Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Bruna Farias

Melhores tecnologias para a indústria: conheça agora!

Se você trabalha no setor industrial ou simplesmente quer conhecer as melhores tecnologias para a indústria, você precisa conhecer esta lista que preparamos para você. Atualmente, a indústria está na sua quarta fase, chamada de Indústria 4.0. Também chamamos este período de quarta revolução industrial. 

Neste aspecto, a nova fase da indústria engloba novas tecnologias que trazem maior produtividade e eficiência produtiva. Essas tecnologias têm um grande potencial para continuar a conectar bilhões de pessoas à web e melhorar drasticamente a eficiência de negócios e organizações.

Por isso, esqueça o modelo industrial anterior: estamos em uma nova era! Agora, a indústria preza pela automação das práticas tradicionais de fabricação através de tecnologias digitais. Neste novo modelo, as fábricas estão se tornando cada vez mais autônomas, usando algoritmos e aprendizado de máquina para se tornarem “inteligentes”. 

As melhores tecnologias na indústria estão permitindo que os funcionários deixem a papelada de lado e concentrem tempo e energia em áreas de maior valor agregado. Por isso, a produtividade está cada vez mais associada à inteligência artificial e outras soluções tecnológicas. 

Mas quais são as melhores tecnologias para a indústria do Brasil e no mundo que estão revolucionando a produção? Vamos ao conteúdo!

1 Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial e o aprendizado de máquina são essenciais para uma produção inteligente. Toda a premissa em torno dessa nova revolução industrial é eliminar o processamento manual, e a IA é a principal ferramenta a ser usada em seu lugar. 

A IA pode usar os dados gerados a partir de uma fábrica conectada para otimizar máquinas, reprogramar fluxos de trabalho e identificar melhorias gerais que podem ser feitas para aumentar a eficiência. 

Em outras palavras, a IA tem infinitas aplicações no setor industrial, desde que existam dados e os mesmos possam ser utilizados para contribuir na tomada de decisões em relação a uma prática na indústria. Obviamente, o resultado final deste processo é o aumento das receitas da empresa. 

2 Internet das Coisas (IoT)

A famosa internet das coisas – ou IoT – é ocorre a interconectividade e colaboração de dados, máquinas e pessoas no mundo da manufatura. Por isso, é preciso a interligação entre sensores, máquinas e dados numa interface aplicada à produção. 

Em outras palavras, cada etapa da operação na indústria pode ser conectada à IoT, e os dados que ela cria podem ser aproveitados para otimizar a eficiência em toda a operação na indústria.

3 Automação

A automação industrial não é uma novidade, mas está nas melhores tecnologias da indústria. Com a evolução tecnológica, a automação também se modificou, tendo como grandes protagonistas a robótica e a inteligência artificial. 

Basicamente, a pode faz a aplicação de softwares e equipamentos dentro da produção. O objetivo final é maximizar a eficiência e, portanto, aumentar os lucros. Para conseguir isso, quanto mais automatizado for o processo industrial, melhor!

4 Big Data 

Como todas as funções da operação de fabricação estão sendo monitoradas e gerando dados, existem muitos dados que precisam ser interpretados. Por isso, os sistemas de análise de big data podem utilizar tecnologias de aprendizado de máquina e IA para processar dados rapidamente. 

Desta forma, com o dados corretamente analisados, os tomadores de decisão nas empresas conseguem as informações necessárias para intervir com eficiência no processo produtivo. 

5 A Nuvem

A última das melhores tecnologias da indústria também não é uma novidade no mercado, mas possui muita utilidade no meio corporativo e industrial. No geral, os fabricantes querem usar uma enorme quantidade de espaço para armazenar fisicamente grandes volumes de dados criados em uma operação industrial.

Por isso, o armazenamento e a computação em nuvem torna-se uma ferramenta importante dentro de uma indústria conectada. O uso da nuvem  também permite uma fonte compartilhamento de dados em toda a empresa, com maior velocidade e segurança, além de permitir acesso remoto dos usuários. 

6 Blockchain

Muito famoso no meio dos investidores de criptomoedas, o blockchain tem sido utilizado na indústria. Porém, o blockchain permite o uso da criptografia, na produção de dados dentro de uma rede. Isso poderia proteger alguns dos dados enviados por uma rede pública contra visualização ou manipulação não autorizada. 

Embora possíveis proteções possam ser fornecidas por outros sistemas, a segurança do blockchain é algo muito acima do comum. 

7 Segurança cibernética

Falando em criptografia, uma das melhores tecnologias para a indústria é justamente a segurança cibernética. Atualmente as indústrias tem adotado uma abordagem proativa de segurança cibernética que proteja melhor a infraestrutura de TI, dados confidenciais e dispositivos inteligentes. 

Desta forma, por meio da segurança cibernética, a empresa pode se proteger de ataques de hackers, roubo de dados e arquivos virtuais. Além disso, existe a preocupação com o vazamento de informações confidenciais e sabotagem interna. Por isso, um sistema de proteção tecnológica é essencial na indústria 4.0. 

Por fim, as melhores tecnologias para a indústria estão mais acessíveis às empresas, gerando maior eficiência e qualidade produtiva. 

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.