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Dicas Guest Post Marketing Digital Bruna Farias

Landing Page: Descubra o que é e sua importância para a conversão

O marketing digital é uma estratégia de comunicação capaz de ajudar empresas de todos os portes a criar um diálogo preciso com o público-alvo. Dentre as diversas estratégias existentes, a Landing Page é um destaque.

Essa ferramenta é uma ótima alternativa para aumentar conversões, conquistar mais leads e transformá-los em clientes assíduos.

Leia o texto a seguir para compreender melhor as funções, importância e formas de criar uma landing page eficaz.

Conheça a definição de landing page

As landing pages são, em sua essência, páginas autônomas criadas para transformar visitantes em leads. 

Ou seja, são um endereço distinto, mas relacionado a marca de alguma forma, e visa transmitir uma informação única, como realizar o cadastro em cursos ou disponibilizar o envio de e-books. 

Em troca, o usuário preenche um formulário com dados de contato que auxiliam na evolução da jornada de compra, por exemplo.

Para que isso seja possível, essas páginas possuem poucos elementos e focam em um CTA principal, como induzindo ao clique ou preenchimento, evitando distrações e garantindo as conversões desejadas.

Imagine que uma empresa especializada em projeto cozinha industrial tem centenas de visitas por mês, mas não consegue guiar os leads para o próximo estágio do funil de vendas.

As landing pages servem para guiar a tomada de decisão do lead dentro do site de uma empresa, já que apenas uma ação é necessária e agrega valor à experiência.

Assim, a empresa pode identificar interesses dos usuários e criar uma LP para tornar esses leads clientes.

Para isso, as páginas são estruturadas de forma que não distraiam o usuário do objetivo principal: completar uma ação.

Muitas vezes, como parte da estratégia de marketing, as landing pages incluem os formulários, como dito anteriormente, para aproximar o contato e identificar os principais interesses daquele lead. 

Em troca, ele deve receber um conteúdo de valor, estimulando a ação, alguns exemplos de materiais são planilhas, ferramentas que facilitam a rotina e webinars.

Em todo caso, elas são partes importantes da jornada de compra na internet. Vamos detalhar mais essa importância agora.

Entenda porque landing pages são necessárias

Tendo em vista o conceito trazido, não é difícil identificar que essas páginas são muito comuns em vários sites da web, independentemente da área de atuação da empresa, e muito importantes para o crescimento do negócio.

Contudo, é crucial entender em detalhes as potenciais vantagens de aplicar esse método para desenvolver sua marca com eficácia e estratégia.

Por isso, fique atento aos tópicos abaixo e entenda a importância das landing pages para a divulgação de serviços de contabilidade preços e muitas outras categorias.

1. Ajuda a pontuar leads

Um dos principais benefícios de implementar landing pages se dá no processo chamado lead scoring.

Basicamente, o termo se refere a categorização de clientes em potencial de acordo com o interesse deles, interações (e evolução) com a marca e as oportunidades de conversão.

Para isso, o processo atribui uma pontuação a cada lead com base na interação com a marca das cortinas blackout, por exemplo. 

Quanto mais fundo no funil esta interação ocorre, mais pontos ela representa.

Assim, o preenchimento da Landing Page configura uma importante evolução e permite realizar essa categorização com mais propriedade, visto que novas formas de contato são adquiridas, formas essas mais “íntimas” como telefone e/ou e-mail

Nesse sentido, o tipo de interação e material fornecido também impacta na pontuação. Afinal, fazer o download de um e-book representa mais pontos do que assinar uma newsletter, por exemplo.

Em todo caso, você deve rastrear as ações dos leads. 

Esse monitoramento mostra à equipe de vendas quem tem mais propensão a fechar negócio e quem ainda não está suficientemente qualificado para isso. 

Dessa forma, o time de atendimento pode se dedicar com mais afinco aos perfis perto da conversão. Isso sem deixar os leads menos qualificados de lado. 

