Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Gustavo

O que causa o mau odor quando suamos?

Você sabia que não é o seu suor que tem um cheiro ruim? Entenda mais a seguir e veja como evitar o famoso cecê

O que causa mau cheiro nas axilas e nos pés não é o suor, mas são as bactérias que se alimentam dele. Pouca gente sabe, mas o corpo humano abriga milhões de bactérias que ajudam a cuidar naturalmente da pele, e esses “bichinhos” usam o suor para se alimentar e metabolizar, causando os indesejáveis chulé e cecê.

Hoje em dia já existem até blusas antimicrobianas para evitar a proliferação dessas bactérias e reprodução de vírus. Além disso, os desodorantes e a higienização correta das regiões que ficam mais úmidas, quentes e sem exposição à luz são essenciais para não gerar os odores desagradáveis decorrentes da transpiração. 

Continue lendo e entenda mais sobre esse mau cheiro que nosso corpo produz. Apesar de parecer ser algo natural e tranquilo para controlar, algumas pessoas precisam de tratamento e até cirurgia para evitar o odor constante. 

O que de fato causa mau odor nas axilas?

Não só as axilas como também os pés e regiões quentes, úmidas e que recebem menos luz são lugares propícios para abrigar e proliferar bactérias. Por isso, sempre foi muito indicado secar bem essas partes do corpo. 

Mas o que de fato causa o mau cheiro é uma das glândulas sudoríparas que nosso corpo tem para produzir suor e controlar a temperatura do corpo. Aliás, você sabia que o suor tem a função termorreguladora?

Inclusive, as glândulas écrinas são as responsáveis por manter o corpo em torno de 36,5° por meio de um suor que é composto, basicamente, por água e alguns sais que não se decompõem. Essa transpiração é eliminada pelos poros e não exala cecê e muito menos chulé. 

O grande problema são as glândulas apócrinas, que se desenvolvem nas regiões úmidas e quentes e, quando entram em contato com o suor, se metabolizam e causam o mau cheiro. 

O suor produzido pelas apócrinas contém restos celulares e do metabolismo e é eliminado do corpo por meio dos folículos pilosos. Quando ele se junta à ação de bactérias e fungos, exala aquele cheiro indesejado. Essas glândulas, geralmente, se ativam na puberdade e agem quando você faz exercício físico ou sente fortes emoções, estresse ou dor.

O que é bromidrose?

Para algumas pessoas, passar desodorante e manter a higienização já é o suficiente para evitar o mau cheiro. Contudo, se persistir mesmo com todos esses cuidados, pode ser um grande sinal de bromidrose.

Bromidrose é quando o cheiro ruim do corpo persiste, mesmo quando se mantém toda a higienização e precauções. Ela pode ser axilar, plantar (pés), na virilha e, até mesmo, hormonal.

Algumas das causas da bromidrose são diabetes, obesidade, tabagismo, alcoolismo, certos alimentos, como cebola, alho e pimenta, além de alguns analgésicos, antibióticos ou hormônios. 

O tratamento vai desde cuidados higiênicos até cirurgia e medicamentos. O indicado sempre é buscar um profissional da saúde.

Como evitar o mau cheiro quando suamos?

Como citado acima, se você perceber que o odor está persistindo, primeiramente, procure um médico para te ajudar da maneira correta. 

Contudo, veja a seguir alguns cuidados essenciais para prevenir o indesejável cecê ou chulé e se manter sem odores durante o dia inteiro:

  • tome banho todos os dias;
  • use desodorante diariamente ou sempre que necessário;
  • coloque roupas limpas sempre que acumular suor (isso também ajuda a evitar manchas nas roupas na região das axilas);
  • seque muito bem os pés, as axilas e regiões mais fáceis de ficar úmidas;
  • use camisetas antimicrobianas, indicadas para combater a proliferação das bactérias e reprodução dos vírus. Você além de prevenir o mau cheiro, vai estar se protegendo de outras doenças.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.