Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Dicas Bruna Farias

Como fazer transferência de veículo pela internet? – Aprenda em 5 passos!

Como fazer transferência de veículo pela internet? Tem como transferir um veículo de uma pessoa para outra? Qual o processo que deve ser realizado para quem um veículo passe para o nome de um novo proprietário sem a necessidade de ter que se deslocar até o Detran mais próximo? Como funciona a parte da vistoria veicular?

São muitas as dúvidas que surgem quando precisamos comprar um carro. Procedência, documentação, forma de pagamento, entre outros detalhes que são só a ponta do iceberg. Dessa forma, muitas vezes o envolvimento para a compra de um veículo pode durar mais de um mês, entre conhecer o dono do carro, até realizar a última vistoria antes da compra.

Graças à internet, hoje conseguimos realizar uma série de tarefas do conforto de nosso computador que antes nem poderíamos imaginar fazer sem sair de casa. Por exemplo, hoje você pode pagar uma conta sem ter que ir até uma lotérica ou então ao local físico onde você fez a compra.

Basta realizar uma transferência e pronto. Aliás, as transferências também se modernizaram, já que atualmente é possível mandar dinheiro de uma conta para outra de maneira instantânea, através do Pix. Quem poderia imaginar no início dos anos 2000 que isso seria possível?

É por isso que, no conteúdo de hoje, falaremos um pouco sobre esse modernismo que chega inclusive a transferência de veículos. Portanto, caso queira aprender a como fazer transferência de veiculo pela internet, recomendamos que nos acompanhe até o final do conteúdo e saiba mais sobre o assunto. Vamos lá, leia com a gente!

Tem como fazer transferência de veículo pela internet?

Afinal, tem como fazer transferência de veículo pela internet? Apesar de parecer algo inalcançável e inimaginável há menos de um ano atrás, já é uma realidade, portanto, sim, tem sim como fazer transferência de veículo pela internet, por mais que a grande maioria das pessoas ainda não saiba como fazer isso.

Há cerca de um ano e alguns meses, ainda no ano de 2021, o Governo Federal implementou através de sua plataforma online gov.br a assinatura digital. Por meio dela, já é possível realizar uma série de serviços que anteriormente só eram possíveis através de reconhecimento de firma em cartórios.

Agora, basta, por exemplo, assinar um contrato digitalmente e o instrumento envolvido no mesmo pode ser transferido, adquirido, doado ou qualquer outro tipo de transação que esteja ocorrendo. Após um longo período de análise por parte do Detran, surgiu então à oportunidade de realizar transferências de veículos via online.

A medida decisiva surgiu somente esse ano, ainda no mês de fevereiro, quando foi possível então começar a transferir veículos através da Carteira Digital de Habilitação, um aplicativo móvel que pode ser encontrado tanto na Google Play Store (loja de apps para dispositivos que funcionam sob o sistema operacional Android) quanto na App Store (loja de apps para dispositivos que funcionam sob o sistema operacional iOS). Continue lendo conosco e aprenda a realizar transferências online.

Como fazer transferência de veículo pela internet?

E como fazer transferência de veículo pela internet? Chegamos então ao tópico em que ensinamos o processo passo a passo. Como dissemos, todo o processo é realizado por meio do aplicativo da Carteira Digital, e deve ser iniciado pelo vendedor do veículo em questão.

Vale ressaltar ainda que a parte da Vistoria Veicular ainda é física, mas explicamos isso abaixo. Leia:

1. Crie um cadastro na plataforma do Governo Federal

Para que todo o procedimento ocorra da forma correta, é necessário que ambas as partes envolvidas tenham um login atualizado na plataforma gov.br. Além disso, ambos precisam ter nível Prata ou Ouro de usuários, níveis que são definidos pela quantidade de informações completas que estão ali contidas.

2. Baixe o aplicativo em seu smartphone

O próximo passo então é baixar o aplicativo da CNH digital em sua loja de aplicativos. Como mencionado, o app está disponível para Android e iOS, não funcionando em outros sistemas operacionais. É necessário que os dois envolvidos tenham o aplicativo em seus smartphones para cadastrarem as suas respectivas assinaturas eletrônicas.

3. Procure pela opção Transferência de Veículos

Agora, é necessário que o comprador procure pela opção denominada como “Transferência de Veículos” entre as várias disponíveis. Ainda o comprador deve informar no local destinado o número de CPF do comprador do veículo, para que os novos documentos digitais do veículo sejam gerados já no nome do novo proprietário.

4. Vendedor: repita o processo

Agora, o vendedor precisa repetir o processo, sendo então enviada a conclusão para o site do Governo Federal com ambos assinando a documentação online, sem a necessidade de autenticação em cartório.

5. Leve o veículo até a Vistoria Veicular do Detran

O passo final é levar o veículo até a Vistoria Veicular, a única parte que ainda deve ser feita presencialmente. Após a vistoria, o veículo já terá um novo dono. Esperamos ter ajudado a sanar as suas dúvidas. Até a próxima!

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.