Sem categoria Gustavo
Ração úmida vs. ração seca: qual é a opção mais adequada para felinos?
Existe companhia melhor do que a dos felinos? Não há nada mais aconchegante do que vê-los no sossego, ao nosso lado ou em vivências que tornam o nosso dia ainda mais feliz. É necessário cuidar daqueles que amamos, principalmente se forem nossos amigos de quatro patas.
A alimentação se atrela ao cuidado diário, e muitos querem saber qual ração para gatos é a mais indicada. Seria a opção seca ou úmida que agrega mais valor ao bem-estar do animal? Confira abaixo mais detalhes sobre essas duas escolhas e tome uma decisão assertiva.
As características da ração úmida
Em dias ensolarados ou não, é muito importante que o seu gato esteja bem hidratado, seja com opções alimentares que contribuem para o bom funcionamento do organismo dele, seja com ingestão regular de água.
A ração úmida para gatos tem uma textura completamente diferente e se adequa ao paladar de gatos mais exigentes ou que apresentam determinadas dificuldades para comer.
Essa é uma opção que apresenta maior teor de umidade e se destina àqueles bichanos que sofrem de algum tipo de problema urinário. Apresenta até 70% de água em sua composição e ajuda a prevenir infecções e cálculos renais.
Apesar de ter um custo mais elevado, apresenta outras vantagens bastante interessantes: menos calorias, fácil ingestão e um sabor e uma textura completamente convidativos.
O que a ração seca apresenta
Agora que você já conhece a ração para gatos úmida, chegou o momento de conhecer as características da ração seca.
Alguns tutores preferem essa alternativa por se tratar de uma opção que apresenta mais praticidade pelo fato de poder armazenar em um pote e transportar até o cantinho que o gato fica na casa.
Os grãos duram um pouco mais tempo e não apresentam o risco de contaminação comparado a opção úmida.
O fato de o bicho poder mastigar aquele alimento contribui bastante para a saúde dental, uma vez que reduz o número de tártaros e ajuda a remover a placa bacteriana.
Entretanto, ela não possui a mesma quantidade de água que a opção anterior. Nesse caso, é interessante que o tutor incentive o bichano a tomar mais água para não ficar vulnerável ao risco de doenças urinárias ou renais.
A opção que se adequa ao seu gato
Durante a convivência com o seu bichano você começa a perceber como é o estilo de vida dele, quais as opções alimentares que ele mais gosta e se ele precisa ou não de determinados estímulos para que continue saudável e de bem com a vida.
Como você percebeu nos tópicos anteriores, cada ração para gatos apresenta características bastante marcantes e não existe uma que se sobressaia à outra.
É importante que o tutor leve em consideração as características dessas duas opções para fazer uma escolha que se adeque melhor às necessidades do bichano.
Se o gato apresenta algum problema relacionado à obesidade, é importante não só adequar a dieta de maneira correta, mas também passear, brincar regularmente e não deixar que ele fique sedentário.
A questão da idade e do estado de saúde é bastante relevante na hora de fazer a escolha. Gatos mais idosos dispõem de necessidades nutricionais diferentes dos mais novos.
Diante disso, é muito importante conversar com um veterinário para que você possa ajudá-lo a construir uma dieta que se adeque melhor ao estilo e ao estágio que o seu gato se encontra. Afinal ele pode até mesmo oferecer uma escolha que se adeque aos dois tipos de ração para gatos.
Portanto, se você deseja mais praticidade no seu convívio com o felino, a opção seca contribui bastante para esse objetivo. Caso precise de mais hidratação e contato diário com determinadas proteínas, opte pela ração para gatos úmida, sempre com foco no que é recomendado pelo veterinário.
Seja o primeiro a comentar!