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Dicas Bruna Farias

Objetivo do CRM: 7 maneiras de como essa ferramenta pode ajudar a sua empresa

Oferecer um atendimento de qualidade e personalizar as interações são fatores determinantes para o sucesso de uma empresa e fazem parte da estratégia de CRM – Customer Relationship Management.

O CRM para empresas busca colocar o cliente no centro de todos os processos do negócio e já existe não é de hoje. Na verdade, os pequenos comércios de bairro já colocavam em prática o CRM quando simplesmente anotavam em um caderninho o nome dos clientes, o endereço, a data de aniversário, a frequência das compras, o valor médio de cada compra, os produtos preferidos.

Ou seja, com essas informações o comerciante conhecia bem os seus clientes e conseguia estabelecer um relacionamento mais próximo e de longo prazo.

Com os avanços tecnológicos, hoje em dia existem softwares de CRM que ajudam as empresas a organizarem os dados de seus clientes e a promover uma gestão de relacionamento mais eficaz, mantendo o cliente como foco das estratégias.

Neste artigo, vamos esclarecer qual é o principal objetivo do CRM e mostrar para que serve esse tipo de ferramenta.

Continue a leitura e saiba de quais maneiras o CRM pode ser útil para o seu modelo de negócio:

  1. Cadastro de clientes centralizado;
  2. Segmentação de clientes;
  3. Funil de vendas e identificação de oportunidades quentes;
  4. Lembretes de follow up;
  5. Centralização do atendimento e suporte;
  6. Relatório de desempenho das vendas;
  7. Geolocalização.

Qual é o principal objetivo do CRM?

O CRM é uma estratégia de negócios centrada no cliente e no relacionamento que a empresa constrói com ele.

Logo, é seguro dizer que o principal objetivo do CRM é permitir que a empresa conheça seus clientes com mais profundidade de modo a atender e antecipar suas necessidades, comunicando-se com eles de maneira personalizada e estreitando o relacionamento.

Para colocar essa estratégia em prática, é comum utilizar um software de CRM. O objetivo do CRM enquanto sistema é coletar, armazenar e organizar dados e informações relevantes sobre os clientes da empresa, mantendo um registro atualizado de toda a jornada de relacionamento e de interações com os diferentes pontos de contato da empresa.

A partir disso, é possível ser mais certeiro na hora de oferecer uma solução ideal para as necessidades específicas de cada cliente no momento mais oportuno.

Objetivo do CRM: como esse tipo de ferramenta pode te ajudar?

O objetivo do CRM é fazer com que a empresa surpreenda as expectativas de seus clientes, levando-os à fidelização.

Confira a partir de agora as principais utilidades que esse tipo de sistema especializado pode ter para o seu negócio:

1 – Cadastro de clientes centralizado

Um dos principais objetivos do CRM é centralizar em uma única plataforma todos os dados cadastrais e informações relevantes sobre os clientes e também sobre os fornecedores e outros parceiros da empresa. Isso facilita o acesso e evita duplicidade.

2 – Segmentação de clientes

Além de centralizar o cadastro, no sistema de CRM você também consegue segmentar os clientes por vendedor, por preferências de produtos e canais de interação, por ticket médio e por vários outros critérios que facilitem a personalização das abordagens.

Na prática, um bom CRM pode ajudar você a fazer isso em alguns cliques, veja como:

https://www.youtube.com/watch?v=EWil5XpX05I 

3- Funil de vendas e identificação de oportunidades quentes

No CRM, é possível criar um funil de vendas, que é uma representação da jornada do cliente – do primeiro contato até a finalização da compra.

Com a criação do funil de vendas na plataforma de CRM, fica mais fácil organizar e visualizar as oportunidades de vendas em andamento e identificar as mais quentes; ou seja, aquelas com mais chances de serem concretizadas.

Dessa forma, você consegue otimizar os esforços de marketing e de vendas em leads com maior potencial de serem convertidos em clientes.

Veja mais vantagens do funil de vendas neste infográfico:

Objetivo do CRM: 7 maneiras de como essa ferramenta pode ajudar a sua empresa

4 – Lembretes de follow up 

É comum que, devido à rotina corrida das operações de vendas, os vendedores acabem esquecendo de dar prosseguimento às negociações e fazer novos contatos com potenciais clientes.

Tendo isso em vista, uma ferramenta de CRM pode ajudar por meio do envio de lembretes de follow up. A plataforma envia para os vendedores uma notificação lembrando-os de contatar o lead para prosseguir com aquela venda.

5 – Centralização do atendimento e suporte

Outro objetivo do CRM é centralizar o atendimento e o suporte que a empresa oferece aos seus clientes.

Essa é uma característica especialmente útil no pós-venda. Todos os atendimentos e demandas recebidas ficam registradas nessa mesma plataforma. Assim, é possível entender quais reclamações são mais comuns, os horários de maior pico, quais melhorias no produto precisam ser implementadas com mais urgência.

6 – Relatório de desempenho das vendas

Com uma plataforma de CRM, você consegue ter acesso a relatórios bem completos e atualizados sobre o desempenho das vendas do negócio.

O software gera automaticamente os relatórios com gráficos sobre a performance dos vendedores e também sobre o desempenho das suas campanhas de marketing.

7 – Geolocalização

A geolocalização também é um recurso muito útil que um sistema de CRM pode oferecer. Por meio dela, os vendedores que trabalham com vendas externas podem otimizar as suas rotas de visitas aos clientes, podendo realizar mais visitas em menos tempo e gastando menos.

Relacionamento é um dos maiores diferenciais que uma empresa pode ter. Portanto, invista em um software de CRM e se destaque no mercado.

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.

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