Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Bruna Farias

Seguro de vida: Saiba como escolher o melhor

Pessoas prevenidas e que tem medo do que pode acontecer no futuro costumam procurar a contratação de um seguro de vida. Pensando principalmente no sustento de seus familiares, caso ocorra algo com sua saúde ou até mesmo a vida.

Mas há no mercado muitas empresas seguradoras oferecendo diferentes produtos. Nesse caso, antes de contratar o consumidor deve analisar suas necessidades e verificar se as condições estão de acordo com o que ele precisa. Além disso, é importante verificar a reputação da empresa e a experiência no mercado.

A consultoria de um advogado especialista em seguros pode fazer toda a diferença, visto que esse tipo de contrato possui muitos termos técnicos, além dos jurídicos, que costumam causar muitas dúvidas em qualquer consumidor.

Leia este artigo até o final e saiba como escolher o melhor seguro de vida.

O que é importante analisar na escolha do seguro de vida?

Como já foi dito há muitas opções de seguros de vida no mercado, portanto é necessário cautela no momento da escolha.

Primeiramente, o consumidor deve compreender as suas próprias necessidades antes de procurar uma seguradora, já que as empresas oferecem diferentes possibilidades e coberturas, desde as mais básicas até a inclusão de vários adicionais.

Para entender suas demandas o cliente deve considerar todos os riscos aos quais esteja exposto e quais merecem uma maior atenção.

Algumas pessoas podem ter a necessidade de adicionar um auxilio funerário ou ainda coberturas de internações hospitalares por determinada doença ou acidente. E somente com essas necessidades bem definidas é que o cliente poderá procurar as melhores ofertas no mercado e assim tentar uma negociação.

Alguns clientes possuem contato com algumas substâncias químicas na rotina de sua vida, como produtos inflamáveis, por exemplo. Ou ainda passam muito tempo na estrada viajando. Nesses casos, o ideal é ter uma cobertura contra acidentes, assim como a indenização para invalidez causada por acidentes, seja ela permanente ou temporária.

Muitos consumidores possuem um histórico familiar de doenças graves, desta forma é importante incluir na apólice essa cobertura.

Por isso, na hora de escolher pense no seu futuro e no futuro das pessoas que são seus dependentes e futuros beneficiários.

Depois de identificar suas necessidades, encontre uma seguradora que esteja alinhada a eles.

Procure conhecer a reputação e o trabalho e serviços prestados pela seguradora. Procure uma ajuda profissional, como a de um advogado especialista em seguros, pois ele será peça fundamental para analisar o que será acordado no contrato e ainda ajudar na busca de informações sobre a empresa.

O corretor ou a corretora de seguros também precisam ser avaliados. Afinal, são eles que realizam a mediação entre cliente e seguradora. Segundo as normas da Superintendência de Seguros Privados não pode haver negociação direta entre a seguradora e o cliente, apenas por meio do corretor.

É a corretora que trará todas as explicações a respeito da apólice, informando todos os direitos e deveres. Além disso, a corretora de seguros e o corretor devem possuir regulamentação no Órgão regulamentador.

Como contratar um seguro de vida?

A tecnologia é um facilitador da vida das pessoas e na contratação de seguros não seria diferente. Hoje em dia é possível contratar seguros praticamente sem sair de casa. As melhores corretoras e seguradoras do mercado oferecem a contratação do seguro pela internet.

O cliente só precisa enviar os seus documentos e dos beneficiários. Os beneficiários podem ser quaisquer pessoas, não há obrigatoriedade de parentesco entre eles e o titular.

E no caso do seguro de bens, enviar a documentação do bem a ser assegurado.

Em algumas situações será preciso vistoriar o bem, imóveis e automóveis, por exemplo. Algumas seguradoras oferecem o serviço em domicílio.

Após o envio das informações, documentações e vistoria, a empresa analisa os riscos e pode recusar ou aprovar o pedido. Normalmente em 24 horas já inicia a cobertura e apólice é emitida em até 15 dias.

O cliente deve fazer uma cotação e analisar todas as possibilidades. Nesta fase de análise e na assinatura do contrato, o ideal é obter a consultoria de um advogado especialista em seguros para esclarecer todas as eventuais dúvidas e cláusulas contratuais.

Conclusão

A escolha do melhor seguro de vida começa com a análise das próprias necessidades do consumidor. Depois disso é necessário alinhá-las as condições oferecidas pela seguradora.

Procure obter informações sobre o serviço oferecido pela corretora e pela seguradora. Saiba como a empresa conduz o cumprimento das cláusulas contratuais, principalmente a cobertura dos sinistros e o pagamento da indenização.

Para ter segurança no fechamento do negócio não deixe de ter o suporte de um advogado especialista em seguros. Ele está apto para auxiliar na leitura do contrato e assim garantir que não há cláusulas que prejudiquem o cliente. Assim como a figura do advogado é importante após a assinatura do contrato para exigir que esse seja cumprido.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.