Otimização SEO Vanessa S.
Black hat e white hat – Entenda as práticas do SEO
Black hat e white hat.
A search engine optmization (SEO) é uma boa oportunidade para que seu blog saia na frente nas pesquisas do Google e de outros mecanismos de pesquisa.
Para quem ainda não tem muita prática ou não entende como o SEO funciona, há vários artigos aqui no blog que podem auxiliar, mas é bem importante entender que há práticas boas e ruins que vão influenciar de forma direta no seu ranqueamento. Por isso, elencamos aqui os termos conhecidos por quem trabalha com SEO – o black e white hat – e destrinchamos cada um para você saber o que é bom e o que não é na hora de otimizar seu site/blog e conteúdo para as páginas.
O que é o black hat e white hat?
No ‘dicionário do SEO’ o termo black hat significa as práticas abusivas para que os mecanismos de pesquisa se forcem a olhar para o site e ranqueie-o. O verdadeiro ‘jeitinho’ da busca orgânica, pode dar certo ao primeiro momento, mas os algoritmos já conseguem enxergar algumas dessas práticas que se tornaram comum para o resultado rápido.
Estas práticas para enganar os buscadores são, por exemplo, uso excessivo de palavras-chaves, principalmente nos títulos e subtítulos; palavras-chaves transparentes para o usuário, mas que ao escorregar de um mouse elas podem ser percebidas – os chamados textos ocultos; redirects (páginas que redirecionam para outro conteúdo automaticamente); gerador de conteúdo automático e mais.
Já o white hat, ao contrário, são as práticas bem vistas pelos mecanismos de pesquisa. São consideradas boas técnicas para o ranqueamento, ajudando deste modo, ao posicionamento do seu site. É claro que trabalhar o white hat é um processo que exige dedicação e o resultados demoram mais para aparecer (por isso que muitas pessoas optam pelo black hat para ‘experimentar’ algo mais ‘eficaz’), porém, as resultados são muito mais duradouros e satisfatórios.
O Google, principalmente, tem bons artifícios na manga para penalizar quem não age de acordo com as regras e políticas do seu site – isto inclui retirar a sua página de qualquer uma das posições. Nada mais justo, afinal, por que o Google iria ‘recompensar’ com a primeira posição alguém que não oferece um bom conteúdo para o seu usuário e que, ao mesmo tempo, não atende as necessidades do algoritmo?
Para você que se interessou e quer ficar por dentro do que o Google considera algo interessante para ranquear o seu site, visite a página que fala sobre as diretrizes para webmaster. Por lá, você encontrará mais informações sobre como deve ser o layout da sua página, como você deve trabalhar seu links e qual é a forma de se elaborar um bom conteúdo. Também há menções sobre o uso do black hat.
Enviado por: FastCom
Imagens: Getty Images
a partir irei ter mais cuidados com esse tipo de técnica que o google condena. excelente artigo.
INfelizmente muitos sites de baixa qualidade são rankeados através de técnicas de black hat. Logo logo o google irá dificultar mais essa modalidade.
Concordo com você, existem muitos “espertos” mas com o tempo o Google vai se aprimorando cada vez mais pra diminuir isso.