Sem categoria Gustavo
Harley-Davidson vs Royal Enfield: conheça as diferenças entre as motos
Para muitas pessoas, suas motocicletas são verdadeiras paixões que fazem o coração bater mais forte. Muito mais do que um mero meio de transporte, as motos são a forma que a pessoa encontra de demonstrar seu amor por velocidade, adrenalina e liberdade, com elas acompanhando o motociclista em diversas aventuras. Afinal, o trajeto se torna muito mais proveitoso ao sentir o vento batendo no capacete enquanto viaja para um destino muito desejado.
E quem ama esse universo provavelmente já ouviu falar muito de duas marcas bem famosas: a Harley-Davidson e a Royal Enfield. Centenárias, essas duas montadoras conquistaram fãs e admiradores em todo o mundo, criando impérios que são sinônimos de qualidade, primor técnico e beleza.
Mas existem diferenças entre as duas marcas? Quais são os pontos de destaque de cada uma? Neste texto, conheça um pouco mais sobre a história e as características das motocicletas de cada uma das montadoras.
Harley-Davidson
A montadora norte-americana Harley-Davidson foi criada em 1903 pela dupla William S. Harley e Arthur Davidson. A princípio, os amigos tinham projetado montar um pequeno motor de 116 cc. Entretanto, ao terminarem, perceberam que o motor não atendia o plano que eles tinham em mente, dedicando-se a criar modelos melhores e que permitissem maiores deslocamentos.
Pouco mais de 10 anos depois da criação, a Harley-Davidson obteve seu primeiro grande destaque ao participar da Primeira Guerra Mundial. Na ocasião, o governo dos EUA acabou adquirindo cerca de 15 mil motocicletas como esforço de guerra. Isso colaborou para que a empresa sobrevivesse à Grande Depressão econômica, fortalecendo-se no mercado automobilístico e conquistando reconhecimento que a tornou a marca de motos mais icônica do planeta.
Hoje, a Harley-Davidson oferece seis famílias de motocicletas para os clientes: Dyna, Touring, Vrod, Street, Sportster e Softail. Cada uma delas tem modelos com características únicas em relação a termos de estrutura, suspensão e motor, por exemplo. Por causa do prestígio conquistado, os exemplares da montadora costumam ser mais caros no mercado, mas são sinônimo de qualidade e performance, sendo o sonho de muitos motociclistas.
Royal Enfield
Já a Royal Enfield é uma empresa mais antiga que a Harley-Davidson. Originalmente fundada com o nome de Enfield Manufacturing Co. Ltd. pela dupla Albert Eadie e Robert Walker Smith, iniciou suas operações em 1893. Além das motocicletas, ela produziu cortadores de grama, bicicletas e motores estacionários.
A primeira motocicleta, no entanto, só surgiu em 1901. Esse modelo inicial foi criado após experimentarem uma estrutura de bicicleta que fosse mais pesada e equipada com um motor Minerva, fixado no tubo dianteiro. Assim como a Harley-Davidson, a Royal Enfield forneceu motocicletas para o governo britânico tanto na Primeira quanto na Segunda Guerra Mundial. Nesses casos, os modelos criados eram específicos para fins de guerra, sendo projetados para caber armas e outros equipamentos militares.
Uma parte importante da história da Royal Enfield é que, em 1955, a Enfield Cycle Company formou uma parceria com a Madras Motorcycles na Índia. A partir dessa colaboração, surgiu a Enfield da Índia, que montou a motocicleta Royal Enfield Bullet de 350 cc. A partir dessa parceria, a empresa começou a construir os seus componentes na Índia, ao invés de terceirizar as peças na Inglaterra. Em 1971, os sócios do lado britânico negociaram seus ativos, bem como o direito sobre o nome Royal Enfield para a Enfield da Índia.
As motos da Royal Enfield são mais em conta que as da Harley-Davidson, sendo que ela oferece nove modelos de motos no mundo todo. Entre elas, estão a Thunderbird, Classic, Bullet, Electra, Fúria, Forest Green/Black, Classic e Continental.
Seja o primeiro a comentar!