Sem categoria Gustavo
Como escolher o vaso ideal para cada tipo de planta?
Cuidar de plantas é uma tarefa que exige dedicação e conhecimento mínimo sobre a espécie escolhida. Por mais que se queira apostar em um vaso padrão, os modelos variam conforme a necessidade da planta.
Um vaso de planta pequeno, por exemplo, pode ser ótimo para suculentas, minicactos e temperos de raízes curtas, como alecrim e manjericão. Já nos vasos grandes, você pode apostar na árvore-da-felicidade, na camedórea-elegante e até num limoeiro.
Será que você está escolhendo o vaso ideal para as suas plantas? Confira as dicas que vão te ajudar nessa tarefa!
Atente-se ao tamanho do vaso
O primeiro fator a se observar é o tamanho do vaso. Ele é grande, pequeno ou médio? O tamanho vai influenciar na escolha das plantas. Afinal, não dá para plantar algo com raiz profunda em um vaso menor, por exemplo.
Por outro lado, um vaso maior ocupa bastante espaço, então, se o objetivo é apenas ter alguns temperos e chás, como a hortelã e o boldo, um vaso pequeno ou médio está ótimo.
Escolha o tipo de vaso certo
Os vasos são feitos de diferentes materiais e para escolher o certo você precisa entender a função de cada um e onde ele funciona melhor:
De cerâmica
Ideal para os apaixonados por jardim com aparência mais rústica, o vaso de cerâmica também é muito resistente. Absorve bastante calor, então, não é ideal para ficar exposto direto ao sol ou para plantas que precisam de maior quantidade de água.
De concreto
Resistente ao sol e à chuva, são ótimos para plantas maiores que vão ficar do lado de fora. Por serem mais pesados, não podem ser acomodados sobre um móvel. Assim, o ideal é deixá-los direto no chão.
Combina também com ambientes internos mais rústicos, porém, a planta vai precisar de espaço.
De plástico
O modelo mais barato e fácil de encontrar, muito comum de vir com plantas compradas no supermercado, por exemplo. Tem uma boa variedade de tamanhos, mas não é indicado para áreas externas, já que tende a esquentar muito e prejudicar o crescimento da planta.
É ótimo para colocar dentro de casa e, por ser leve, você pode acomodá-lo sobre mesas e escrivaninhas.
De polietileno
São bastante semelhantes aos vasos de plástico, com a diferença de que o material é um pouco mais resistente. São leves e encontrados não apenas em diferentes tamanhos, mas também em várias cores.
Tornam-se uma boa opção para quem deseja ter plantas tanto na área externa como na interna. Diferente do plástico comum, o polietileno não esquenta tanto e garante conforto térmico para a planta na área externa ou interna.
De metal
Leves e resistentes, funcionam bem na área interna e ornam com uma decoração mais focada no toque futurista, com muito cinza e prateado. No entanto, possuem uma boa variedade de cores, então, também combinam com outros estilos decorativos.
São bastante fáceis de encontrar e, além de acomodar plantas com terra, também podem abrir aquelas flores com um pouco de água.
De vidro
Perfeito para a decoração de interiores, são modelos mais discretos, ideais para flores de corte, terrários ou plantas aquáticas. Pedem mais atenção com a limpeza, mas encaixam tranquilamente no estilo minimalista.
Por serem de vidro, são frágeis, então, não devem ficar em locais que atrapalhem a passagem ou o uso de mesas e escrivaninhas.
Sistema de drenagem
Para escolher o vaso certo, você também precisa considerar o quanto de água é necessário para a planta sobreviver. Afinal, água em excesso acaba apodrecendo as raízes.
O melhor é apostar nos vasos com sistema de drenagem, ou seja, pequenos furos no fundo que ajudam a eliminar o excesso de água.
Seja o primeiro a comentar!