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Marketing Digital Bruna Farias

Remarketing: aprenda como resgatar o cliente esquecido

Quem usa a internet tem acesso a muitas ofertas todos os dias. Devido a isso, nem sempre é possível conquistar muitos clientes de uma vez só. É por isso que existe o Remarketing.

Você mesmo já deve ter entrado no site de uma empresa, colocou produtos no carrinho de compras, mas por algum motivo não confirmou a compra.

Nesses casos, é comum que ofertas semelhantes à que você não concluiu apareçam em outros sites posteriormente.

Este é um exemplo clássico de remarketing de comércio eletrônico. Leia o texto a seguir para saber o que é remarketing, exemplos de uso para aplicar em seu negócio e como a técnica funciona.

O que é remarketing?

Em geral, é uma estratégia usada para abordar os mesmos indivíduos que já acessaram certos conteúdos, mas não se tornaram clientes.

Em outras palavras, você está mostrando esse conteúdo, campanha ou até mesmo anúncio para pessoas que entraram em contato com a  Empresa de portaria em algum momento e você deseja reativar.

O principal objetivo do remarketing é obter maior impacto e atrair cada vez mais usuários que demonstraram interesse nos produtos ou serviços da sua empresa.

Você se lembra de entrar em uma loja online e deixar um item no carrinho de compras? Se sim, a empresa em questão pode ter entrado em contato com você por e-mail para lembrá-lo da compra não realizada.

Outra situação muito comum na qual podemos perceber o que é remarketing envolve anúncios dos produtos que procuramos no Google.

Essa se tornou uma forma de chamar a atenção dos potenciais clientes – os chamados leads – para agirem a respeito da mercadoria que foi pesquisada anteriormente.

Exemplos de remarketing

Para prosseguir, vamos listar os tipos de anúncios que podem ser criados para uma campanha de remarketing bem sucedida.

Acompanhe para entender como essa técnica pode ser bem aplicada à venda de piso de concreto polido bem como entre tantas outras possibilidades de produtos e segmentos de atuação.

Anúncios de produtos que clientes têm interesse

A internet é um ótimo lugar para fazer um orçamento grátis, afinal, nenhum vendedor virá atrás de você para perguntar se você precisa de ajuda ou não.

Todos nós passamos algumas horas em lojas sem intenção de comprar, apenas avaliando o preço de um produto.

Inevitavelmente, nos atraímos por determinados produtos e acabamos comprando alguns deles.

Uma maneira criativa de se aproveitar disso é usar blocos dinâmicos de remarketing para redirecionar o tráfego para o site do Veterinário 24 horas, por exemplo.

A ideia é bastante simples: crie anúncios com produtos semelhantes aos que um determinado cliente visitou recentemente, lembrando-os do que eles gostam.

Além disso, disponibilize um código de desconto e veja os resultados: a maioria dos usuários retornará e, claro, não conseguirá resistir a uma compra.

Com um pouco de incentivo, você pode trazê-los de volta ao seu site e convertê-los.

Imagens impactantes

Ao criar um anúncio de remarketing, lembre-se de que a imagem é a parte mais importante e o foco principal do leitor.

Assim, elas devem ser um resumo das informações que serão veiculadas no texto e devem ser tão impactantes quanto o seu título (ou até mais).

Se a oferta promete poupar tempo, transmita essa sensação com a imagem escolhida.

Publicidade para lembrar os compradores o quanto eles amam sua marca

Para muitos serviços de contabilidade preços, o lucro está em clientes recorrentes. Quanto mais vezes uma pessoa retornar à sua loja, melhor.

Clientes satisfeitos são os mais fáceis de converter, tendem a fazer aquisições de maior valor e podem indicar a marca para conhecidos. Então não é difícil entender a lógica por trás disso.

Existem muitas maneiras criativas de lembrar aos consumidores que sua marca é a favorita deles. O remarketing é uma ótima forma de fazer isso.

Se alguém fez uma compra recentemente, faça uma campanha única para lembrá-lo de que novos produtos acabaram de chegar na loja, por exemplo. Incentive o feedback e veja melhorias em seus resultados.

Anúncios que combatem o abandono de carrinho

O abandono de carrinho é, provavelmente, a maior causa do investimento em remarketing.

Um recurso que tende a funcionar é incentivar quem desistiu a voltar ao site da  loja de bicicleta e concluir a compra.

Os compradores muitas vezes não sabem que abandonaram o carrinho ou pensam que, ao fazê-lo, não podem recuperar suas ações anteriores. Assim, um incentivo para a conclusão, lembrando que o item o aguarda, pode ser o que é necessário para fazer essa venda.

