Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Gerenciamento Gustavo

Eficiência energética em casa: como economizar recursos e dinheiro?

Uma das principais formas de economizar nas atividades do dia a dia é prestar atenção na maneira como você utiliza a energia elétrica em casa. Além de alguns cuidados simples nas tarefas domésticas, a escolha por eletrodomésticos como forno elétrico, geladeira e ar-condicionado impacta diretamente o valor gasto no final do mês.

Sem o devido cuidado, especialmente em épocas de bandeira vermelha, em que o custo da energia é mais caro, fatalmente você terá uma surpresa nada agradável com o valor da sua conta de luz. Por isso, é importante pensar na eficiência energética da sua residência, bem como cuidar das escolhas e atitudes diárias para pagar menos, sem deixar de fazer o necessário.

Quer conhecer as principais dicas que podem te fazer economizar recursos e dinheiro de forma prática e inteligente? Confira o artigo e saiba mais.

Qual o primeiro passo?

Antes de começarmos, uma dica geral é chamar um eletricista para avaliar a fiação da sua residência. Em alguns casos, determinados pontos da residência podem estar sobrecarregados, puxando mais energia do que o normal e aumentando o gasto energético.

Essa manutenção rotineira é importante tanto para evitar o uso indevido quanto para a segurança da residência e da família.

Deixe a luz natural entrar           

A iluminação natural é uma das melhores estratégias para economizar energia e dinheiro. Por isso, evite deixar as janelas e cortinas fechadas durante o dia. Isso porque, quando você impede a iluminação natural de entrar, acabará acendendo a luz, mesmo sem necessidade.

LED: Lâmpadas econômicas e acessíveis

Quando a utilização das lâmpadas for necessário, opte por substituir os modelos tradicionais por lâmpadas de LED. As antigas fluorescentes e incandescentes possuem gasto energético muito alto, enquanto as lâmpadas de LED apresentam uma economia de 80%.

A temperatura do ambiente também influencia

O isolamento térmico tem o intuito de manter uma temperatura específica nos ambientes, seja ela alta, seja baixa. Isso resulta em um impacto menor de calor ou frio de um local interno para um externo.

Dessa forma, um ambiente com isolamento térmico reduz a necessidade do uso constante de refrigeração ou aquecimento, fator que pode influenciar o aumento da sua conta de energia.

Escolha bem seus eletrodomésticos 

Obviamente, os eletrodomésticos, por necessitarem da energia elétrica para o funcionamento, podem representar um alto gasto energético. Porém, com o avanço da tecnologia, existem no mercado diversos modelos que conseguem consumir a energia de forma correta e eficiente. Fique de olho e busque informações sobre o consumo energético dos aparelhos.

Por exemplo, ao escolher um ar-condicionado, prefira os modelos inverter, pois eles representam uma economia de até 40% em comparação aos tradicionais. Já no momento de comprar um forno elétrico, opte sempre por aqueles que apresentem o selo PROCEL tipo A, que, de acordo com o Inmetro, é mais eficiente. 

Fique de olho no consumo de sua geladeira   

Como falamos anteriormente, é importante checar com frequência a rede elétrica da sua residência. E uma das atitudes que deve ser evitada é a de utilizar a geladeira ao lado do fogão, compartilhando a mesma saída de energia. Por serem aparelhos com funções distintas, a energia exigida para que ambos funcionem corretamente é muito alta. Isso significa um risco para o ambiente e também um gasto exacerbado.

Além disso, verifique com frequência as borrachas de vedação da geladeira, pois caso elas estejam gastas, a tendência é que ela faça a geladeira usar ainda mais energia para manter o ambiente interno refrigerado.

Use a máquina de lavar com sabedoria

Um dos grandes erros de quem gasta muito com energia é utilizar a máquina de lavar com muita frequência. Por mais eficiente que ela possa ser, o uso desenfreado pode gerar ainda mais gasto com energia elétrica.

O ideal é esperar acumular a quantidade ideal para o uso da máquina, para aí, sim, colocar a roupa para lavar. Dessa forma, você evita muitas lavagens com pouca roupa e assim terá um gasto menor no final do mês.

Economize durante o banho

Banhos muito quentes podem representar até 20% do consumo de energia de toda a sua residência. Por isso, além de diminuir a frequência dos banhos quentes, atente-se com relação ao tempo gasto no chuveiro e opte sempre por desligar o aparelho ao se ensaboar.

Ao adotar esses hábitos em sua rotina, bem como organizar corretamente a casa com eletrodomésticos eficientes, é possível economizar energia sem dificuldades. Essa atitude é ótima tanto para te ajudar a gastar menos com a conta de luz quanto também para o meio ambiente.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.