Dominio: mundoblogger.com.br
Chave: 6750f38d68212cb9ffc85aee2a0ef61d0ebf4f04
Hora do cache: 1505942175
Vida do cache: 1505985375
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: 11808bbc6205bade68f0b70c302eaa74d4305945
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Hospedagem - 728 x 90

Configurar Ferramentas

Instalando e usando o Disqus no Blogger – Tutorial completo!

Você já deve ter visto vários blogs que utilizam o Disqus como sistema padrão de comentários. O Disqus é uma plataforma que permite que o usuário faça login de diversos serviços, como Facebook, Twitter, Google, entre outros. Muito mais do que um simples sistema de comentários, a ferramenta permite compartilhamento de comentários e mais algumas características que o tornam digno de uso. O presente tutorial tem por objetivo ser um guia completo para você usar o Disqus no seu blog no Blogger, inclusive importando os comentários já existentes. Vamos lá?

[alerta]Não se esqueça de fazer um backup do seu template antes de fazer quaisquer modificações no código. Assim, se algo der errado, você pode recuperá-lo exatamente como estava antes.[/alerta]

Disqus no Blogger – Criando uma conta no Disqus

Vá para o site do Disqus e faça um rápido cadastro seguindo as imagens abaixo:

disqus1

disqus2

Após o registro, será preciso confirmar a sua conta. Siga o link no e-mail enviado pelo Disqus e pronto. Depois, volte à página onde você estava quando terminou o cadastro.

Configurando a aparência do Disqus

Antes de instalar o Disqus, podemos personalizar a aparência que ele vai adquirir no blog. Para isso, Clique no link “General” e modifique os valores de acordo com as suas preferências:

disqus3

disqus4

disqus5
Ao final, clique em “Save changes”.

Depois, você pode clicar em “Advanced” e configurar uma imagem para ser usada como avatar caso o usuário que deixar um comentário não tenha foto. Basta selecionar o arquivo, clicar em “Save changes” ao final da página, configurar a área da imagem a ser o avatar default e salvar novamente.

Importando os comentários existentes no Blogger

Ainda antes de colocar o Disqus para funcionar no blog, precisamos importar os comentários existentes e desabilitar o formulário padrão do Blogger. Você vai em Discussions > Import > Blogger e clica em “Import comments from Blogger”, conforme indicado na imagem abaixo:

disqus6

Você será redirecionado para uma janela de confirmação, basta clicar em “Conceder acesso”. Em “Choose a blog to import from”, selecione o blog cujos comentários você quer importar e clique em “Import”. Uma barra amarela vai aparecer na página, indicando que a importação de comentários pode levar até 24 horas para ter efeito.

disqus7

De volta ao Blogger, vá em “Configurações > Postagens e comentários” e em “Local do comentário” escolha a opção Ocultar. Salve a modificação.

Implementando o Disqus no blog

Agora, finalmente vamos instalar o Disqus!
No Blogger, acesse o HTML do seu modelo e procure por

post-footer-line-3

É ABAIXO desta linha que você vai colar o código do Disqus. Vamos voltar lá para pegar este código. Clique em “Install” à direita da tela e escolha a opção “Universal Code”. Copie o código que o Disqus disponibiliza e cole abaixo da linha onde consta

post-footer-line-3

[dica]Pode ser que o seu template não tenha post-footer-line-3. Você pode procurar por post-footer-line-2 e colar o código aí, mas esteja ciente de que o container do Disqus vai aparecer em cima do que quer que esteja na segunda linha do rodapé dos posts, que é onde estamos colocando os comentários.[/dica]

Visualize, para ver se deu tudo certo – e salve.
Para que os comentários apareçam apenas nas páginas internas, adicione a condicional antes do código do Disqus:

<b:if cond='data:blog.pageType == "item"'>

E a tag de fechamento após o código:

</b:if>

Testando a instalação

No final da página onde você copiou o código do Disqus, há uma opção para testar a instalação. É só rolar a página e clicar em “Verify”. Nos meus testes, mesmo que o container dos comentários tenha aparecido normalmente nos posts, todas as vezes que testei a verificação, apareceu um aviso de que foi impossível verificar ou que não havia sido instalado.

“Mas e a personalização?”

Bem, disso o próprio Disqus cuida pra você. Você deverá ver que ele se adapta às cores do seu template.
Então, está tudo pronto!

Considerações finais

Você aprendeu, neste tutorial, a implementar o Disqus como plataforma de comentários no seu blog. Agora, conte para a gente se teve dificuldade no processo, o que você achou do artigo, se acha que vai ter resultado no seu blog… Participe!
Até a próxima!