Você investiu tanto nesse prospect que conseguiu fazê-lo navegar no seu site, se interessar pelo seu produto e até simular uma compra.

Sendo assim, dedicar um pouco mais de tempo e recursos para convencê-lo é imprescindível.

Crie um anúncio criativo e lembre-os de que a compra está pendente. Quanto mais personalizado o contato ou oportunidades, melhor.

Como funciona o remarketing?

Antes de fazer seu anúncio, o Facebook, Google Adwords ou a rede escolhida para anunciar devem ter informações sobre os usuários que entraram em contato.

Portanto, essas ferramentas disponibilizam recursos para identificar as pessoas antes de criar anúncios.

Confira, a seguir, as maneiras como o remarketing pode ser executado nesses canais.

Lista de e-mails

A primeira maneira de alimentar sua rede de anúncios com dados é com sua lista de e-mails

Por exemplo, no Facebook, você pode incorporar uma planilha com contatos de clientes em potencial e direcionar anúncios personalizados para esse público.

Dessa forma, você cria mais um canal de interação com eles, baseado não só na abertura de e-mails, mas também na comunicação via Facebook.

Pixel de remarketing

Ao contrário das listas de e-mail, o uso de pixels pode automatizar o processo de remarketing. 

Para fazer isso, você deve instalar o pixel fornecido por redes de publicidade como Facebook e Adwords no site da empresa, seja uma assistencia tecnica rinnai ou um e-commerce de eletrônicos.

O pixel, além dos recursos para criação de imagens na tela do seu computador, também é utilizado para coletar informações das pessoas que visitam seu site por meio de cookies.

Com as informações que o pixel nos fornece, podemos rastrear dados como:

  • Número de visitas;
  • Número de impressões em um anúncio;
  • Produtos visitados;
  • Pesquisas realizadas.

A partir daí, executar campanhas direcionadas a audiências segmentadas fica mais fácil e preciso.

Vantagens do remarketing

Por fim, com os recursos e possibilidades do remarketing bem claras, entenda de uma vez por todas porque essa estratégia é tão importante.

Aumenta as conversões de leads

Se alguém encontrou seu site ou aplicativo, você já superou um grande obstáculo para se conectar com as pessoas.

Com o remarketing, é possível aumentar as chances de transformar aquele lead em um cliente real.

Isso porque o remarketing dá o incentivo para obter o que eles estavam procurando em primeiro lugar.

Esses tipos de anúncios não apenas lembram os usuários da sua marca, mas também podem ser programados para levar os usuários diretamente de volta à página em que pararam.

Portanto, se eles visitaram a página de preços pela última vez, por exemplo, seu anúncio de remarketing poderá trazê-los de volta logo após o clique. O resultado: uma experiência perfeita que prepara para a transação efetiva.

Gasta menos recursos

Ao alcançar pessoas que já demonstraram interesse no que você tem a oferecer (tornando-as mais qualificadas), você gasta menos do que se começasse do zero para construir uma grande rede de contatos.

Embora o custo total dependa de sua estratégia geral de marketing, também existem outras maneiras de economizar.

Por exemplo, você pode combinar o remarketing com segmentação para apresentar os itens aos leads certos e na hora certa.

Conserva a marca na memória

Existem muitas razões pelas quais as pessoas navegam em seu site sem converter.

Talvez elas precisem fazer uma ligação, estejam fazendo alguma pesquisa ou apenas queiram esperar um tempo antes de tomar uma decisão.

Com a magia do remarketing, você pode lembrar as pessoas de seus interesses anteriores com esses anúncios direcionados, especialmente se elas procurarem ofertas semelhantes novamente.

Permite que você se concentre mais em seus anúncios

Um dos principais benefícios dos anúncios de remarketing é que eles segmentam diretamente pessoas que realizaram várias ações para demonstrar interesse em seu produto ou serviço de forma mais automática.

De acordo com o Google, você pode criar algumas listas de remarketing que se aplicam a cenários específicos, como pessoas que adicionaram algo ao carrinho mas não concluíram uma compra. Assim, todas as pessoas que efetivarem essa ação serão incluídas na lista.

Você também pode criar anúncios de remarketing que oferecem descontos especiais para um subconjunto de usuários que realizaram determinadas interações com você.

Desta forma, os potenciais clientes ficarão ainda mais incentivados a regressar ao seu website.

Conclusão

Por vezes, investir em remarketing é ainda mais importante do que direcionar esforços para novos tipos de anúncios.

Afinal, a fidelização de clientes está no cerne de toda empresa de sucesso – e o remarketing também!

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