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Redes Sociais Bruna Farias

SMO: O que é e qual sua importância?

Como qualquer empreendedor que busca aproveitar ao máximo todas as oportunidades disponíveis para uma empresa, saber sobre o que é SMO (Social Media Optimization), ou otimização das mídias sociais, faz parte do planejamento de negócios e de marketing. 

Inclusive, isso se mostra imprescindível em tempos em que a tecnologia e as redes sociais, e demais plataformas digitais, se mostram importantes para a administração e divulgação de uma marca, produtos e serviços. 

Mesmo quando essas oportunidades não custam dinheiro, é necessário investir tempo e energia, e é preciso gastar o mínimo possível, para se concentrar em outras tarefas e atividades que qualquer empresa demanda, dentro da rotina de trabalho.

Entretanto, é preciso saber realmente o que é SMO, como se faz isso, e qual o tempo necessário é preciso dedicar para, enfim, alcançar as metas e objetivos almejados. 

O que é SMO na prática?

A otimização de mídias sociais de uma empresa de ar condicionado instalação, bem como de qualquer outro segmento de negócios, é um processo analítico durante o qual os profissionais de marketing avaliam, conforme as campanhas publicitárias são desenvolvidas e ganham vida, os resultados e melhorias possíveis nas redes sociais.

O foco está em determinar quais têm impacto positivo sobre o público-alvo e, para isso, são utilizados diferentes canais de comunicação, desde que sejam adequados para a execução de estratégias de marketing e, assim, se conectar aos consumidores em todos os pontos de contato.

No plano voltado para o marketing digital, as redes sociais estão em alta e são fundamentais para aproximar do público. Mas é possível utilizar outras ferramentas, entre as quais:

  • E-mail marketing; 
  • Loja virtual;
  • Marketplaces;
  • Site corporativo.

Por meio da captação de informações, os responsáveis pelo planejamento de marketing digital podem otimizar as mídias sociais, investindo mais tempo e capital financeiro nas plataformas e mensagens que melhor ressoam entre os consumidores. 

Detalhes das ações de SMO

À medida que os consumidores que buscam garrafa personalizada com nome, por exemplo, se tornaram mais hábeis em ignorar as mensagens de marketing, criar uma experiência personalizada e positiva para o cliente se torna uma prioridade para os profissionais que atuam no setor. 

Para isso, as empresas e equipes de marketing devem investir cada vez mais em campanhas voltadas para o ambiente digital, com orçamentos dignos de estabelecer um crescimento exponencial da marca com o uso da tecnologia. 

Ainda assim, é preciso apresentar dados concretos que demonstram o impacto dessas campanhas, e o reflexo preciso no ROI (Return Over Investiment),ou seja, o retorno sobre investimento, das empresas junto ao mercado consumidor em que atuam.

Dessa forma, a otimização das mídias sociais se mostra tão importante para as empresas, e consequentemente, para as equipes de marketing que estão responsáveis por essa tarefa tão importante que é divulgar e fortalecer a marca, promovendo o crescimento.

Os insights derivados desses dados permitem que se crie campanhas personalizadas, visando os consumidores no nível pessoal, para enfim aumentar o ROI de forma significativa e tornar as ações mais qualificadas.

Em última análise, o objetivo do SMO é descobrir os tipos de postagens, e quais as mensagens, que atingem o público-alvo, e como eles respondem a isso para, em seguida, otimizar as campanhas para garantir que atendam a esses requisitos no canal certo e na hora certa, ampliando o alcance e viralizando materiais, por exemplo. 

A importância do SMO no marketing moderno

A otimização das mídias sociais desempenha um papel crucial no marketing atual, pois ajuda a atingir objetivos significativos, como criar a experiência do cliente de forma mais personalizada, e maximizar o ROI de maneira apropriada. 

Ao atender a essas duas necessidades, é possível avaliar os dados sobre os engajamentos nos pontos de contato. 

Para isso, os profissionais de marketing podem entender aspectos como em quais canais é possível ter maior alcance e quanto tempo os clientes que precisam de tubos galvanizados despendem nas plataformas (o que pode variar de acordo com o nicho de mercado e perfil do consumidor), compreendendo melhor como cada internauta pode se envolver. 

Assim, é possível direcionar o orçamento de maneira segura, e dedicar mais tempo e criatividade na criação de experiências para esses usuários. 

De qualquer forma, por mais que cada usuário tenha uma percepção positiva da marca de maneira individual, é preciso colocar em prática esforços omnichannel, e assim garantir que as mensagens cheguem ao consumidor de maneira otimizada, no momento mais adequado.

Isso vai influenciar, de maneira direta, no momento em que decidem comprar, ou mesmo indicar, a marca, os produtos e serviços para terceiros, como forma de engajamento orgânico utilizando as redes sociais de maneira específica.

Desafios de SMO que devem ser encarados

Existem 3 questões principais que os profissionais de marketing precisam responder ao tentar determinar onde otimizar as campanhas. 

