagem de vídeo removido, muitas vezes é em função do próprio autor que o excluiu de seu canal ou ainda do Youtube ter excluído por motivo de direitos autorais.

      Se você pretende adicionar vídeos sem ter um canal próprio, ou seja, adicionar vídeos de canais famosos, você não terá problemas. Mais para isso, o canal onde o vídeo foi publicado precisa ser confiável, para que você não corra o risco do dono do canal excluir o vídeo em algum momento.

      Um abraço
      Adriano

  5. Olá Adriano, primeiramente parabenizo você por agora estar fazendo parte deste grande projeto, o Mundo Blogger.

    Em segundo, acredito que as duas plataformas sejam boas, mas como um usuário com fervor, defendo o Blogger, como melhor, melhor para novatos, que já estão na blogosfera a algum tempo e experientes.

    Eu com 3 anos, quase 4 como metablogger posso dizer com mais propriedade, mas não muita!!

    Obrigado e até mais!

    • Adriano Luz disse:

      Ola Vinicius, tudo bem?

      Muito obrigado pelos parabéns. Tentarei fazer o melhor sempre para ajudar com informações que sejam úteis a todos.

      Você tem razão, as duas plataformas são excelentes. Para mim, são as duas melhores que existem.

      Ter um posicionamento a favor de um ou outro vai muito de gosto pessoal, mais posso afirmar pela experiência que tenho é que ambas oferecem todo recurso necessário para termos projetos profissionais.

      Ao meu ver, o WordPress tem uma leve vantagem devido aos plugins que oferece para uma gestão bastante avançada, mais ter uma posição definitiva vai muito de cada pessoa.

      Obrigado por participar e espero vê-lo por aqui mais vezes.

      Um abraço!

  6. adriano boa tarde como vai tudo bem? eu ja tenho um blog do blogger mas eu não sei como fazer para chegar no topo do google. tambem quero te elogiar bastante pela ajuda que voce nos oferece.

    • Adriano Luz disse:

      Comigo tudo ótimo e com você Jose?

      Obrigado pelo elogio. Pode ter certeza que no que depender de mim você continuará tendo toda informação necessária para começar a ter resultados com o Google e gerar mais tráfego para suas páginas.

      Dentro de alguns dias devo colocar alguns posts de SEO e também de monetização aqui no Mundo Blogger, onde poderá te ajudar.

      Um abraço e obrigado por participar.

  7. como eu faço para criar essas Tags que vc criou nesse blog? Criei um blog no blogger (blogspot – é a mesma coisa?). Aqui vai o endereço http://www.emagrecimentosaudavelagora.blogspot.com.br. Está bom? Como faço para adicionar as tags? Eu quero colocá-lo no Adsense.

    • Adriano Luz disse:

      Ola Mary,

      Estas TAGS eu coloquei manualmente. Primeiramente eu as escolhi utilizando a ferramenta do Google Adwords chamada planejador de palavras-chave. Em seguida, adicionei ao final do artigo.

      Com relação ao Adsense, vou criar um artigo e postar aqui no MB ensinando como você pode utilizá-lo no Blogger.

      Você me perguntou com relação a uma opinião sobre seu blog. Da uma olhada neste curso que a versão expressa é grátis ==>> http://criarblogs.afiliados-na-web.com. Talvez você possa ter alguns dicas interessantes com estas aulas.

      Obrigado por participar.

      Um abraço

Desculpe, os comentários deste artigo estão desativados.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.