Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Sem categoria Gustavo

Da entrada à sobremesa: como criar um cardápio criativo e coerente para receber convidados

Cozinhar para a família ou para os amigos não é uma tarefa tão difícil quanto parece. O truque está em se organizar, pensar em receitas com as quais tem mais afinidade e considerar também o gosto dos convidados.

Também é válido entender quais ingredientes serão necessários e já deixar os preparos prontos antes de ir para a frente do fogão ou cooktop 4 bocas na hora de cozinhar os pratos.

Você quer realizar o sonho de fazer aquele almoço especial e digno de um chef? Confira dicas que vão te ajudar na missão e deixar seus convidados de boca aberta — e com vontade de repetir o prato!

Tema e coerência 

O primeiro passo para dar início ao cardápio do dia é pensar em um tema. Neste momento, é indicado até considerar o clima, por exemplo, um dia mais quente pode combinar muito com pratos leves e tropicais.

Com o tema definido, é hora de ir atrás das receitas de entrada, prato principal e sobremesa. Selecione aquelas que mais chamaram sua atenção e analise se estão dentro do tema e se complementam de alguma maneira. O ideal é que o convidado sinta que cada prato apresentado é um complemento do anterior.

Variedade e equilíbrio 

Preferências e restrições alimentares precisam ser analisadas antes de você começar os preparos. Há convidados que seguem dieta vegetariana? Pense em pratos que não levam carne. Alguém tem alergia a camarão? Não utilize esse ingrediente nos pratos.

Além disso, varie os alimentos selecionados, mas seguindo a regra da dica anterior, sobre se complementarem. Tome cuidado também com os exageros ou com a falta; a quantidade deve servir bem todos os presentes.

Entradas criativas

A entrada tem o objetivo de dar um gostinho do que vem por aí, preparar o paladar das pessoas para o prato principal. Pense em algo saboroso e atrativo. O mais comum é oferecer algo leve, como as saladas de folhas e tomate-cereja, para não deixar ninguém com fome e abrir o apetite.

Patês, tábuas de frios, azeitonas, canapés, palmito e bolinho de carne seca são outros exemplos que podem ser servidos na entrada. Basta considerar o gosto pessoal e as restrições alimentares de todos os envolvidos.

Pratos principais

Os pratos principais devem levar em consideração sua experiência na cozinha, a disposição para se arriscar em algo novo e até o tempo de preparo que cada receita exige.

É essencial também que estejam alinhados com o tema, por exemplo, se for seguir a ideia do tema tropical, pode servir como entrada uma salada de folhas verdes e como prato principal um risoto tropical vegano.

Sobremesas 

A sobremesa encerra a refeição e conclui a experiência dos seus convidados, por isso, é preciso preparar algo que feche tudo com chave de ouro. Continue dentro do tema escolhido, respeite o gosto e as restrições dos presentes e pense em algo que vai deixar aquele gostinho de quero mais.

A ideia é oferecer algo que não seja muito pesado, tanto que o mais comum é que a sobremesa seja um pudim, um pavê, um creme e até frutas. Será o prato mais fácil de preparar e, para deixar o momento ainda mais especial, pode ser servido em taças individuais.

Apresentação e serviço 

Por último, a apresentação e o serviço também fazem parte de todo o processo. Mesmo que opte por um tema com pratos mais simples, você pode apresentá-los com toda pompa e oferecer uma experiência única e diferenciada para os convidados.

O objetivo é entregar uma experiência gastronômica completa, como se estivesse em um restaurante chique. Tanto que, ao apresentar os pratos, você pode ficar por perto, falar dos principais ingredientes usados e da riqueza de sabores a ser vivenciada pelos presentes.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.