Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Configurar Ferramentas Yara Georgia

Instalando e usando o Disqus no Blogger – Tutorial completo!

Você já deve ter visto vários blogs que utilizam o Disqus como sistema padrão de comentários. O Disqus é uma plataforma que permite que o usuário faça login de diversos serviços, como Facebook, Twitter, Google, entre outros. Muito mais do que um simples sistema de comentários, a ferramenta permite compartilhamento de comentários e mais algumas características que o tornam digno de uso. O presente tutorial tem por objetivo ser um guia completo para você usar o Disqus no seu blog no Blogger, inclusive importando os comentários já existentes. Vamos lá?

[alerta]Não se esqueça de fazer um backup do seu template antes de fazer quaisquer modificações no código. Assim, se algo der errado, você pode recuperá-lo exatamente como estava antes.[/alerta]

Disqus no Blogger – Criando uma conta no Disqus

Vá para o site do Disqus e faça um rápido cadastro seguindo as imagens abaixo:

disqus1

disqus2

Após o registro, será preciso confirmar a sua conta. Siga o link no e-mail enviado pelo Disqus e pronto. Depois, volte à página onde você estava quando terminou o cadastro.

Configurando a aparência do Disqus

Antes de instalar o Disqus, podemos personalizar a aparência que ele vai adquirir no blog. Para isso, Clique no link “General” e modifique os valores de acordo com as suas preferências:

disqus3

disqus4

disqus5
Ao final, clique em “Save changes”.

Depois, você pode clicar em “Advanced” e configurar uma imagem para ser usada como avatar caso o usuário que deixar um comentário não tenha foto. Basta selecionar o arquivo, clicar em “Save changes” ao final da página, configurar a área da imagem a ser o avatar default e salvar novamente.

Importando os comentários existentes no Blogger

Ainda antes de colocar o Disqus para funcionar no blog, precisamos importar os comentários existentes e desabilitar o formulário padrão do Blogger. Você vai em Discussions > Import > Blogger e clica em “Import comments from Blogger”, conforme indicado na imagem abaixo:

disqus6

Você será redirecionado para uma janela de confirmação, basta clicar em “Conceder acesso”. Em “Choose a blog to import from”, selecione o blog cujos comentários você quer importar e clique em “Import”. Uma barra amarela vai aparecer na página, indicando que a importação de comentários pode levar até 24 horas para ter efeito.

disqus7

De volta ao Blogger, vá em “Configurações > Postagens e comentários” e em “Local do comentário” escolha a opção Ocultar. Salve a modificação.

Implementando o Disqus no blog

Agora, finalmente vamos instalar o Disqus!
No Blogger, acesse o HTML do seu modelo e procure por

post-footer-line-3

É ABAIXO desta linha que você vai colar o código do Disqus. Vamos voltar lá para pegar este código. Clique em “Install” à direita da tela e escolha a opção “Universal Code”. Copie o código que o Disqus disponibiliza e cole abaixo da linha onde consta

post-footer-line-3

[dica]Pode ser que o seu template não tenha post-footer-line-3. Você pode procurar por post-footer-line-2 e colar o código aí, mas esteja ciente de que o container do Disqus vai aparecer em cima do que quer que esteja na segunda linha do rodapé dos posts, que é onde estamos colocando os comentários.[/dica]

Visualize, para ver se deu tudo certo – e salve.
Para que os comentários apareçam apenas nas páginas internas, adicione a condicional antes do código do Disqus:

<b:if cond='data:blog.pageType == "item"'>

E a tag de fechamento após o código:

</b:if>

Testando a instalação

No final da página onde você copiou o código do Disqus, há uma opção para testar a instalação. É só rolar a página e clicar em “Verify”. Nos meus testes, mesmo que o container dos comentários tenha aparecido normalmente nos posts, todas as vezes que testei a verificação, apareceu um aviso de que foi impossível verificar ou que não havia sido instalado.

“Mas e a personalização?”

Bem, disso o próprio Disqus cuida pra você. Você deverá ver que ele se adapta às cores do seu template.
Então, está tudo pronto!

Considerações finais

Você aprendeu, neste tutorial, a implementar o Disqus como plataforma de comentários no seu blog. Agora, conte para a gente se teve dificuldade no processo, o que você achou do artigo, se acha que vai ter resultado no seu blog… Participe!
Até a próxima!

 

TAGS:

– Disqus no Blogger
– Instalar Disqus
– Instalar Disqus no Blogger
– Adicionar Disqus no Blogger
– Como instalar Disqus no Blogger
– Colocar Disqus no Blogger

Yara é colaboradora no Mundo Blogger. Paulistana extraditada pela universidade, proudly Sistemas de Informação. Programadora por aspiração. Webdesigner por conveniência. Poliglota por excesso de miolos. Pseudocontadora por paraquedismo, compositora por insônia e escritora por compulsão. Fundadora/autora/editora/relações públicas/CEO no blog Schrei in Deutsch.