Assim, Landing Pages para evoluir esses leads também se tornam possíveis e mais precisos.

2. Possibilita a segmentação

Com base nas informações solicitadas ou no material disponibilizado, podemos diferenciar as pessoas e sua evolução na jornada de compra.

Esse tipo de segmentação gera listas compreensivas contendo todos os contatos do negócio, em alinhamento com o lead scoring – que mencionamos logo acima. Assim, a base de dados se torna mais robusta.

O resultado é que as estratégias de marketing ficam ainda mais refinadas, o que, por sua vez, é primordial para aumentar as taxas de conversão.

Quando pensamos em técnicas de fidelização, esse ponto se mostra ainda mais decisivo. 

Afinal, quanto mais personalizado é o atendimento, maiores são as possibilidades dos clientes se tornarem assíduos ou indicarem a marca.

3. Torna os resultados facilmente mensuráveis

Com apenas uma ação possível na página, a análise é muito mais simples, assim como a conclusão da atividade pelo usuário. 

Afinal, no caso de uma landing page de venda de máquina de solda Mig Mag, a única decisão possível é adquirir ou não a máquina.

Por isso, ficar atento a esse detalhe é de extrema importância. O excesso de estímulos torna a mensuração dos resultados mais difíceis e a ação pode ser “perdida”.

Estar ciente do link exato que fez com que a conversão fosse fechada é vital para a continuidade das estratégias de marketing digital. Com as landing pages, essa necessidade é ainda mais evidente.

Com uma landing page otimizada e autônoma, depois de determinar porque ela é tão bem-sucedida, você pode ficar tranquilo sabendo que ela realmente funciona.

4. Reduz custos para aquisição de clientes

A coleta de informações do cliente pode ser complexa e requerer esforço da equipe de vendas e marketing.

Assim, é necessário planejamento estratégico para pensar nas melhores maneiras de captar dados cruciais sem ser invasivo.

Nesse contexto, a estratégia de landing page se torna decisiva e bastante eficaz.

Isso porque tem a capacidade de agregar rápida e facilmente grandes quantidades de dados sobre seus leads, de forma atrativa a eles.

Com isso, reduz-se os custos de análises e grandes ações de marketing, por exemplo, bem como no tratamento de muitas informações que não são relevantes para a marca.

Assim, por meio desta página, a empresa pode acessar os dados relevantes e realizar contatos futuros com os potenciais clientes que demonstraram interesse na manutenção de nobreak, ou outros serviços disponibilizados pela empresa, por exemplo.

5. Mensagens direcionadas

Neste ponto, chegamos a outro elemento fundamental de uma landing page: ela deve transmitir uma única mensagem. Inclusive, como visto, é isso que a torna tão fundamental e efetiva, a possibilidade de ser mais “simples” e direta.

Por essa razão, não é recomendável inserir vários itens em uma página só. A intenção deve ser sempre atrair o olhar do cliente em potencial para os elementos básicos, que são:

  • Título;
  • Oferta imperdível;
  • CTA;
  • Imagens.

Basta esses quatro itens para colocar no ar uma landing page altamente atrativa e eficaz no objetivo primordial, que é converter clientes.

Veja como fazer uma landing page eficiente

Com base nas vantagens e características que acabamos de destacar, trazemos agora um pequeno guia para fazer uma landing page de sucesso.

Confira as dicas a seguir e comece hoje mesmo a otimizar as estratégias digitais do seu site, seja ele um negócio de planejamento tributário ou mesmo uma assessoria de automação residencial.

Faça um bom texto

Um texto de alta qualidade pode aumentar drasticamente suas vendas. 

Ao pensar nas mensagens claras e diretas, bem como na simplicidade da página, muitos profissionais podem esquecer que sem um texto que chame a atenção do cliente para a ação desejada, a estratégia perde seu potencial.

