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Marketing Digital Diego Bini

Planejamento de Inbound Marketing para blog: dicas essenciais para ter sucesso

Quem deseja trabalhar com Marketing Digital precisa entender como fazer o planejamento de Inbound Marketing para blog. Afinal, esse tipo de trabalho tende a gerar melhores resultados quando feito seguindo um plano específico.

Atualmente, a Internet é uma das principais ferramentas de marketing que toda empresa ou agência pode seguir. Portanto, é essencial saber como usar esse recurso para explorar ao máximo as suas vantagens.

Para saber mais sobre como montar um bom planejamento de Inbound Marketing para blog, siga a leitura do artigo abaixo!

Como montar um planejamento de Inbound Marketing para blog: 5 dicas

1. Pense na segmentação local

Atualmente, podemos dividir as empresas que usam o Inbound Marketing em dois grandes grupos. São eles:

  • os que trabalham localmente;
  • os que trabalham nacionalmente.

O primeiro grupo tem como base de potenciais clientes apenas as pessoas da região onde a empresa está localizada. Por exemplo, uma loja de pneus de Campinas precisará trabalhar com Inbound Marketing em Campinas.

Isso significa investir em ações de SEO local, para que seu conteúdo seja encontrado mais facilmente por quem é daquela região e pode se tornar um cliente em potencial.

Afinal, de nada adianta ter uma loja de pneus em Campinas, mas aparecer frequentemente no Google para quem mora em Belo Horizonte, Porto Alegre ou Manaus. Essas pessoas não se tornarão clientes.

Já o segundo tipo não tem preocupação com a segmentação local do seu conteúdo. Afinal, pouco importa se o visitante do site ou blog é de São Paulo, Rio de Janeiro ou Salvador. Se a empresa tem alcance nacional, então ela poderá transformar aquele visitante em cliente de qualquer forma.

2. Invista em construção de autoridade

O Google tem mais de 100 bilhões de buscas mensais atualmente. Isso significa que o buscador é o maior gerenciador de tráfego que existe na Internet, já que nenhuma outra plataforma (nem as redes sociais e nem o YouTube) são capazes de lidar com tanto tráfego assim.

Portanto, saber como se posicionar no Google é peça chave no seu posicionamento de Inbound Marketing para blog.

Dentre os quase 200 fatores que o Google usa para determinar quem ficará em primeiro lugar nos motores de busca, o mais importante deles é a autoridade de um domínio.

De acordo com o Ahrefs, uma das maiores autoridades no assunto, há uma correlação enorme entre a força de um domínio e a sua posição no Google (além do tráfego orgânico obtido).

Uma das principais estratégias para aumentar a sua autoridade é investir em link building. Essa ação consiste em receber links de páginas com autoridade para que o Google compreenda que o seu site tem conteúdo de valor.

3. Use as palavras-chaves corretas

O planejamento de Inbound Marketing para blog precisa compreender uma série de fatores específicos. Por exemplo, é essencial tentar conseguir algum resultado rápido para conseguir mais tempo para desenvolver um trabalho de longo prazo.

Ao mesmo tempo, um blog iniciante não conseguirá tantos bons resultados pelo simples fato de não ter autoridade o suficiente para isso. Portanto, é essencial saber como usar a busca de palavras-chaves para conseguir bons resultados no início.

Existem dois tipos principais de palavras-chave: as de cauda curta e as cauda longa. As primeiras são palavras-chave mais amplas, que têm um enorme fluxo de buscas, mas baixa especificidade. Por isso, são muito concorridas e nem sempre atraem o público correto.

No entanto, existem também as palavras de cauda longa. Elas são maiores, com 3, 4 ou 5 termos diferentes, e têm pouco volume de busca, mas são altamente específicas e com menos concorrência. Portanto, são mais fáceis de ranquear e de trazer resultados.

Comece o seu planejamento com conteúdos para essas palavras-chave e, quando já tiver um bom fluxo, expanda sua estratégia aos poucos.

4. Ganhe cumprimentos sociais

Outro fator importante para conseguir um bom posicionamento no Google e ter uma estratégia de Inbound Marketing bem-sucedida são os cumprimentos sociais.

Eles são sinais enviados pelos usuários que são interpretados pelo Google como elementos positivos. Os cumprimentos sociais mais comuns são as curtidas no Facebook.

Por isso, aproveite a enorme audiência da rede social para promover o seu conteúdo por lá e receber muitos cumprimentos sociais (e tráfego também!).

5. Pense na jornada de compra do consumidor

Por fim, lembre-se de que o Inbound Marketing não consiste apenas em uma estratégia para obter tráfego na Internet. Ele é um recurso para conseguir vendas online para a sua empresa.

Portanto, é importante planejar a sua estratégia ao redor da jornada de compra do seu consumidor. São 3 fases diferentes:

  • atração;
  • consideração;
  • conversão.

O ideal é produzir muito mais conteúdo de atração (ao redor de 70% da estratégia), de modo a encher o seu funil de pessoas. Então, com conteúdos de consideração (20%) e conversão (10%), você transforma essas pessoas em clientes.

E aí, aprendeu como fazer o planejamento de Inbound Marketing para blog? Deixe um comentário abaixo se sobrou alguma dúvida!

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