Sobre o autor | Website

Yara é colaboradora no Mundo Blogger. Paulistana extraditada pela universidade, proudly Sistemas de Informação. Programadora por aspiração. Webdesigner por conveniência. Poliglota por excesso de miolos. Pseudocontadora por paraquedismo, compositora por insônia e escritora por compulsão. Fundadora/autora/editora/relações públicas/CEO no blog Schrei in Deutsch.

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

26 Comentários

  1. URSO disse:

    Já tentei de 10 formas diferentes e ainda não consegui resolver o problema do meu template, você teria alguma solução de javascript pra colocar direto num Wiget html local?

  2. Italo Scobar disse:

    Muito bom, consegui por no blog.

  3. fsdfdf disse:

    ajudou muitoo vlww

  4. Olá, primeiramente parabéns pelo artigo.

    Hoje instalei o sistema de comentários disqus. Visitei vários metablogs que possuem tutoriais acerca do assunto e esse foi um dos melhores.
    Apesar de um pouco desatualizado, foi bastante intuitivo.
    Gostaria de saber como ativar o sistema de comentários do disqus na versão mobile do blog.
    No meu caso, ele aparece apenas na versão para desktop.
    Poderia ajudar? Grato desde já.

  5. Lucas disse:

    Muito bom,ajudou bastante

  6. Mari disse:

    Excelente artigo Yara, bem o que eu procurava, obrigada, vou testar!

  7. Neto disse:

    Muito bom

  8. Francisco disse:

    Estou com problema no meu blog mais precisamento no google chrome, logo que ele é acessado aparece a mensagem de pluguin. Existe alguma coisa para contornar essa situação? Segue o link do meu blog http://eebmartinhodeharo.blogspot.com.br/. Desde já agradeço a ajuda!

  9. junis disse:

    Olá boa noite !!
    estou com um probleminha ,não consigo remover a imagem de plano de fundo do meu blog, mesmo clicando em remover quando coloco outra imagem a antiga fica lá sobreposta a nova, o que eu faço? me ajuda .

  10. Luísa disse:

    Muito bom o tutorial ! Deu certinho no meu blog! 🙂

  11. Muito obrigado por mostrar passo a passo com instalar o disqus. Fiz e deu certo aqui.

  12. July disse:

    Fiz tudo como indicado no post, mas não rolou… só aparecia que meus comentários haviam sido desabilitados e ponto, nada de disqus 🙁

  13. Jorge disse:

    Quando eu não preciso de um site que tenha um carregamento mais rápido sempre uso o Diqus, as integrações deles são perfeitas e facilitam bastante.

  14. Sine Linhares disse:

    Yara muito obrigado!

    Eu tava sofrendo tem tanto colocar um campo de comentário no meu portal e tava muito difícil, mas graças a deus e você e u conseguir!

  15. Valeu deu certinho muito obrigado!!!

  16. nickaddams disse:

    ola eu nao consigo importar comentarios ele redimencioba pra uma pagina da google tipo support.. ajuda!

  17. Gyy Gomez disse:

    Coloquei o disqus que agora o link para comentar não aparece mais oque faço? Acabei não querendo mais esse sistema em meu blog removi mais acabou que não mostra mais o sistema normal :/

  18. Oii gostei do tutorial ! Mas se eu já tiver colocado o facebook por codigo html dá certo tbm? Desde já agradeço !

  19. Gabriel disse:

    Muito bom, gostei mesmo do artigo.

  20. Carlos disse:

    Olá! Eu mudei o tema do meu blog e os comentários do Disqus sumiram, tem alguma solução?

  21. Mateus disse:

    Como faz para colocar o contador de comentários do disqus no blog, aquele numero que é exibido no canto das postagens com o numero de comentarios do post?

    No disqus tem um código abaixo de onde pega esse ai acima, mas não sei como aplica-lo no blog poderia me ajudar, e obrigado pelo tutorial.

  22. Lucas disse:

    Muito bom Yara!
    Seu artigo ficou completo e fácil de entender, eu conseguir colocar no meu blogger. Valeu!

  23. André disse:

    Yara, muito legal! Já fiz comentários por aí no Disqus e acho um sistema interessante. MAs a minha pergunta é a seguinte: suponha que eu queira desativá-lo depois de um ano. Ou suponha que a empresa desista da sua continuação (veja o caso do nRelate), eu consigo voltar ao sistema do Blogger de depois importar todos os comentários que foram feitos no sistema Disqus?
    Obrigado.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.