Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Informativos Patrocinado Promoções Thaís Correa

Quais as melhores opções de piso para o banheiro?

O piso para banheiro é uma parte muito importante do projeto e por isso exige muita atenção e cuidado na hora de projetá-lo.

Além de trazer mais beleza para o ambiente, o piso deve ser seguro, prático, confortável e tranquilo para os usuários.

Este cômodo é úmido, por essa razão, os pisos precisam ser seguros para evitar acidentes, principalmente em imóveis com crianças e idosos, pois eles estão mais suscetíveis a sofrer algum tipo de acidente.

A boa notícia é que, atualmente, podemos encontrar uma grande quantidade de pisos no mercado, com as mais variadas cores, estampas, materiais e texturas. Só que frente a tantas opções, é natural que algumas pessoas tenham dúvidas na hora de escolher.

Lidar com construções e reformas pode ser muito estressante em relação a isso, fiz o que precisamos nos atentar aos materiais que serão usados em todos os cultos, o que acaba fazendo com que o banheiro seja um pouco negligenciado.

Mas, isso não pode acontecer, afinal, independentemente do tamanho desse ambiente, ele também precisa ser bem projetado para o dia a dia.

Pensando nisso, neste artigo, vamos mostrar como escolher o melhor piso para banheiro e quais são as melhores opções do mercado.

Dicas para escolher o piso do banheiro

Existem alguns pontos importantes que não devemos deixar de lado na hora de escolher o piso do banheiro. Um deles é a segurança, e o tipo mais ideal é o antiderrapante.

Ele é mais aderente e evita que os usuários escorreguem, pois isso pode provocar acidentes, principalmente com crianças e idosos.

Assim como existem diferentes cores e tipos de materiais para fechamento de telhado com vidro, também podemos encontrar diferentes tipos de pisos de cerâmica e porcelanato, que são mais resistentes, seguros, sofisticados e bonitos.

Um piso com acabamento fosco é uma excelente alternativa, porque além da beleza aumenta a aderência dos pés ao chão.

Outra dica é preferir cores claras, sempre considerando o estilo da decoração e seus gostos pessoais. Em linhas gerais, a recomendação é que tanto o banheiro quanto a cozinha sejam em cores claras e neutras.

Isso evita que os usuários enjoem facilmente, além de trazer sensação de amplitude para este cômodo que costuma ser pequeno.

Além disso, em boa parte dos projetos, a janela do banheiro não costuma ser muito grande, e um piso claro favorece a iluminação natural.

Uma das principais características do banheiro é o fato de que ele exige muita higienização e limpeza, por isso, é muito importante pensar nesses aspectos antes de escolher o tipo de piso.

O mais ideal e recomendável é escolher opções práticas, como no caso do piso laminado instalado na sala e piso frio no banheiro. Por ser um local úmido, o ideal é que o chão seque facilmente e não absorva a água.

A cerâmica não mancha com facilidade, assim sendo, demonstra ser uma excelente opção na hora de limpar, contudo, lembre-se de verificar os rejuntes, pois eles podem encardir.

A escolha também requer muita atenção em relação à decoração, pois ao escolher um tipo de piso, procure levar em conta o tipo de decoração no ambiente.

Se você quiser promover a harmonia do espaço, o ideal é combinar o piso com vários elementos presentes, como:

  • Revestimento das paredes;
  • Louças;
  • Armários;
  • Itens de decoração.

Procure evitar a madeira, principalmente dentro do box, pois esse elemento absorve a umidade, estufa e estraga, trazendo muitos danos e prejuízos à estética do espaço e ao próprio uso dele.

A madeira aplicada em banheiros e cozinhas costuma ser impermeabilizada, mesmo assim, é possível que a água penetre no piso com o passar dos anos, o que provoca danos irreversíveis.

Quem gosta de decoração rústica ou não abre mão do conforto trazido pela madeira, pode optar por uma divisória de parede em PVC que imita a madeira e piso vinílico para o chão.

Esse produto é feito de plástico, mas consegue imitar perfeitamente bem a madeira natural, entretanto, não absorve a umidade e por isso não estraga ao longo do tempo.

O piso vinílico é bonito e aconchegante, fácil de instalar e não exige muitos cuidados com manutenção, portanto, é a opção perfeita para qualquer tipo de projeto.

Principais tipos de piso para o seu banheiro

Pisos e revestimentos para banheiros são importantes para compor o ambiente, cumprem papel decorativo, aumentam a segurança do espaço e trazem mais funcionalidade.

