Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Sem categoria Gustavo

Sustentabilidade na manufatura: como o controle de qualidade pode reduzir impactos ambientais?

Entregar produtos e serviços de qualidade é importante para todas as empresas, não importa o ramo de atuação. O controle de qualidade é um conjunto de procedimentos que visa garantir que um produto ou serviço seja entregue ao consumidor final dentro dos requisitos pré-estabelecidos.

Para criar esse padrão na produção, é importante seguir normas, procedimentos e outros recursos que auxiliam na regulamentação dos produtos. Um exemplo são as ferramentas de medição, como o micrômetro, que garantem que os processos produtivos estejam alinhados aos padrões estabelecidos para a produção, reduzindo erros e retrabalhos.

Dessa forma, podemos concluir que o controle de qualidade também contribui para a redução dos impactos ambientais. Com um maior nível de precisão na produção, ocorre uma redução da geração de resíduos e no consumo de matérias-primas, diminuindo os danos ao meio ambiente.

Quais os impactos da manufatura no meio ambiente?

Toda indústria gera diferentes tipos de resíduos, o que vai depender da sua produção, velocidade, controle de qualidade e outros fatores. Quando os processos produtivos não são controlados, podem gerar danos ambientais, devido à poluição do solo, da água, do ar, o uso de altas quantidades de água e outros.

O impacto ambiental da produção na indústria afeta o meio ambiente e também o consumidor final, que tem se preocupado em consumir produtos e serviços mais limpos e sustentáveis. 

Por isso, quando uma empresa de manufatura adota processos de produção sustentáveis e tem um forte controle de qualidade, é possível usar os recursos naturais e energéticos de forma mais inteligente.

Quais os motivadores para tornar a produção mais sustentável?

As grandes empresas entendem que a gestão ambiental e os valores éticos estão intimamente relacionados. Além disso, a produção verde está ligada a manter a rentabilidade e competitividade da empresa, pois ela melhora bastante a reputação da indústria no mercado. Veja outros motivadores a seguir.

Diminuição dos custos e desperdícios na produção

Para que as empresas tenham sucesso em criar operações mais rentáveis, é preciso reduzir os desperdícios e buscar usos eficientes da energia e recursos. Por exemplo, ao adotar uma filosofia Kaizen, é possível alcançar essa meta e criar uma cultura de produtividade e economia.

Impedir os custos e riscos da não conformidade

Quando a empresa estabelece processos menos agressivos ao meio ambiente e mantém um controle de qualidade rigoroso, evita infrações à legislação ambiental e a aplicação de multas e outras sanções.

Fortalecimento de marca

Atualmente, com o rápido compartilhamento de informações, é preciso se preocupar ainda mais com a opinião dos  clientes. Estar do lado das questões ambientais é uma ótima forma de fortalecer a imagem da organização.

Como promover a manufatura sustentável?

Ajustar os processos de produção da indústria pode ser um desafio, não é mesmo? Mas os benefícios são muitos, como você viu. Dessa forma, vale a pena pensar em práticas sustentáveis, que melhorem a qualidade de vida dos funcionários, aumentar os lucros e reduzir os danos ao meio ambiente. Entre algumas ações, estão:

  • aumentar a quantidade de materiais reciclados na operação. A reciclagem de materiais que atingem a vida útil também é uma forma de otimizar recursos;
  • adotar meios de conversar de energia renováveis, como a criação de microrredes de energia solar;
  • aumentar o uso de insumos verdes e éticos. Avaliar e rastrear a origem das matérias-primas usadas e priorizar os locais que seguem as normas rigorosas e práticas confiáveis;
  • incluir o design sustentável na produção: usar menor quantidade de embalagens, apresentação minimalista, projetar com durabilidade;
  • tomar iniciativas de conservação para proteger os fornecedores de insumos e os recursos naturais que são importantes para a empresa, como o conselho de especialistas em meio ambiente;
  • usar tecnologias para implementar ações mais sustentáveis, como a Internet das Coisas Industrial (IIoT), análise preditiva, machine learning e inteligência artificial.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.