Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Dicas Informativos Vanessa S.

Sobre Plágio e Cópia de Conteúdo

O Plágio , infelizmente, está se alastrando, parece uma praga, é igual a uma doença que contagia o mundo todo, mas podemos evitar que a doença se espalhe!Cabe a cada um de nós fazer a sua parte.

Na internet existem regras , assim como existe em nosso cotidiano, e sei que muitas vezes, nós estamos passíveis a cometer certos erros por não saber o que podemos e não podemos fazer na web.
O internauta, seja um blogueiro ou um usuário de uma rede social como o Twiiter, por exemplo, muitas vezes esquece que as relações entre nós brasileiros, mesmo a realizadas na internet, estão sujeitas à Lei.

Sei que para alguns este pode parecer um tema “chato”, mas é pior ainda para aqueles que já foram vítimas de “plagiadores”, (assim como eu já fui e venho sendo a cada dia mais), para nós que passamos horas em frente ao pc, estudando, testando códigos, escrevendo um texto para publicar um tutorial, e vem alguém e copia tudo, alguém que só quer ter o trabalho de dar CTRL+C e CTRL+V! Isso sim é “chato”, além de ser tipificado como crime.
Além de ser crime, o plagiador está se negando a pensar. O reflexo disso no futuro será uma sociedade sem cultura, sem personalidade e sem capacidade de promover sua inteligência.

Para melhor entendimento, veremos um pouco sobre o assunto e seus termos legais:

Aspectos legais

Direitos Autorais: Direito autoral, direitos autorais ou direitos de autor são as denominações usualmente utilizadas em referência ao rol de direitos outorgados aos autores de obras intelectuais (literárias, artísticas ou científicas)

Plágio: é o ato de copiar ou imitar, sem engenho, as obras ou os pensamentos dos outros e apresentá-los como originais.
É Assinar ou apresentar como seu ,obra artística ou científica de outrem.

Juridicamente falando, os Direitos Autorais é direito personalíssimo, exclusivo do autor também protegido Constitucionalmente no art. 5. º, XXVII,CF/88:

“XXVII – aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar;
XXVIII – são assegurados, nos termos da lei:
a) a proteção às participações individuais em obras coletivas e à reprodução da imagem e voz humanas, inclusive nas atividades desportivas;
b) o direito de fiscalização do aproveitamento econômico das obras que criarem ou de que participarem aos criadores, aos intérpretes e às respectivas representações sindicais e associativas;
XXIX – a lei assegurará aos autores de inventos industriais privilégio temporário para sua utilização, bem como proteção às criações industriais, à propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnológico e econômico do País;”

Existe uma lei que regulamenta os Direitos Autorias , Lei 9610/98, e a violação desses direitos está prevista no artigo 184 do Código Penal. A Lei aplica penas de 1 mês a 4 anos de reclusão ao infrator, e é bastante clara quando prevê que os direitos estão garantidos independentemente de um registro prévio da obra:
Art. 18. A proteção aos direitos de que trata esta Lei independe de registro.
Art. 19. É facultado ao autor registrar a sua obra no órgão público definido no caput e no § 1º do art. 17 da Lei nº 5.988, de 14 de dezembro de 1973

Vale lembrar ainda que ao “Plagiador” além de encontrar punição com base no Código Penal, com penas que podem chegar a 4 anos de reclusão, por violação ao direito autoral, também pode ser imputado o crime de falsidade ideológica.

Aspectos morais

Na minha opinião, uma definição mais moderna para a palavra “Plágio” poderia englobar a palavra “Incapacidade”.
Uma pessoa que copia uma obra alheia , na íntegra e sem nenhuma autorização e sem ao menos citar a fonte, apenas o faz por incapacidade de fazer, ela mesma, a sua própria obra. Ainda acrescento: além de ser ilegal, mesmo que autorizado, o plágio revela desonestidade intelectual. A violação aos Direitos Autorais, mesmo que não levado a um tribunal, é uma atitude condenável! Mas infelizmente, é um pena isso não ser evidente a todos, principalmente na Blogosfera.

