Dicas Bruna Farias
Entenda como funciona o algoritmos nas mídias sociais
As mídias sociais são ferramentas importantes para compreender melhor o comportamento do consumidor e estabelecer uma comunicação promissora com as pessoas.
Esse conhecimento é possível por meio dos algoritmos que ajudam a identificar o interesse do público e a maneira como ele se comporta em diferentes plataformas.
Toda estratégia de marketing digital precisa incluir as mídias sociais, como o Facebook, o Instagram e o Twitter. Mas, não basta apenas criar um perfil para o negócio, é esperar as coisas acontecerem.
É fundamental compreender como essas ferramentas funcionam e de que maneira vão responder ao conteúdo publicado. É assim que as estratégias vão se tornar mais assertivas e trazer os resultados esperados.
Os algoritmos precisam ser respeitados e seguidos, pois de nada adianta investir em estratégias pagas e criar os melhores conteúdos, se eles não estão de acordo com os critérios estabelecidos pelas plataformas.
Tudo acaba se tornando uma perda de tempo e dinheiro, algo que nenhuma empresa gostaria de marcar, mas quem está começando a trabalhar com as mídias sociais agora, pode ter algumas dúvidas.
Neste artigo, vamos explicar o que são os algoritmos presentes nessas plataformas, como eles funcionam e qual é a sua importância.
O que são os algoritmos das mídias sociais
Os algoritmos das mídias sociais são robôs que identificam as publicações que serão entregues para as pessoas. São responsáveis por ranquear os resultados no feed de notícias, considerando o grau de relevância do conteúdo para o usuário.
O propósito é melhorar a experiência de cada um e assim vão visualizar os posts de seu interesse e que possam atraí-los. Os algoritmos são importantes e saber usá-los é a melhor forma de impulsionar o seu conteúdo.
Nesse sentido, um fabricante de rótulo redondo precisa compreender os critérios de avaliação pertencentes aos robôs, compreendendo suas exigências, e a melhor forma de fazer isso é saber como eles funcionam.
Entenda o funcionamento dos algoritmos
O principal critério considerado pelo algoritmo é o comportamento do usuário em relação ao conteúdo oferecido. Quanto mais interações em um post e na conta da empresa, maiores são as chances de alcançar as pessoas.
Em outras palavras, o engajamento é um critério fundamental, mas não basta apenas fazer publicações que estejam de acordo com a persona da marca, é necessário compreender o funcionamento das principais plataformas, como:
- Instagram;
- Facebook;
- Twitter;
- LinkedIn.
Essas e outras redes sociais são fundamentais para as estratégias de marketing de qualquer empresa, como no caso de uma escola particular para criança.
Para entender um pouco mais, vamos explicar cada um deles, e nosso primeiro exemplo é o Instagram, que em 2014 tinha como foco o monitoramento das atividades dos usuários.
Em sua aba “explorar”, as pessoas viam conteúdos populares na plataforma e aleatórios aos seus interesses. Depois que o Instagram foi comprado pelo Facebook, o foco das publicações passou a ser a experiência do usuário.
Tudo aquilo que era mais interessante para as pessoas passou a ser priorizado, por conta disso, os algoritmos consideravam o nível de interação com a conta que publicava.
Dentre os fatores analisados estavam as mensagens, compartilhamento, comentários, curtidas e horários de publicação.
O horário que a empresa aposta é um critério muito importante para os algoritmos, tendo em vista que postagens recentes têm muito mais chances de aparecer para o seguidor. Daí a necessidade de publicar em horários de pico de uso.
A quantidade de interações é um fator primordial para impulsionar o post, portanto, a marca deve incentivar curtidas e comentários, além dos compartilhamentos.
Postagens com as quais os usuários mais interagem são os materiais que vão se sobressair no Instagram, tendo em vista que seu algoritmo considera o nível de interação das pessoas e assim compreender a relevância dos posts.
No Facebook, por sua vez, um fabricante de agitador de bancada para laboratorio não precisa lidar com algoritmos tão autoritários, tendo em vista que é o próprio usuário quem define as postagens que quer priorizar.
Mesmo assim, ele ainda avalia o nível de engajamento para entregar as postagens mais adequadas aos interesses do usuário. Assim sendo, quanto mais curtidas e compartilhamentos, mais chances de aparecer.
Os algoritmos dessa plataforma também analisam o tipo de publicação para determinar a prioridade. Antigamente, as imagens tinham mais possibilidade de chegar até as pessoas, mas os vídeos se tornaram o formato preferido.
