Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Bruna Farias

Perigos na hora da limpeza: quais misturas de produtos são tóxicas

Alguns produtos, como água sanitária e álcool em gel, nunca devem ser misturados. Aliás, a água sanitária é um produto que não combina muito com muitos outros.

Se um produto é bom para higienizar sua casa e superfícies e o outro também é, os dois juntos viram uma mistura muito mais potente, certo? Nem sempre. A lógica parece fazer sentido, mas quando o assunto é produto químico, nem sempre é isso o que acontece. O motivo é que as substâncias interagem entre si.

Álcool em gel e água sanitária, por exemplo, são dois produtos muito indicados para a limpeza de casa. Eles podem eliminar vírus e bactérias, propriedade muito valorizada em tempos de pandemia. No entanto, misturar os dois faz com que eles percam justamente essa característica: um anula o outro.

A gente explica: a água sanitária tem hipoclorito, substância com propriedades oxidantes muito bem-vindas na hora da limpeza e capazes de matar vírus e outros antígenos presentes na sujeira. Acontece que, em contato com o álcool essa substância também o oxida, resultando em outra, o acetaldeído, que não faz isso.

O problema não pára por aí. A mistura entre os componentes dos dois produtos pode resultar em compostos tóxicos para os humanos. O acetaldeído, por exemplo, não só não mata vírus, como também pode causar alergias e queimaduras na pele de quem o manuseia.

O que seria uma simples combinação com o objetivo de potencializar a limpeza pode virar um problema ainda mais grave. O motivo é que a mistura de água sanitária e álcool também pode criar clorofórmio e ácido muriático, que podem ser tóxicos para nosso fígado, pulmão, rins e olhos, além da pele.

Cuidado ao misturar a água sanitária

A mistura de água sanitária e álcool em gel não é a única que pode ser problemática. Esse é um produto que não deve ser misturado a muitos outros. E o maior problema é que poucos sabem disso. A seguir, disponibilizamos uma lista com outras combinações que podem ser perigosas.

Água sanitária e vinagre

O vinagre é um coringa para a limpeza de móveis e eletrodomésticos e, seguindo a mesma lógica do álcool em gel, muita gente pode pensar em juntar um pouco de água sanitária para potencializar a higienização. Não faça isso!

O motivo é que, em contato com ácidos, como os do vinagre, a água sanitária pode produzir vapores, como o gás cloro, que é tóxico. Em contato com nosso sistema respiratório e olhos, esse gás pode causar irritações, queimaduras e até algumas intoxicações mais sérias, especialmente para o pulmão.

Água sanitária e sabão em pó

Essa é uma combinação muito comum para a limpeza das roupas, mas que também não é uma boa ideia. Esses produtos também se neutralizam quando misturados e, além disso, podem virar uma solução corrosiva, tanto para tecidos quanto para superfícies.

Água sanitária e água oxigenada

A essa altura você já entendeu que a mistura de duas substâncias potentes para desinfecção não costuma ser uma boa ideia, não é mesmo? Esse também é o caso dessa mistura, que ainda pode formar uma substância altamente tóxica, tanto para humanos quanto para seus pets.

Água sanitária e desinfetantes ou limpadores multiuso com amoníaco

Água sanitária e amoníaco podem resultar em uma mistura que é, literalmente, explosiva, além de muito tóxica para nossa pele e sistema respiratório. Em ambientes fechados, os gases formados podem fazer a pessoa desmaiar.

A combinação dos elementos desses produtos também pode resultar em tricloraminas que podem causar queimaduras e, em casos graves, perda de visão, de olfato e até asfixia.

Bicarbonato e vinagre também não vão bem juntos

Não é só a água sanitária que exige atenção na hora das misturas em soluções de limpeza. O bicarbonato e o vinagre também não combinam. O primeiro é alcalino, enquanto o segundo é ácido, o que leva à produção de acetato de sódio, que elimina as propriedades higienizantes e ainda oferece riscos de explosões.

Sobre o autor | Website

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.