Muitas são as justificativas que levam uma pessoa que “copiou/plagiou” o conteúdo alheio.
Tem plagiador que tem a cara de pau de alegar ingenuidade, justificando que (ctrl)copiou o conteúdo e (ctrl)Colou no seu blog, por não conhecimento de que aquilo que está fazendo é ilegal, é crime.
Mas perai, pelo menos 80% dos Blogs ou sites existentes na web, exibem de forma visivel uma licença, ou textos que falam sobre cópias de seus conteúdos, não é?!
Será que esses plagiadores que justificam seus atos alegando o “não conhecimento” tiveram o trabalho de “vasculhar” o conteúdo do blog ao qual plagiou, mas não teve a capacidade de ler os avisos sobre cópias? (aham, tá, eu acreditei neahm!E vocês acreditaram?)
O “não conhecimento” não podem servir como desculpas para os atos praticados. A falha é de caráter, de esclarecimento e até de educação, no sentido próprio da palavra.
Plagiar é uma atitude típica de pessoas incapazes e fracassadas!
Muitos dos plagiadores são pessoas aproveitadoras, preguiçosas e oportunistas, que teem ciência de que estão fazendo algo errado, mas mesmo assim o fazem, por que acham que plagiando conteúdo de qualidade, irá fazer sucesso, receberá mais visitas em seu blog, preferemn copiar conteúdo alheio do que ter que mostrar a seu público que realmente não possui nenhuma inteligência e nem criatividade!

Devemos ficar sempre atentos em relação a este assunto, evite que um simples ato seja tipificado como crime e com isso você se torne um criminoso na rede.

Como denunciar Plágio:

Atualmente, existem varias maneiras de se proteger e de denunciar esses tipos de crime.
A melhor maneira de denunciar plágio é buscar seus direitos, recorrendo às vias judiciais. Em caso de violação dos Direitos Autorais, o autor poderá pleitear na Justiça uma indenização e o infrator sofrerá as punições previstas no Código Penal, podendo até ser preso.
Mas se não quiser recorrer a Justiça, o próprio Blogger disponibiliza uma página para receber denúncias sobre conteúdo plagiado por terceiros que publicam conteúdos como se fossem seus. Esta página existe para que os usuarios que forem vítimas, notifiquem infrações desse tipo. Se você preencher o formulário informando tudo corretamente, o conteúdo plagiado será excluido. Se quiser, confira um tutorial de ajuda bem explicativo,e veja Como proceder em casos de plágio no Blogger

Como se proteger do Plágio:

Não existe uma maneira com eficácia 100% de se evitar o plágio, mas existem algumas maneiras que podemos nos utilizar, afim de dificultar que tenhamos conteúdo plagiado.
Segue abaixo, alguns artigos publicados com dicas excelentes:

Assine seus feeds e irrite os kibadores – por Juliana Sardinha.
Guia prático de ferramentas contra plágios e cópias – via Blogosfera Legalizada.
Prevenção contra plágio – por Luan Felipe.
Como combater o copiar e colar – por Fabiano Roberto.
Como saber quem copiou meu blog – por Fabiano Roberto.
Blogger Seguro – por Sergio Estrella.

De uns tempos para cá, tenho sido vítima de plagiadores de uma forma “gritante”, tem gente que chegou a ter a cara de pau de copiar levando até os links internos dos meus posts, e até respostas de comentários meus que eu publico aqui no meu blog. Sem falar no fato que já detectei artigos plagiados, após pouquissimas horas de sua publicação, ou seja, no mesmo dia! É muita cara de pau isso!
O conteudo que publico no meu blog é público e qualquer um pode usar, mas tudo publicado aqui, possui uma Licença Copyright©. Nos Termos de Uso, também estão listados o que pode e o que não pode ser copiado, portanto, não aceito desculpas alegando o “não conhecimento”, visto que as informações estão explicitas de forma bem clara a respeito do assunto.
Afinal tudo o que eu disponiblizo aqui, principalmente os tutoriais, são conteudos criados por mim, eu passo as informações de acordo com o que eu sei, com que aprendi, com os conhecimentos que eu tenho sobre o assunto.
É certo que muita coisa, eu aprendi com a ajuda de alguns sites ou blogs, mas tudo foi na base de muita pesquisa, leitura e testes, eu sempre utilizo passo a passo o que eu estou aprendendo ali no momento, antes de publicar qualquer tutorial.
Infelizmente, algumas pessoas não se importam se você passou horas escrevendo e pesquisando algo para postar no seu blog.
Eles simplesmente pegam tudo, copiam na integra tudo o que você escreveu, palavra por palavra, copiam inclusive as imagens que você disponibiliza e isso não é certo, além de ser crime.
Por isso, devemos deter o plágio e encorajar a honestidade intelectual!