Contudo, a escolha depende de muito critério e conhecimento, pois um acabamento mal feito pode fazer com que esse ambiente se transforme em um local escorregadio, úmido e inseguro, o que aumenta os riscos de acidentes.

Além disso, se o piso não for adequado, pode prejudicar até mesmo a higienização. Uma boa janela de vidro banheiro ajuda a manter o local bem iluminado e seco, mesmo assim, é fundamental saber escolher o tipo de piso.

Para te ajudar nesse momento e transformar esse espaço em um local confortável e prático, algumas dicas de pisos são:

Mármore e Granito

Mármore e granito são dois tipos de revestimentos elegantes e nobres, mas por serem pedras naturais são um pouco mais claros do que os outros acabamentos.

A maior vantagem dessa opção é sua beleza e a resistência à abrasão, portanto, é mais durável e faz valer a pena cada centavo do investimento.

Esses revestimentos podem ser usados em pisos e paredes, mas também são muito usados para bancadas, pois trazem mais estilo e sofisticação.

Você pode fazer o banheiro todo de mármore ou granito, mas lembre-se de que se esse for o caso, é muito importante aplicar um produto antiderrapante.

Ladrilho hidráulico

Assim como a conexão y pvc, o ladrilho hidráulico está em alta nos mais diferentes tipos de projeto. Tenho uma capacidade incomparável de agregar charme à decoração e deixar o ambiente com um visual diferenciado.

Isso porque ele é capaz de criar uma atmosfera moderna e retrô ao mesmo tempo. Outra vantagem é que os ladrilhos podem ser usados em detalhes na parede ou piso, mas é importante usar impermeabilizantes na superfície para que os desenhos não se desgastam.

Quem quer aproveitar toda a beleza do ladrilho hidráulico, sem perder a praticidade do dia a dia, pode optar por cerâmicas e porcelanatos com estampas de ladrilho.

Também é importante lembrar que esse produto é feito artesanalmente, o que faz com que seu preço seja um pouco mais salgado, além de exigir mão de obra especializada para a sua instalação.

Cerâmica

A cerâmica é uma opção econômica e com isso sobra dinheiro para investir em outras partes do projeto, como tampo de vidro bisotado.

Os revestimentos cerâmicos são populares nas construções, sendo uma opção barata, fácil de instalar, muito versátil e que pode ser encontrado em diferentes cores, modelos, tamanhos e texturas.

Consequentemente, traz um toque especial aos ambientes, mas, principalmente, ao banheiro. Outra vantagem é que a cerâmica é bastante resistente a fungos, além de ser muito durável, portanto, oferece excelente custo-benefício.

Lembre-se de que assim como no caso do porcelanato, a cerâmica também é um pouco escorregadia, mas este problema também pode ser resolvido com uma resina antiderrapante.

Em alguns estabelecimentos, como clínicas que contratam terceirização de serviços de limpeza hospitalar, o uso de resina antiderrapante é mais comum porque os pacientes têm mais segurança ao usar o banheiro.

Em casa, considere o uso de resinas e houver crianças e idosos morando no imóvel, caso contrário, um pouco de cuidado quando o piso estiver molhado já é o suficiente.

Porcelanato

Quando se trata de banheiro a primeira opção é sempre o porcelanato, pois mesmo que seu preço seja um pouco mais elevado do que a cerâmica, ele apresenta excelente custo-benefício.

Esse tipo de piso é bonito, sofisticado e resistente à umidade, também é de baixa abrasividade e possui durabilidade superior.

É possível encontrar diferentes tipos de porcelanato, mas, para o banheiro, os acetinados são os mais recomendados, visto que são menos escorregadios, além de mais elegantes.

O porcelanato possui baixa impermeabilidade e reduz a necessidade de manutenções frequentes. Mas, quem quer ver o piso brilhar, pode optar pelo porcelanato polido nas paredes.

É uma forma de garantir a segurança de todos os moradores e ainda dar um toque de modernidade ao acabamento.

Considerações finais

Sendo assim, durante a execução de um projeto, consideramos várias soluções para a obra, desde película antivandalismo incolor até os últimos detalhes da maçaneta, mas muitas dúvidas podem surgir na hora de pensar em ambientes específicos.

Um deles é o banheiro, e como vimos, existem diferentes opções de pisos e revestimentos para esse espaço. Mas, seguindo as dicas que demos aqui, vai ficar muito mais fácil escolher o tipo de piso ideal para ele.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.