No material escrito vários gatilhos mentais podem ser aplicados para tornar a página mais atraente e persuasiva para os visitantes. Por isso, pensar no texto é crucial para ter bons resultados.

Uma das estratégias mais utilizadas é criar a sensação de escassez por meio de gatilhos, definindo que a oferta em questão estará disponível por tempo limitado. Mas lembre-se que é preciso ser honesto com o seu público também.

Assim, não adianta encher suas landing pages com estratégias de marketing digital sem que sejam realmente necessárias, ou mesmo sem uma parte escrita que possa engajar o público e despertar relacionamentos com eles – bem como que possa ser posta a prova.

Então, antes de começar a desenvolver sua landing page, pense nos problemas que seu público está enfrentando.

Dessa forma, você pode entender a melhor forma de apresentar sua solução para eles no formato de conteúdos imperdíveis e cativantes.

Pesquise palavras-chaves

As palavras-chaves são fundamentais na estratégia de SEO, pois possibilitam que os motores de busca associem a sua página a assuntos específicos. Ou seja, apresentando como resultado para pessoas que realmente terão interesse naquele material.

Por isso tente escolher termos que sejam relevantes para o produto ou serviço oferecido, pois isso ajuda a atrair um público maior e qualificado.

Não é uma boa ideia repetir muito as palavras-chave: você pode ser penalizado pelo Google na hora do ranqueamento da página nos resultados orgânicos. Os algoritmos sabem identificar esse tipo de estratégia.

O ideal é distribuir as palavras-chave de forma natural ao longo do texto, sem forçar a repetição e garantindo a consistência e a boa legibilidade do material.

Desenvolva um layout interessante

O layout é primordial para a conversão. Os usuários não confiam em páginas mal estruturadas ou com designs confusos, que podem afastá-los ou mesmo confundi-los sobre a ação a ser tomada.

Não é preciso exagerar no design – afinal, o destaque de uma página deve ser o conteúdo dela.

No entanto, tente fazer algo realmente profissional para ter retorno expressivo e pense em uma distribuição atraente e clara. Para isso, vale a pena contratar um serviço especializado.

Pense em SEO

O Search Engine Optimization é o conjunto de técnicas utilizadas para otimizar páginas da web a fim de obter melhores classificações orgânicas nos principais mecanismos de busca.

Quando falamos de estratégia de landing pages, esse é um elemento básico. Afinal, o SEO garante visibilidade para o seu conteúdo sem investir em publicidade paga.

Além disso, graças à otimização de SEO, é possível atrair leads mais qualificados. De fato, o interesse em uma solução para problemas vem dos próprios usuários.

Quanto mais otimizadas forem as suas páginas, maior será a probabilidade de serem identificadas e bem classificadas nos rankings dos motores de busca, mostrando-as como páginas relevantes para os internautas.

Meça os resultados

Em última análise, a mensuração de resultados vai demonstrar se o desempenho da página está condizente com o esperado ou se algo pode ser alterado para melhorar ainda mais a taxa de conversão de leads.

Na maioria das vezes, não é necessário modificar drasticamente a landing page, ou criar uma nova página desde o começo. Alguns ajustes pontuais são o bastante para obter resultados satisfatórios. 

Para auxiliar no processo de avaliação das melhorias, testes A/B podem ser aplicados.

Pode ser uma edição no texto, uma mudança no layout, ou mesmo algo tão simples como mudar a cor do botão de CTA.

Ao fazer esses pequenos testes, você poderá entender o que funciona melhor para seus visitantes.

Conclusão

Com o auxílio de landing pages bem desenvolvidas, o site corporativo se torna mais amigável e facilmente navegável. 

Só quem gosta do que vê se sente confortável o bastante para passar um tempo na loja e adquirir produtos, ou contratar serviços dela. 

Por isso, use essa estratégia para otimizar cada vez mais a experiência do cliente e seu relacionamento com ele.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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