Para esclarecer a todos ainda mais sobre o assunto, recomendo a leitura na íntegra da Lei 9610/98, bem como a leitura de alguns artigos publicados em outros blogs:
Plágio e Direitos Autorais na Internet – Prevenção e Combate – Guia Completo – por Nospheratt
Sobre Conteúdo Duplicado e Punições da Google – por Marcos Lemos
Evitando o Plágio: o que fazer e o que não fazer – por Sérgio Estrella.

Atualização em Julho/2010:

A partir do acompanhamento de vários casos de plágios que têm ocorrido na blogosfera, notamos que tal evento tem crescido muito mesmo a cada dia.
Mesmo conscientes de que o plágio é um crime difícil de ser combatido sabemos que podemos fazer muita coisa para dificultar a ação dos plagiadores e informar melhor os blogueiros sobre seus direitos e seus cuidados com relação ao conteúdo de seus blogs. A partir disto, criamos o Blogosfera Legalizada para ajudar os blogueiros a se proteger e buscar os seus direitos.
No BLOGOSFERA LEGALIZADA você vai encontrar notícias e informações sobre Direitos Autorais, Plágio e Segurança Digital para Blogueiros. Visitem o blog e fique por dentro de todas as informações, legislação e notícias disponíveis na Web a respeito do tema plágio, direitos autorais e segurança digital para blogs.

Sobre o autor | Website

Fundadora do Mundo Blogger. Autodidata que adora internet, que se encantou com blogs, seus códigos e templates, desde 2009, e por conta disso começou a "brincar" com web design nas horas vagas, até que resolveu criar o Mundo Blogger para compartilhar o que aprendeu com você através dos tutoriais publicados aqui.

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

21 Comentários

  1. Bia disse:

    Aff, sei bem como é isso, já aconteceu duas vezes comigo… e foi a MESMA pessoa ‘-‘

    Uma tal de Lari começou a fazer ctrl c ctrl v nos posts do meu blog e no da minha amiga, pra colocar tudo no blog dela. No fim dos posts ela ainda escrevia: ”BY LARI”!!! Miserável -_-‘
    Até que eu avisei isso no meu blog e vários seguidores meus (puxa sacos kkk) foram no dela xingar, ai ela apagou

    Mas recentemente a criatura teve a ousadia de criar uma nova conta chamada Tiffany, um novo blog, e copiar mais posts meus e da minha amiga… quando nós dizemos que ela é uma copiona ela ainda responde ”eu não copio de ninguém! eu que fiz tudinho!”. AH VA TOMAR NO C-!
    E até o nome do blog é copiado. O meu se chama Pizza e Pipoca. O da minha amiga é Sorvete de Creme. O copiado é PIZZA COM SORVETE -_-‘

    Eu só não me meto com esses negocinhos de justiça e tal pq eu só tenho 12 anos 😛

  2. Carlos G. Pedro disse:

    Clau diz, a dado trecho acima: «O "não conhecimento" não podem servir como desculpas para os atos praticados»
    (Este trecho copiei…peço desculpa), mas para acrescentar que, juridicamente, alegar o desconhecimento da Lei para que esta não seja ou não tenha sido cumprida não tem qualquer validade em qualquer processo jurídico (que é o mesmo que dizer, em qualquer tribunal) ou perante qualquer autoridade oficial. Daí a razão porque quando alguêm diz: "ah…eu não sabia!" Isso não tem valor, pois se a Lei existe é para ser cumprida. Se esse alguêm não a leu, isso não serve de desculpa em lado nenhum.
    Clau, mais uma vez obrigado pelos seus conselhos e dicas!

