Sem categoria Gustavo
5 dicas de como prevenir a obesidade no seu pet
A obesidade tem sido um problema crescente entre os animais de estimação. Uma das principais causas desse problema inclui a alimentação inadequada ou excessiva, e quando somamos a isso a falta de exercícios, o número de animais de estimação obesos aumenta ainda mais. Essa condição pode levar a consequências muito sérias, por isso é importante que os tutores fiquem atentos e estejam sempre pensando na saúde do animal.
Mesmo que o seu animal esteja em um nível mais alto de obesidade, isso pode ser revertido. No entanto, a decisão deve vir principalmente do tutor, afinal, você, com certeza, não quer que o seu melhor amigo sofra com problemas como diabetes, doenças cardíacas ou problemas articulares, todos causados por excesso de peso. Para saber se o seu animal de estimação está mais gordinho que o normal, as características individuais devem ser levadas em consideração, como raça, morfologia e tamanho.
Depois de fazer essa identificação, o mais importante é pensar em estratégias que auxiliem a perda de peso de maneira saudável. No setor de alimentos para animais, existem diversas opções. Assim, ao procurar por comida para cachorro que está precisando emagrecer, vale a pena investir numa opção mais saudável.
Se o seu animal de estimação está engordando e você não quer que ele fique obeso, existem algumas dicas simples que ajudam a manter a saúde dele em dia. Confira!
1. Alimentação equilibrada
Alimentação inadequada é a principal causa da obesidade entre animais de estimação. Por isso, é muito importante que o seu pet tenha uma dieta saudável para que o peso se mantenha dentro do ideal. Ofereça opções ricas em vitaminas e nutrientes e não se esqueça de consultar o veterinário para determinar qual quantidade e tipo de ração seu animal deve comer, isso porque alguns fatores devem ser levados em consideração, como raça e idade.
2. Controle de porções
Realize também o controle sobre as porções de comida que ele come ao longo do dia. Alimente com porções menores e as distribua ao longo do dia. Não deixe a comida disponível o tempo inteiro; isso ajuda a evitar que ele coma em excesso mesmo quando não está com fome.
3. Evite alimentos humanos
Alimentar seu animal de estimação com comida de humano pode fazer com que ele ganhe mais peso, aumentando o risco de obesidade. Muitas vezes alimentos que são saudáveis para nós podem acabar sendo prejudiciais para os animais, como a uva e o tomate, por exemplo. Por isso, opte por oferecer petiscos que sejam específicos para cães ou gatos e evite compartilhar a sua comida com eles.
4. Exercícios regulares
Manter seu animal de estimação sempre ativo é mais que fundamental para evitar a obesidade. Se você tem um cachorro, é de extrema importância levá-lo para passear diariamente, considerando a idade, o tamanho e a energia que ele tem disponível para gastar. No caso de gatos, tenha sempre brinquedos que estimulem o instinto de caça deles e não se esqueça de sempre estar brincando com eles.
5. Check-ups regulares
Outra dica importante é fazer visitas regulares ao veterinário para monitorar o peso do animal e a condição corporal dele. Além disso, o profissional pode ajudar a identificar sinais de obesidade e indicar o melhor tratamento para a condição. Além disso, peça alguns exames para saber se o seu bichinho está saudável por dentro também. Cachorros acima do peso costumam apresentar diabetes e, em alguns casos, colesterol alto.
Seja o primeiro a comentar!