 

TAGS:

– Disqus no Blogger
– Instalar Disqus
– Instalar Disqus no Blogger
– Adicionar Disqus no Blogger
– Como instalar Disqus no Blogger
– Colocar Disqus no Blogger



De um play no vídeo abaixo e aprenda a Criar blogs Profissionais




Gostou deste artigo? Ajude nosso projeto.
Compartilhe em suas redes sociais nos botões abaixo:

Yara é colaboradora no Mundo Blogger. Paulistana extraditada pela universidade, proudly Sistemas de Informação. Programadora por aspiração. Webdesigner por conveniência. Poliglota por excesso de miolos. Pseudocontadora por paraquedismo, compositora por insônia e escritora por compulsão. Fundadora/autora/editora/relações públicas/CEO no blog Schrei in Deutsch.

Sobre o autor | Website

Yara é colaboradora no Mundo Blogger. Paulistana extraditada pela universidade, proudly Sistemas de Informação. Programadora por aspiração. Webdesigner por conveniência. Poliglota por excesso de miolos. Pseudocontadora por paraquedismo, compositora por insônia e escritora por compulsão. Fundadora/autora/editora/relações públicas/CEO no blog Schrei in Deutsch.

26 Comentários

  1. URSO disse:

    Já tentei de 10 formas diferentes e ainda não consegui resolver o problema do meu template, você teria alguma solução de javascript pra colocar direto num Wiget html local?

  2. Italo Scobar disse:

    Muito bom, consegui por no blog.

  3. fsdfdf disse:

    ajudou muitoo vlww

  4. Olá, primeiramente parabéns pelo artigo.

    Hoje instalei o sistema de comentários disqus. Visitei vários metablogs que possuem tutoriais acerca do assunto e esse foi um dos melhores.
    Apesar de um pouco desatualizado, foi bastante intuitivo.
    Gostaria de saber como ativar o sistema de comentários do disqus na versão mobile do blog.
    No meu caso, ele aparece apenas na versão para desktop.
    Poderia ajudar? Grato desde já.

  5. Lucas disse:

    Muito bom,ajudou bastante

  6. Mari disse:

    Excelente artigo Yara, bem o que eu procurava, obrigada, vou testar!

  7. Neto disse:

    Muito bom

  8. Francisco disse:

    Estou com problema no meu blog mais precisamento no google chrome, logo que ele é acessado aparece a mensagem de pluguin. Existe alguma coisa para contornar essa situação? Segue o link do meu blog http://eebmartinhodeharo.blogspot.com.br/. Desde já agradeço a ajuda!

  9. junis disse:

    Olá boa noite !!
    estou com um probleminha ,não consigo remover a imagem de plano de fundo do meu blog, mesmo clicando em remover quando coloco outra imagem a antiga fica lá sobreposta a nova, o que eu faço? me ajuda .

  10. Luísa disse:

    Muito bom o tutorial ! Deu certinho no meu blog! :)

  11. Muito obrigado por mostrar passo a passo com instalar o disqus. Fiz e deu certo aqui.

  12. July disse:

    Fiz tudo como indicado no post, mas não rolou… só aparecia que meus comentários haviam sido desabilitados e ponto, nada de disqus :(

  13. Jorge disse:

    Quando eu não preciso de um site que tenha um carregamento mais rápido sempre uso o Diqus, as integrações deles são perfeitas e facilitam bastante.

  14. Sine Linhares disse:

    Yara muito obrigado!

    Eu tava sofrendo tem tanto colocar um campo de comentário no meu portal e tava muito difícil, mas graças a deus e você e u conseguir!

  15. Valeu deu certinho muito obrigado!!!

  16. nickaddams disse:

    ola eu nao consigo importar comentarios ele redimencioba pra uma pagina da google tipo support.. ajuda!

  17. Gyy Gomez disse:

    Coloquei o disqus que agora o link para comentar não aparece mais oque faço? Acabei não querendo mais esse sistema em meu blog removi mais acabou que não mostra mais o sistema normal :/

  18. Oii gostei do tutorial ! Mas se eu já tiver colocado o facebook por codigo html dá certo tbm? Desde já agradeço !

  19. Gabriel disse:

    Muito bom, gostei mesmo do artigo.

  20. Carlos disse:

    Olá! Eu mudei o tema do meu blog e os comentários do Disqus sumiram, tem alguma solução?

  21. Mateus disse:

    Como faz para colocar o contador de comentários do disqus no blog, aquele numero que é exibido no canto das postagens com o numero de comentarios do post?

    No disqus tem um código abaixo de onde pega esse ai acima, mas não sei como aplica-lo no blog poderia me ajudar, e obrigado pelo tutorial.

  22. Lucas disse:

    Muito bom Yara!
    Seu artigo ficou completo e fácil de entender, eu conseguir colocar no meu blogger. Valeu!

  23. André disse:

    Yara, muito legal! Já fiz comentários por aí no Disqus e acho um sistema interessante. MAs a minha pergunta é a seguinte: suponha que eu queira desativá-lo depois de um ano. Ou suponha que a empresa desista da sua continuação (veja o caso do nRelate), eu consigo voltar ao sistema do Blogger de depois importar todos os comentários que foram feitos no sistema Disqus?
    Obrigado.

Desculpe, os comentários deste artigo estão desativados.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.