  3. .:: Clau ::. disse:

    My Word
    Se vc copiar meu texto e colar no seu blog, é considerado plágio sim..mas se vc criar um post, indicando esta matéria, apontando um link para cá, ai não é plágio, pq neste caso vc estaria apenas fazendo uma indicação de artigo com citação.
    Obrigada pela visita 😉

  4. My Word disse:

    Hum bela materia .:: Clau ::.
    Mais digamos eu peguei essa materia e coloquei em meu blog, mais coloquei os creditos isso sera considerado plagio?

  5. Docxweb disse:

    Para auxiliar a verificação da autenticidade de textos em relação a internet, sugiro o uso da ferramenta DOCXWEB (www.docxweb.com). Vale a pena conferir.

  6. .:: Clau ::. disse:

    Blog da Lully
    Compartilhar fazendo citações, não é plágio. Mas se vc copiar o post, sim, é plágio!
    Vc deve sempre verificar a licença do blog e ver quais as permissões que o autor dá em relação a divulgação dos seus textos.
    recomendo que vc leia bem a fundo os artigos do BLOGOSFERA LEGALIZADA para entender mais sobre esse assunto.

  7. .:: Clau ::. disse:

    Ju
    A única maneira q eu conheço é retirar a parte do link da imagem.

    Nica
    Mas vc deve denunciar! Se não denuncia indiretamente, está colaborando com impunidade. Existem leis que te protegem! Pense da seguinte forma: se vc for assaltada e reconhece o ladrão, vc não vai a delegacia denuncia-lo só pq vc sabe que as coisas q p ladrão levou foram compradas com seu dinheiro? Vai deixar o ladrão impune "gozando" por ai com as coisas que vc "ralou" para comprar? Quem fica no prejuizo?
    Dá uma lida nos artigos do Blogosfera Legalizada

  8. Blog da Lully disse:

    Olá, estou com uma dúvida e preciso de ajuda.
    No Blogger tem a opção de compartilhar os posts nas mídias sociais e até mesmo no próprio Blogger.
    Se eu gostar de um post num blog q eu visitar e quiser compartilhar no meu blog, é considerado plágio?
    Por favor, me responda assim q possível.

    Obrigada.
    Bjs.

  9. Nica disse:

    Muitas pessoas copiam e imitam vááárias coisas do meu blog,eu ñ gosto disso pq eu nem posso mostrar para meus leitores que foi uma idéia original!
    Mas eu ñ tenho coragen de denunciar,então eu fico no meu canto pq eu acho que mesmo sendo cópia eu vou saber que eu criei!
    mas isso prejudica ao meu blog pq eu quero que eles saibam que a idéia foi minha!
    O que eu faço?
    teengirls11.fashionblog.com.br

  10. pointofanimes disse:

    Muito boa matéria!

    E acho isso uma grande falte de senso e critaividade, pois assim, muitas pessoas podem não conseguir desenvolver conteúdo algum, pois ela nunca se esforçou para criar algo, mas sim, sempre copiou.

  11. Ju disse:

    OI, Clau
    muito bacana o seu blog! Acabei descobrindo através do beijo de batom e acabei de proteger o meu blog com diversos de seus códigos!
    Fiz inclusive um post alertando sobre isso hoje e amanhã vai entrar outro apontando aqui para o seu blog!
    Agora estou procurando um código para evitar que a pessoa clique nas imagens e abra em outra página, pq assim a pessoa consegue salvar como a imagem. Por acaso você tem esse código?
    beijos e obrigada!

  12. Lukas disse:

    Em uma parte você està certa Clau,eu fico horas e horas na frente do pc,escrevendo tutoriais,tesntando còdigos templates,tudo isso pros leitores e depois ele simplesmente dão um CTRL+C CTRL+V e copiam.

    fico a metade do meu dia enfrente ao pc,e depois esses malditos plagiadores fazem isso,não adianta colocar os termos de uso,liçença eles não respeitam.