Quanto ao Twitter, se eu foco é o compartilhamento de textos curtos e os usuários podem escolher algumas publicações que desejam visualizar.
As pessoas definem se querem ver posts em ordem cronológica, quando estiverem ausentes ou tweets mais relevantes do dia. Justamente, por isso, o principal critério de ranqueamento é a relevância.
Por fim, os assuntos mais comentados são colocados nos trending topics, e ganham prioridade os algoritmos.
Para um consultório de consulta particular oftalmologista, o funcionamento dos algoritmos e sua presença é algo muito importante, e vamos descobrir o porquê.
Importância dos algoritmos nas mídias sociais
Para quem não compreende a importância dos algoritmos nas mídias sociais, eles se parecem apenas como uma maneira de prejudicar os esforços de marketing de uma marca, mas, na verdade, eles ajudam muito as empresas e os usuários.
Inclusive, uma das principais razões de sua importância é a contribuição nos padrões de consumo, pois as redes sociais personalizam as postagens que estejam de acordo com as preferências do usuário.
Isso faz com que a pessoa permaneça mais tempo online e com isso acaba visualizando mais anúncios e conteúdos. Isso não se aplica apenas às mídias sociais, mas também a outras plataformas, como o Google e até um site e-commerce.
Por exemplo, se uma pessoa procura por bebidas para festa de aniversário, vai visualizar anúncios nas redes sociais e em outras plataformas com rótulo de garrafa de água mineral, refrigerantes e assim por diante.
Os algoritmos trabalham para sugerir produtos que sejam do interesse das pessoas, tendo como base suas buscas e visitas. Para o consumidor, é uma forma de encontrar o que ele precisa com mais facilidade.
As empresas, por sua vez, se tornam mais propensas a fechar negócio. Mas, para aproveitar esse potencial de direcionamento, é muito importante conhecer o funcionamento dos algoritmos.
Neste artigo, você compreendeu a maneira como eles atuam e com isso pode aperfeiçoá-los e aproveitar todas as vantagens das recomendações que fazem.
É assim que um sistema de machine learning trabalha de maneira mais eficiente e permite que a organização possa compreender um pouco mais sobre o comportamento das pessoas.
Mais do que facilitar a vida de uma empresa de mini salgados congelados, é uma forma de tomar decisões conscientes e ainda evitar as fake News.
Infelizmente, o Brasil sofreu e ainda sofre consequências graves da disseminação de notícias falsas nas redes sociais, mas essas plataformas perceberam esse problema e começaram a aperfeiçoar seus algoritmos para evitá-lo.
Da mesma forma, eles trazem muitas oportunidades para os negócios, uma vez que eles compreendem o que impulsiona as decisões do cliente.
Uma companhia que compreende melhor o seu público, consegue oferecer serviços personalizados e compatíveis com suas preferências, aumentando as chances de fidelização.
Também é por meio dos algoritmos que uma empresa de impermeabilização fachada predio consegue utilizar tecnologias baseadas em Data Science e Big Data. Com isso, vai prever tendências e automatizar relatórios e atividades de modo geral.
Os profissionais de tecnologia da informação precisam conhecer o funcionamento dos algoritmos, principalmente diante de um mercado repleto de vagas para desenvolvedores.
Por meio das possibilidades de melhorias, o negócio passa por uma transformação digital e consegue focar em inovação e tecnologia disruptiva, que trazem mais oportunidades para esses profissionais.
Além disso, os algoritmos garantem que os usuários visualizem mais conteúdos provenientes de amigos e familiares, mas isso não significa, necessariamente, que as marcas saem perdendo.
Muito pelo contrário, a partir do momento em que um fabricante de bateria estacionária gel publica conteúdos do interesse das pessoas, seus próprios seguidores podem compartilhar os materiais que vão chegar a outros usuários.
Ou seja, tudo o que a marca precisa fazer é conhecer um pouco mais sobre seu público, investir em conteúdos compatíveis com seus interesses e eles próprios vão interagir e impulsionar as postagens.
Considerações finais
Portanto, as mídias sociais devem fazer parte de todo planejamento de marketing, visto que são canais essenciais para a divulgação da marca e a interação entre ela e seu público.
Só que não basta apenas criar o perfil da empresa, é necessário saber como trabalhá-lo para potencializar os resultados e aproveitar as vantagens que esses canais oferecem.
Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre os algoritmos e de que maneira eles funcionam para garantir a melhor experiência aos usuários.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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