Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Acessórios Avisos Dicas Mundo Blogger SEO Utilidades Bruna Farias

Âmbar: propriedades, de crenças antigas a evidências científicas

Graças à arqueologia e gemologia sabemos que o âmbar já era conhecido pelo homem nos tempos antigos. O âmbar fascinou com suas diversas transparências, diáfanos, cores do branco ao vermelho e marrom, as inclusões internas e o odor característico. Suas propriedades elétricas particulares foram estudadas e utilizadas de diferentes maneiras; como colar de âmbar e pulseira de âmbar e objetos decorativos, para a produção de perfumes e incensos, na medicina e até mesmo como objeto de culto.

O que é âmbar

O âmbar é uma resina fóssil com aparência vítrea, formada por árvores que viveram entre 2 e 50 milhões de anos atrás. Após um longo processo de evaporação, fermentação bacteriana e oxidação, a resina que vazava dessas árvores se solidificou, até se petrificar, formando o que conhecemos como pedra: o âmbar.  

Existem cerca de 60 variedades de âmbar. Para a produção de joias, utiliza-se principalmente o âmbar do Mar Báltico, o mais bonito, o mais antigo e o mais valioso.

Ao contrário de outras variedades de âmbar, o âmbar báltico contém mais de 3% (até 8%) de ácido succínico. Por esta razão, apenas Baltic Amber é usado na indústria farmacêutica. Baltic Amber contém iodo e é um gerador natural de íons negativos. Ele emite íons negativos que estão naturalmente presentes no ar, mas quanto mais houver, maiores serão os benefícios tanto para o corpo quanto para a mente, como mostram vários estudos científicos. O âmbar libera seus efeitos benéficos diretamente em contato com a pele humana e exerce um efeito terapêutico nas articulações, coração, sistema circulatório, tireoide e trato respiratório superior.

Âmbar: propriedades mágicas

Mitos, mistérios e lendas acompanham a história do âmbar há mais de dois mil anos, com o qual são obtidas joias e amuletos preciosos. Nos tempos antigos havia muita crença nos poderes mágicos das pedras preciosas . Os pingentes de âmbar preservados em museus são considerados amuletos com diferentes usos, por exemplo, caçadores dos países bálticos os usavam para melhorar a caça. Acreditava-se que o âmbar apelava para o bem e pode ajudar a atrair boa sorte. Isso ocorre porque o âmbar realmente tem propriedades eletrostáticas, tanto que os homens pré-históricos o notaram sem saber explicar o motivo. A capacidade de Amber de atrair pequenos objetos a tornou uma pedra mágica, ideal para amuletos da sorte. As características misteriosas do âmbar , como capacidade magnética e cores quentes e sedutoras, levaram os antigos a atribuir propriedades mágicas, apotropaicas e médicas a esse material. Na verdade, o que antes parecia feitiçaria ou magia agora é facilmente explicado. Talismãs e amuletos antigos são mantidos em museus. Em alguns casos, são pequenas esculturas feitas por escultores das cidades gregas da costa jônica e das cidades etruscas da Campânia, mas também é possível admirar colares ou cintos reais de valor inestimável.

Poderes benéficos do âmbar

As crenças nos poderes benéficos do âmbar em Roma, descobrimos graças a Plínio, o Velho, escritor romano, almirante e naturalista. Exemplos de como usar o poder de cura do âmbar foram relatados por ele inúmeras vezes. Ele escreveu que colares de âmbar eram usados ​​(e ainda são usados) para tratar infecções na garganta e se livrar de amigdalite.

Na China, o âmbar do Báltico misturado com ópio foi usado como um sedativo, analgésico e espasmolítico eficaz. Em vez disso, na Europa Central no século XVIII, o uso de colares de âmbar era recomendado para reprimir a ira das mulheres histéricas, para se acalmar em geral e dormir bem.

Colar de âmbar para que serve

Nos países bálticos, o âmbar era um remédio natural muito popular. Como hoje, colares de âmbar eram usados ​​em crianças e bebês  para aliviar a dor da dentição. Jantar, como chamam a pedra milagrosa, ajudava a tratar reumatismo, doenças dos olhos e garganta e até infertilidade. Uma pepita de âmbar aplicada perto do plexo solar estabiliza o coração, o sistema circulatório e o baço.

Especialistas em medicina natural recomendam usar um colar de âmbar para doenças cardíacas e da tireoide, bem como asma, bronquite, amigdalite ou dor de dente. No entanto , algumas das antigas crenças sobre as propriedades do âmbar foram confirmadas por pesquisas científicas.

Ácido succínico

Verificou-se que o ácido succínico presente no âmbar báltico atua como um bioestimulante: estimula o sistema nervoso, regula os rins e os intestinos, é um agente anti-inflamatório e não é tóxico. Com base nesse componente, são produzidas pomadas e cremes para reumatismo, asma, úlceras e irritações da pele, bronquite, inflamação da garganta e da tireoide. O ácido e o óleo, obtidos a partir do âmbar, também são utilizados pela indústria cosmética , contra os radicais livres, possuem propriedades desinfetantes, além de atenuar queimaduras e picadas de insetos. Por essas razões, os fabricantes competem sempre oferecendo novas ideias para o uso do âmbar. Existem incensos, cremes, acessórios diversos e até colchões com âmbar no mercado.

Âmbar na terapia com cristais: terceiro chakra

A terapia com cristais é um método antigo de medicina alternativa com o uso de pedras e cristais. Nos tratamentos, todas as pedras naturais são importantes e cada uma tem um papel diferente. O âmbar é muito versátil porque tem a capacidade de absorver o mal exatamente onde é colocado. Defende, protege de perigos e agressões de todos os tipos. É um verdadeiro amuleto de boa sorte devido à sua boa energia vital que leva o indivíduo a ser mais positivo, calmo e confiante. Ele remove preocupações, ansiedades e medos, e é por isso que também ajuda a dormir bem. É uma pedra do terceiro chakra, mas também nos tons mais escuros do segundo chakra.

Especialistas em medicina natural explicam que cada um de nós está cercado por um campo eletromagnético. Um excesso de cargas positivas ocorre como resultado de estresse ou doença. Em vez disso, nossos corpos funcionam adequadamente, quando há um equilíbrio entre as cargas positivas e negativas. Segundo eles , com a ajuda do âmbar, que produz cargas negativas, podemos voltar ao equilíbrio.

Quanto aos estudos, foi demonstrado que a pedra âmbar contém: silício, magnésio, ferro, cálcio, potássio, compostos orgânicos voláteis combinados com iodo e ácidos resínicos. O mais eficaz é o âmbar cru, completamente natural. Possui propriedades antibacterianas, facilita a cicatrização e também reduz a pressão arterial, aumenta a secreção de bile (importante para a digestão), acalma, estimula o corpo a combater doenças e se regenerar.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.