  13. ::Clau:: disse:

    @LILIANE:
    Vc nem tem o pq se desculpar querida, ao contrário!
    Isso realmente é a pior coisa que existe, mas vc pode denunciar o blog que te plagiou.
    Te convido a conhecer o Blogosfera Legalizada, lá vc vai achar muita informação a respeito do tema plágio e direitos autorais, inclusive como proceder para denunciar o blog infrator…e vou te dizer: funciona viu?
    Dá uma passada lá, se quiser visite o nosso fórum tb, se cadastre e abra um tópico pra denunciar o blog q te plagiou.
    Estamos lá para ajudar mesmo, o pudermos fazer pra ajudar, estaremos ai a disposição.

  14. LILIANE disse:

    Acabei de descobrir que uma pessoa, que entrou como meu seguidor, foi no blog dela e publicou uma postagem minha.
    Eu tinha publicado no dia 28/06 e ele a publicou no dia 9/07.
    Ainda não sei direito como agir, pois estou aprendendo a "blogar", mas confesso, o sentimento é destruidor, como você bem disse, a gente dá um duro, para tentar colocar uma coisa boa e o seguidor, copia e nem cita a fonte.
    Agradeço esta postagem, vou me aprofundar, não porque sou melhor que ninguem, mas se quem é ferido moralmente desta forma, nao reagir, não fará mais sentido passarmos horas na frente do computador estudando, pra quem nem conhecemos copiar.
    Desculpa o desabafo, talvez é porque sou muito nova nessa situação.
    Um abraço

  15. ::Clau:: disse:

    @francinelson:
    Pode deixar que providências serão tomadas. Agora não sei se "agradeço" pelo aviso ou se "agradeço" por vc ter iniciado essa cadeia de plágios de minhas postagens, afinal vc me plagiou e o dono desse blog ai plagiou os seus artigos que foram plagiados de mim não é mesmo?

    @"Matielorz"
    Se eu entendi bem vc quer trocar o dominio do seu blog por um próprio é isso? Se for, e se vc for continuar usando o template que eu criei, nada será afetado. Domínio é uma coisa, template(layout) é outra, mesmo registrando dominio próprio, se estiver utilizando um template criado por outra pessoa, os créditos devem ser mantidos.

    @Claudya:
    Pois é, eu tb acho que vale a pena, inclusive denunciar conteúdo plagiado…
    Obrigada pelo comentário e pela visita…volte sempre. Seu blog é ótimo, parabéns.

  16. Claudya disse:

    Nossa, como é complicado lidar com esses cabeças ocas (plagiadores). Meus posts tb. já foram alvos de plágio. Mas sempre vale a pena se cercar de ferramentas que dificultem a vida deles. bjs

  17. "Matielorz" disse:

    Ei Clau,,,

    Bem legal essa matéria!

    Parabéns!

    Só uma coisinha! Ex: eu uso o seu template.
    Se eu for passar como domínio,eu teria que deixar de usar o seu post?

    Claro eu deixaria os Créditos,, mas só por curiosidade.
    xD

    Agora to ativo de novo, Estudar toma muito tempo!
    inda mais quando se é area de exatas (Mecatronica).

    E entao como seria se eu colocasse um dominio?

  18. francinelson disse:

    cláu!
    estou com um problema ali
    estou refazendo as minhas postagens
    mas ja tem gente copiando e agora o que eu faço

    repara só:
    http://tecnohacker-net.blogspot.com/search/label/Dicas%20Blogger

  19. Isabella F. disse:

    Olá. Coloquei o Link do blog no meu. Aceita a parceria?

    http://www.simbologiamaldita.blogspot.com

  20. ::Clau:: disse:

    @sonia regina:
    Eu quem agradeço sua visita aqui…volte sempre e sempre viu?

  21. sonia regina disse:

    Clau, parabéns!
    Uma matéria magnífica!
    vou colocar o link no meu blog 'pousio'.
    ah, e 500 mil obrigadas pela visita à minha revista.
    fiquei muito feliz.

    uma bela tarde de domingo.
    bjs

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.