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Automação de marketing e CRM: descubra quais são as vantagens de integrar esse dois tipos de ferramentas

Já pensou em combinar automação de marketing e CRM na sua empresa?

Para o bom desempenho dos negócios, é muito importante que haja um alinhamento entre o time de vendas e o de marketing. Porém, o fato de cada equipe trabalhar com sistemas e ferramentas diferentes contribui para a falta de alinhamento e faz com que um time fique alheio aos processos do outro time.

Nesse sentido, uma das formas de impedir que isso aconteça é a partir da integração entre as ferramentas de automação de marketing e CRM.

Essa é uma prática capaz de garantir maior coesão e agilidade às ações de ambas as equipes, pois tanto o time de marketing como o de vendas passarão a compartilhar das mesmas informações sobre os clientes e sobre os processos comerciais.

Para entender melhor esse assunto, te convidamos a prosseguir com a leitura e conferir nas próximas linhas o que é automação de marketing e CRM e descobrir alguns motivos para promover a integração entre esses dois tipos de ferramentas:

  1. Evita a ocorrência de ações duplicadas;
  2. Monitoramento das oportunidades no funil de vendas;
  3. Acompanhamento detalhado do desempenho das estratégias;
  4. Facilidade para compartilhar dados e informações;
  5. Aprimoramento da experiência do cliente;
  6. Aumento da produtividade.

O que é automação de marketing e CRM?

A automação de marketing consiste, basicamente, em utilizar ferramentas especializadas para executar algumas tarefas de maneira automática. A intenção é permitir que as equipes de marketing e de vendas possam se dedicar mais a questões estratégicas.

Com a automação de marketing, é possível, por exemplo, programar disparos de e-mail marketing para nutrição de leads, agendar publicações nas redes sociais, gestão da lista de contatos, etc.

Ou seja, atividades manuais, que demandam muito tempo, passam a ser executadas por um software de automação de marketing com mais agilidade e eficiência. E, apesar da automatização, você consegue ainda personalizar as interações.

O CRM comercial, por sua vez, é um tipo de ferramenta com foco na gestão e fortalecimento do relacionamento entre a empresa e seus clientes.

Esse sistema coleta, organiza e centraliza os dados sobre todos os clientes da empresa, desde informações pessoais até preferências, canais de comunicação mais utilizados, histórico de interações e compras anteriores.

O objetivo do CRM é permitir que a empresa conheça mais a fundo os seus clientes e ofereça soluções personalizadas.

Quais as vantagens de combinar automação de marketing e CRM?

Quando a empresa promove a integração entre automação de marketing e CRM, ela consegue melhorar a qualidade do relacionamento com seus clientes, otimizar o fluxo de nutrição de seus leads e promover um melhor alinhamento entre os times de marketing e de vendas.

Descubra a partir de agora quais são as principais vantagens de combinar automação de marketing e CRM.

1 – Evita a ocorrência de ações duplicadas

Uma das principais vantagens de combinar automação de marketing e CRM é evitar equívocos relacionados a informações duplicadas e ações simultâneas. Por exemplo, dois vendedores contatarem o mesmo lead ou então enviar um material de nutrição duas vezes.

Com essa integração, todos têm acesso às mesmas informações.

2 – Monitoramento das oportunidades no funil de vendas

Ao integrar a automação de marketing e CRM, fica mais fácil acompanhar a evolução dos leads no funil de vendas. Além disso, é possível definir estratégias de marketing e vendas que sejam mais coerentes com o momento em que cada lead se encontra na sua jornada.

3 – Acompanhamento detalhado do desempenho das estratégias

Com a automação de marketing e CRM, você tem acessos a relatórios mais precisos e completos sobre o desempenho das estratégias adotadas.

Combinadas, essas ferramentas oferecem dados valiosos que poderão orientar as tomadas de decisão. Por exemplo, fica muito mais fácil mensurar o retorno dos investimentos em marketing para a aquisição de novos clientes.

4 – Facilidade para compartilhar dados e informações

Outra grande vantagem que a integração entre automação de marketing e CRM é a maior facilidade para a troca de informações. Os times de marketing e de vendas conseguem compartilhar os dados cadastrais dos clientes, o perfil, os interesses e o histórico de relacionamento sem muita dificuldade.

Dessa forma, é possível adotar abordagens mais personalizadas e estreitar o relacionamento.

Veja alguns exemplos práticos de como um CRM pode proporcionar isso a você na prática:

https://www.youtube.com/watch?v=WiQZHQfDJG8&t 

5 – Aprimoramento da experiência do cliente

A experiência do cliente é um fator essencial para trazê-lo mais para perto da empresa e fidelizá-lo.

Com a integração entre automação de marketing e CRM, a empresa consegue oferecer a melhor experiência possível a partir de um entendimento mais claro do seu comportamento, de suas preferências, de suas expectativas e do seu perfil.

Além disso, essa combinação ajuda a evitar falhas – como as já mencionadas ações duplicadas – e manter os clientes satisfeitos com as ações de marketing e com o relacionamento.

6 – Aumento da produtividade

Com a automatização de várias tarefas de marketing, é possível fazer uma gestão melhor do tempo disponível e aumentar a produtividade das equipes.

As horas de trabalho passam a ser ocupadas por tarefas mais estratégicas e com verdadeiro potencial de trazer resultados de maior valor para a empresa.

As ferramentas tecnológicas podem ajudar a tornar as suas estratégias de negócio mais eficazes.

Integre automação de marketing e CRM para reduzir burocracias, formar equipes mais produtivas, evitar falhas e conduzir campanhas mais bem sucedidas.

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.

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