A primeira se refere aos ambientes nos quais se deve investir o dinheiro. A segunda trata de quais canais o público-alvo está presente, enquanto a terceira se refere a que tipo de mensagem o consumidor final pretende responder. 

Essas questões se mostram desafiadoras, antes de encontrar as respostas definitivas. Isso porque aprender essas informações para saber onde os profissionais de marketing devem investir o dinheiro exige que tenham recursos analíticos profundos.

Entender onde, quando e com qual mensagem direcionar os consumidores que precisam de digitalização de documentos de maneira eficaz, exige que esses mesmos profissionais implantem modelos de atribuição avançados.

Ou seja, é preciso oferecer dados em nível pessoal para cada ponto de contato envolvido, considerando fatores externos.

Isso leva aos dois principais desafios que afetam a otimização das mídias sociais.

1. Seleção e configuração de modelos de atribuição

Para obter os dados necessários para a otimização das mídias sociais, os profissionais de marketing precisam determinar qual tipo de modelo de atribuição fornecerá os melhores dados sobre as campanhas. 

Enquanto alguns modelos são mais adequados para campanhas voltadas para as redes sociais, outros fornecem dados melhores utilizando landing pages ou e-mail marketing. 

A partir daí, é preciso garantir que a equipe de marketing tenha o poder de processamento analítico para definir as plataformas, com a chegada de big data em insights acionáveis e que podem ser aproveitados para a otimização da campanha. 

2. Compreensão de dados e estratégias aplicadas

Não basta ter esses dados, é preciso que os profissionais de marketing sejam capazes de entender o que tem em mãos. 

Isso requer competências em alfabetização de dados, sendo capaz de avaliar as informações geradas conforme os modelos de atribuição e plataformas de análise de marketing, e assim formar insights sobre o público-alvo e o mercado atual. 

Esse é o segundo desafio que os profissionais de marketing enfrentam ao otimizar as mídias sociais, pois é preciso uma equipe que obtenha as análises capturadas de forma qualitativa, ou então os números nunca apontarão a direção certa. 

Isso pode levar a erros de atribuição que, de uma maneira inapropriada, fazem com que se gaste mais em táticas com menos eficiência. 

3 dicas para a implementação de SMO

Para a efetiva otimização das mídias sociais para aumentar o ROI, os profissionais de marketing precisam de 3 recursos, no mínimo.

1. Una dados do cliente e do mercado

A coleta de dados deve se dar em nível pessoal, sobre como cada cliente se envolve, e quais os pontos de contato nos canais disponíveis.

Isso vai além de apenas campanhas online. Para que a otimização seja eficaz, há a necessidade de uma medição offline precisa, que pode ser correlacionada com o direcionamento digital e, assim, determinar como cada uma contribuiu para uma conversão. 

Além disso, é preciso de dados agregados, oferecidos pela modelagem de mix de mídia, para entender como os fatores externos afetam as decisões de compra de quem precisa de serviços como consultoria tributária para o setor industrial ou comercial.

2. Implemente uma plataforma de análise avançada

Os profissionais de marketing devem implementar uma plataforma de análise avançada, para assim processar todos os dados coletados por meio de vários modelos que compõem a medição unificada.

Essa plataforma agregará e normalizará esses dados, a fim de fornecer às equipes de marketing o contexto necessário para desenvolver insights acionáveis, e assim traduzir em um SMO adequado ao modelo de negócio empresarial, trazendo insights de temas e formatos para um calendário editorial nas mídias, por exemplo.

3. Utilize insights em tempo real

Além de apenas fornecer esses dados, a plataforma de análise deve ser capaz de fazê-lo em uma velocidade que permita a otimização na campanha. 

Aquisições de dados mais rápidas significam que os profissionais de marketing podem avaliar as descobertas, permitindo que as atualizações possam ajudar a aprimorar a experiência do usuário de forma imediata.

Conclusão

Como dica final, vale a máxima de que, para entender de verdade o que é SMO, a primeira coisa a se fazer é criar um ótimo conteúdo, que esteja devidamente relacionado ao consumidor para, enfim, alcançar o compartilhamento. E isso deve ser feito de uma maneira fácil.

Além do devido uso das redes, dentro dos sites, blogs ou lojas virtuais, é importante inserir os botões de compartilhamento nas diversas mídias sociais, e que no final fazem grande diferença. 

Otimizar o SMO inclui procedimentos técnicos, como adicionar imagens, botões e links de compartilhamento, além de ícones de redes sociais e tags de título para as postagens. 

O importante é oferecer aos clientes fidelizados de uma empresa que desenvolve projeto elétrico residencial, ou qualquer outro segmento, a opção de inscrição e o convite a interagir por meio de comentários positivos. 

Tudo isso vai aumentar o tráfego nas redes sociais e, consequentemente, o volume de receita e lucro.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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