Dicas Gustavo
Como escolher o notebook perfeito para os estudos do seu filho
Escolher o notebook ideal para os estudos do seu filho pode ser um desafio, considerando a variedade de opções disponíveis no mercado. Não apenas pela quantidade de opções, mas também pela necessidade de proteção contra os perigos da internet.
O dispositivo deve ser equilibrado em desempenho, autonomia de bateria, qualidade de tela e conforto do teclado, sem exageros que encarecem o investimento desnecessariamente. Ofertas ASUS, Dell e outras marcas possuem uma excelente relação custo-benefício e durabilidade.
Ao mesmo tempo, você precisa proteger seu filho contra golpes e ações criminosas que, infelizmente, tornaram-se populares na internet. E para evitar que seu filho seja mais um entre os 24% de jovens que caíram em golpes na internet, hoje vamos te ajudar em todos os aspectos da escolha de um notebook, desde a configuração até a segurança que você deve ter com o uso.
Desempenho do computador
Claro que você não precisa dar um notebook gamer para seu filho fazer as tarefas. Mas uma máquina com processador Intel Core i3 ou AMD Ryzen 3 já é suficiente. Esse processador já permite fazer trabalhos domésticos, rodar e baixar vídeos e criar apresentações sem exigir muito esforço do notebook.
Quanto ao armazenamento, opte por notebooks que tenham memória SSD, especialmente se o seu filho tem que levá-lo para a escola. Um HD pode ter seu disco danificado com o transporte e deixar o notebook lento, exigindo a troca do dispositivo. Já o SSD não tem esse risco.
Autonomia da bateria
Modelos com bateria de pelo menos 6 horas de autonomia são ideais para uso externo. Isso evita que seu filho tenha que usar o notebook na tomada e possa ficar sem notebook durante as aulas.
Nesse sentido, opte por notebooks com modelos mais finos que possuem baterias mais eficientes. Eles podem ser mais caros, mas vão te trazer uma grande economia de manutenção.
Tela de boa resolução
A qualidade da tela é essencial para o conforto visual. Por isso, escolha uma tela que tenha pelo menos 14 polegadas e resolução Full HD (1920×1080). Essas telas são maiores e possuem resolução clara, evitando a fadiga ocular.
Se você quer dar ainda mais proteção ao seu filho, instale um filtro de tela azul no notebook para impedir o excesso de luminosidade. Você também pode deixar o filtro amarelo do Modo Noturno ativado, dando mais conforto ao seu filho. A luz amarela é menos intensa e faz os olhos ficarem mais relaxados.
Teclado confortável e resistente
Um notebook já vem com teclado embutido, o que infelizmente não permite que seu filho possa escolher um que seja mais confortável. Nesse caso, não adianta inventar: ele precisa testar as teclas.
Caso você queira comprar um notebook online, procure uma loja física e leve seu filho para testar o teclado. Dê preferência a modelos com teclas bem espaçadas e fáceis de pressionar. Isso evita que seu filho desenvolva lesões por esforço repetitivo (LER) nos dedos a longo prazo.
Se a escola tem ambientes com pouca iluminação, ou seu filho estuda muito à noite, opte por notebooks cujo teclado tenha iluminação. Mas sempre alerte seu filho para não estudar por muito tempo em ambientes com essas condições.
Preços
De maneira geral, notebooks mais caros possuem uma longevidade maior. Contudo, não adianta pagar caro num aparelho que seu filho usará apenas para editar textos ou fazer tarefas. Nessas horas, ter equilíbrio pode te ajudar a economizar muito e, ainda assim, contar com uma boa máquina.
Por exemplo, você pode encontrar notebooks básicos para navegação e editores de texto a partir de R$ 2.000. Esses equipamentos são ideais caso seu filho esteja no ensino fundamental e precise fazer apenas tarefas básicas.
Já os modelos mais caros são indicados para estudantes que estão no final do ensino médio ou entrando na faculdade. Eles possuem configurações mais complexas que podem ajudar em cursos específicos, como design, engenharia ou programação.
Segurança digital
A segurança digital é um aspecto essencial na escolha de um notebook. Crianças e jovens são alvos particularmente fáceis de golpes na internet. Assim que você comprar o notebook, instale um bom antivírus e ensine seu filho a ativar o dispositivo para evitar ataques cibernéticos.
Caso você tenha uma criança, compre um notebook com controle parental, e use esse controle para limitar acesso a sites e aplicativos inadequados. Você também pode configurar o navegador para bloquear palavras-chave ou termos e impedir que seu filho acesse certos conteúdos
Por fim, a educação é fundamental nessas horas. Ensine boas práticas de segurança, como não clicar em links suspeitos e usar senhas seguras. E sempre esteja ao lado dele para orientá-lo caso seja necessário.
Seja o primeiro a comentar!