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Dicas Redes Sociais Vanessa S.

Como as redes sociais podem aumentar a popularidade de um blog?

Os hábitos comportamentais na internet são visivelmente mutáveis. Se antes a utilização das redes sociais se restringia em estabelecer relações interpessoais entre os usuários, hoje não só isso, ela oferece uma infinidade de opções, inclusive abrem a brecha para o trabalho de profissionais gestores de redes sociais para a captação de público e estreitamento de relações entre usuários e bloggers.

Como as redes sociais podem aumentar a popularidade de um blog?

Existe uma infinidade de redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Google+, LinkedIn e outras. Seu blog não precisa estar presente em todas elas, mas é preciso analisar quais delas são mais utilizadas pelo seu público-alvo, ou seja, por aqueles que se interessam pelo conteúdo tratado por você em seu blog.

Conteúdo

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Um dos grandes desafios para quem atua com as mídias digitais de nichos específicos, é conseguir promover o tratamento e adaptação de linguagem adequada para os dois meios.

A simples duplicação do conteúdo dos blogs nas redes sociais, além de não contribuir com o objetivo inicial de aumentar a participação do público no blog, é altamente prejudicial aos motores de busca como o Google, por exemplo, que pode entender a prática como uma forma de burlar a classificação nos mecanismos de pesquisa. A presença seja empresarial ou pessoal, de divulgação de ideais ou simplesmente um blog-diário, tem de ser única nos dois meios, ou seja, o contexto pode e deve ser o mesmo nas redes sociais. Contudo, a linguagem deve ser adaptada a este público.

Quem está nas redes sociais pode até querer consumir conteúdos mais extensos, mas que naquele exato momento, utilizando aquela ferramenta de comunicação rápida e instantânea, ele precisa ser envolvido logo de cara por textos curtos e resumidos, levando-o a convergir para um leque de conteúdo maior e explicativo, ou seja, que ele vá para o seu blog.
Se você possui um blog de poesias, por exemplo, uma das saídas para chamar atenção e adaptar a mensagem é a utilização de imagens: Montar pequenas fotos com citações de uma poesia com o link do post original. Apostar nesta e demais linguagens multimídias pode ser o que falta para aumentar as visualizações diárias de um blog.

Relacionamento

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Nem quando o assunto é captação de público as redes sociais não perdem seu intuito inicial. Mesmo tendo este como objetivo final, é pelo desenvolvimento de relacionamentos entre seu público leitor que a maior parte da captação efetiva, ou seja, das pessoas que entram uma vez e posteriormente voltam ao seu site de maneira autônoma (sem precisar ser impactado), é feita. Voltando ao exemplo do blog de poesias, seus leitores podem querer interagir, dizer o que acham do seu conteúdo com elogios, críticas, demonstrar identificação ou ainda rejeição. Através das redes sociais isso se faz bastante dinâmico e direto, através do contato com o autor, estreitando os laços literários.

Planejamento

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Conteúdo pronto? Táticas de relacionamento traçadas? É hora de planejar como e com qual frequência isso será disposto. Sim, regularidade e assiduidade são pontos fortes quando o assunto é gerenciamento de conteúdo ao público alvo.

Estão aí as gigantes produtoras de vídeos do Youtube que não me deixa mentir: O canal Porta dos Fundos, por exemplo, lança seus vídeos (também nas redes sociais) semanalmente, e o canal Parafernalha promove a captação massiva de seu público.

Com que frequência seu público-alvo está presente nas redes sociais?
Se você não tem acessos a ferramentas como Google Analytics para mensuração destes aspectos, o jeito é ir tentando e alternando os horários e dias de publicação até encontrar os momentos que mais rendem visitas em seu blog, ou interações nas redes sociais.

Este tipo de captação de público demanda tempo e conhecimento específicos de comportamento de público, portanto, estude e compreenda como seu público pensa e age, e ofereça a ele conteúdos da maneira mais simples e multimídia possível e veja seu blog bombar!

 

Enviado por FastCom

Fundadora do Mundo Blogger. Autodidata que adora internet, que se encantou com blogs, seus códigos e templates, desde 2009, e por conta disso começou a "brincar" com web design nas horas vagas, até que resolveu criar o Mundo Blogger para compartilhar o que aprendeu com você através dos tutoriais publicados aqui.

Sobre o autor | Website

Fundadora do Mundo Blogger. Autodidata que adora internet, que se encantou com blogs, seus códigos e templates, desde 2009, e por conta disso começou a "brincar" com web design nas horas vagas, até que resolveu criar o Mundo Blogger para compartilhar o que aprendeu com você através dos tutoriais publicados aqui.

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8 Comentários

  1. Excelente artigo, queria dar parabéns por esse post e agradecer por campartilhar essa informação de grande importância no nosso meio.
    A criação de conteúdo é a principal ferramenta de promoção para um blog, mas não é a única, tudo, como explicitado no texto, também depende de um planejamento e engajamento de divulgação.
    As redes sociais podem alavancar realmente as visitas de um blog, não deve-se tornar as mesmas suas concorrentes, mas sim suas aliadas.

    Atenciosamente,
    André Cruz

  2. Excelente matéria!

  3. Jhonny disse:

    Muito bom seus posts!

  4. Lucas Tavares disse:

    As Redes Sociais estão se tornando cada vez mais imprescindíveis para o sucesso de um blog (principalmente para os mais novos).

    Com uma boa estratégia é possível fazer uma divulgação com custo zero obtendo excelentes retornos.

  5. Olá, esse meu comentário não é com o assunto dessa postagem mas estou com um problema, vi no seu blogger de como adicionar meta tags no bloggger, certo fiz isso no meu tudo certinho mas quando fui ver no google a descrição do blogger ãinda não estava aparecendo, então tenho uma duvida, a descrição demora muito pra aparecer ou era pra aparecer imediatamente? gostaria da sua ajuda porfavor!

  6. Flaviane disse:

    Você diz que adora blogs, poderia mostrar pra gente quais blogs acha interessantes. Vivo alterando blogs por nunca estar satisfeita com o nome dele, qual dica você da pra isso? As vezes quero misturar assuntos, mas devido ao nome do blog, me sinto limitada a isso. Que dica você dá para a nomenclatura de um blog?

  7. Oi, Vanessa! Conheci o Mundo Blogger através do prêmio Top Blogger e estou adorando o layout e conteúdo. Este artigo, em particular, chamou-me a atenção porque, de fato, tenho tido excelentes resultados com a fan page de meu blog no Facebook. O único porém é que a interação permanece por lá, raramente traduzindo-se em visitas ao blog propriamente dito.

    Parabéns pelo blog, desejo sucesso e tudo de bom neste novo ano!

    Um grande abraço!

  8. Ótimo artigo!Sempre confiei no potencial das redes sociais, e uso o poder delas para ganhar dinheiro, e ao mesmo tempo gera um ótimo tráfego para o blog, os poderes das redes sociais não podem ser deixados de lado, usando o Facebook, eu faço pelo menos 3 vendas por dia, as redes sociais oferecem ótimos retornos!Desejo sucessos e felicidades a todos!

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