Iniciantes Nova Interface Postagens Vanessa S.
Criando uma Postagem no Blogger – Nova Interface
Para quem está iniciando com blogs agora, e não está muito familiarizado com a plataforma blogger, aprenderá, neste tutorial a criar e publicar seu primeiro artigo.
Acesse seu painel do Blogger e clique no ícone de um “lápis” que aparece dentro do menu de cor laranja (conforme imagem)
Na caixa ao lado de onde está escrito “Postagem” é o local onde você digitará o título da sua postagem. É um elemento muito importante, pois é através dos títulos do seu artigo que os mecanismos de busca começam a procurar pelo seu blog. Escreva títulos coerentes e relevantes de acordo com o conteúdo do seu blog. Os títulos são o que aparecem no gadget de “Arquivo” do seu blog.
Se você estiver no modo “html” do editor do textos, verá estas opções:
Se estiver no modo “escrever” do editor de textos, verá estas opções, conforme imagem abaixo:
A numeração em laranja servirá de marcação para saber quais elementos estamos tratando aqui para facilitar o entendimento.
1. Para escolher o tipo de fonte do texto marcado;
2. Selecionar o tamanho da fonte;
3. Aqui escolhe o destaque do texto, se é Negrito ou Itálico;
4. Onde é possível mudar a cor da fonte;
5. Onde é possível mudar cor de fundo do texto.
6. Com este ícone que você cria links para outras páginas;
7. É onde você clica para Inserir imagens;
8. É onde você clica para Inserir vídeos;
9. Cortar o texto para o resumo do “Leia Mais padrão do Blogger”;
10. É onde você define a disposição do texto(alinhar à esquerda, ao centro, à direita ou justificado);
11. É onde você cria listas numeradas ou marcadas;
12. Destaque textos de citações;
13. Pode-se remover a formatação de uma área selecionada.
14. Corretor ortográfico;
Ainda no modo “escrever” no editor de textos, é possível escolher o formato para destacar subtítulos dentro do seu post. Veja:
Estes elementos só aparecerão se você estiver no modo “Escrever” do seu editor de textos.
Ao terminar de digitar e formatar sua postagem, clique em “VISUALIZAR”, para ter uma ideia de como o seu texto está ficando.
[dica] Sempre que você tiver que inserir algum código html no seu post, você deverá usar seu painel de postagem no modo “HTML” e não no “escrever”[/dica]
2. Como Inserir link na postagem:
Para inserir um link em alguma postagem você tem que entrar no editor de textos do seu blog , escrever uma palavra ou uma frase, marcar a palavra ou a frase com o mouse.
Se estiver no modo “HTML” do editor de textos, você deverá clicar no ícone correspondente a LINK e escrever o endereço (url) do site que você quer associar a esta palavra ou frase e pronto!
Veja a imagem:
Caso esteja no modo “escrever” do editor de textos, você também deverá clicar no ícone correspondente a LINK, só que irá abrir uma popup como esta, conforme mostra a imagem abaixo:
3. Inserir imagem na postagem:
Clique no ícone correspondente a inserção de imagem (vide item nº 7 na lista acima).
Ao clicar neste ícone, abrirá uma janela para que você carregue uma imagem do seu computador ou de outra página da web:
Clique em “escolher arquivos” e aguarde que a sua imagem seja carregada. Depois basta clicar em “adicionar selecionadas” e aguarde que a imagem aparecerá no seu post.
Feito isso, escolha a posição em que sua imagem deve aparecer (Esquerda, Centralizado, Direita ou Nenhuma) e o tamanho da sua imagem (Pequena, Media ou Grande).
4. Inserir marcadores na postagem:
O marcador, também conhecido como etiqueta (label em inglês) funciona como uma espécie de classificação(categoria) do artigo que iremos publicar.
Para incluir o marcador, clique em “Marcadores”, que fica na barra lateral direita do editor de textos do Blogger(Configurações de postagem).
Feito isso basta escrever o nome que você deseja dar a seu marcador na caixa em branco, e clicar em “concluido”.
Uma vez inserido um marcador, o mesmo pode ser usado para futuras postagens que sejam do mesmo tema.
[dica]Os marcadores pode ser editados. Para edita-los, você deve sair do editor de textos de postagens, retornar ao painel inicial do blogger, clicar no menu “postagens” e clicar no menu do topo “todos os marcadores”. Depois é só escolher os posts a serem modificados.[/dica]
Para os marcadores serem reconhecidos por seu blog, você deverá incluir na sidebar a lista dos marcadores, para isso, basta ir no menu “layout”, e clicar em “adicionar um gadget” e escolher a opção “marcadores”.
5. Inserir uma descrição do artigo na postagem:
Ao criar o post, na lateral direita em “Configurações de postagens” você deve clicar em “Descrição de pesquisa” e adicionar uma breve descrição do seu artigo dentro da caixinha que irá se abrir.
Esta descrição deve ser bem feita, pois ela serve como se fosse um resuminho, para chamar a atenção dos seus leitores para que eles se interessem a lerem o restante do artigo que você escreveu.
É esta descrição individual dos seus posts que vai aparecer quando você compartilhar os seu post nas redes sociais como o Facebook ou até mesmo Google Plus.
E ainda, será esta descrição individual que irá aparecer em seus posts nos sites de buscas. Aparecerá logo abaixo do Título do artigo.
Artigo atualizado 24/maio/2013.
Fernando Sampaio
Vc pode imprimir sim, sem problema algum, desde que seja para seu uso próprio e não seja para fins comerciais. Obrigada pelo comentário e desejo boa sorte no seu novo blog.
Clau
Parabéns pelo seu Blog, pelo fácil uso do nosso idioma e pela didática dos seus tutoriais.
Estou querendo fazer um blog para compartilhar notas de livros que li, textos próprios, fotos e fatos que recolhi desde 1996 quando comecei a navegar na Net.
Entretanto, gostaria que me autorizasse a imprimir alguns dos seus tutoriais para inciantes a fim de facilitar meu estudo do assunto e, emfim, iniciar o trabalho de postagem.
Tenho 73 anos, meu tempo de vida é curto, daí estar ansioso para começar, se assim me decidir.
Atenciosamente Fernando Sampaio Salvador-Ba
oie linda,akii segue o meu blog amei o seu e ja estou seguindo
http://totallygirlss.blogspot.com/ muito obrigada
Muito obrigada pela ajuda, resolvi meu problema.
Felipao
Vc pode criar um marcador com o nome do livro e para cada postagem que fizer com capitulos, insira este marcador.
Olá, tenho um blog sobre livros, e como estou escrevendo um, vou disponibilizar no site os capítulos diariamente, mas gostaria de criar um link que direcionasse automaticamente para uma página onde estarão todas as postagens referente a determinado tema,neste caso os capitulos do meu livro.Será que você pode me ensinar?
BELA AULA ,BEM EXPLICADA VC NASCEU PRA ISSO GAROTA,PARABÉNS..SUCESSO É O QUE TE DESEJO.BJINNNN NO CORE!QUE TAL SE FIZER NO YOU TUBE COMO FAZER TWITERR?
POIS TEM PESSOAS QUE TEM DIFICULDADES.