Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Henrique

O que faz um agente comunitário?

O Agente Comunitário da Saúde, ou ACS, são os grandes responsáveis por atuarem prevenindo e promovendo a saúde. Para esses profissionais é destinada a função de realizarem um mapeamento das comunidades e desenvolverem estratégias de interferência, visando auxiliar a comunidade local.

No entanto, ser um ACS  é algo que vai bastante além de possuir um emprego bom. Consiste em estipular estratégias que, de fato, façam diferença para os indivíduos, e assim aumente a qualidade de vida da sociedade.

Mas afinal, o que são os ACS?

Por atuarem prevenindo e promovendo a saúde, os ACS participam das fases de elaboração, avaliação e programação dos planos acionistas locais relacionados à saúde.

Esse trabalho, possibilita também, a criação de estratégias convenientes de atuação, que propõem diferentes intervenções que levam em consideração a história dos indivíduos que vão desfrutar do trabalho oferecido.

Todos os agentes comunitários de saúde prestam serviços dentro do SUS, Sistema Único de Saúde, e tem como domínio bairros, casas e comunidades. Ou seja, eles atuam facilitando a aproximação entre os serviços de saúde e as pessoas que não sabem como funciona o SUS ou se encontram em locais afastados.

Surgimento dos ACS

A iniciativa de criação dos agentes comunitários foi criada objetivando o atendimento para as áreas do Nordeste, Distrito Federal e São Paulo.

Essa iniciativa previa o aumento da qualidade de vida das famílias e previa o apoio às comunidades que utilizavam o atendimento na rede básica de saúde, como os postos e as Unidades Básicas de Saúde.

Para se tornar um agente comunitário da saúde, assim como em todas as outras profissões relacionadas à área da saúde, é necessário que o indivíduo tenha cursos de especialização, como, por exemplo, curso agente comunitário da saúde, para que, dessa forma, possa prestar serviços e atender aqueles que necessitam.

Quais as atribuições destinadas a um agente comunitário da saúde? 

Como mencionado no início, os agentes comunitários da saúde atuam prevenindo e promovendo a saúde, buscando acompanhar as famílias em seus lares e visando orientar sobre as maneiras de acesso ao SUS. 

Ademais, esses agentes também atuam mapeando o cadastramento de dados populacionais e sociais locais. Com isso, as estratégias são criadas com base nas necessidades, permitindo que um plano se desenvolva de maneira eficaz.

Com isso, entendemos que, de fato, a principal função do ACS é aproximar as pessoas do sistema de saúde. No entanto, existem outras funções destinadas a esses agentes. Confira a seguir algumas dessas funções:

Identificação de cenários de risco

O trabalho realizado pelos agentes comunitários de saúde, é realizado de maneira clara com a sociedade. Dessa forma, é mais fácil de perceber as ocasiões de riscos.

Encaminhamento das sociedades aos serviços de saúde

É importante que esses agentes atuem também auxiliando os cidadãos a procurarem a unidade certa e ajude-os a aprimorarem seus conhecimentos, tornando-se capazes de ajudarem outras pessoas.

Orientação das famílias

Os agentes comunitários de saúde também possuem uma função importante relacionada à orientação das famílias.

Como falamos, nem todos os cidadãos possuem conhecimento amplo sobre as redes de saúde e, muitas vezes, em estado de resfriado, por exemplo, acabam procurando os hospitais e assim, contraindo infecções hospitalares, quando, na verdade, não precisavam.

Por isso, é importante que os profissionais ACS atuem orientando as famílias sobre qual rede de saúde e procurarem quando estiverem com determinados sintomas. 

Importância dessa profissão 

Apesar de atuarem no ramo da saúde, tentando prevenir doenças e aumentar a qualidade de vida das sociedades, os agentes comunitários também podem ser considerados os grandes responsáveis por identificarem situações de extrema complicação que necessitam de uma intervenção do Estado, por exemplo, ou de outros profissionais.

Condições que interferem na qualidade de vida das sociedades

Abaixo, separamos os principais tópicos de condições que interferem diretamente na qualidade de vida das famílias e das sociedades. Confira:

  • Condições duvidosas de moradia;
  • Violência em domicílio;
  • Exclusão social;
  • Saneamento básico;
  • Uso de drogas.

Logo, por meio de informações acessíveis, a função dos ACS é atuar prevenindo situações como as descritas acima e, fazer com que o próprio cidadão consiga ter um olhar mais amplo para as possíveis necessidades e pense na melhor maneira de sanar os problemas relacionados à saúde, procurando redes de saúde específicas. 

Os agentes comunitários de saúde e a pandemia 

Após entendermos melhor a respeito das funções de um agente comunitário, podemos relacionar esse tema com a pandemia, já que foi um cenário de extrema delicadeza, onde muitas pessoas não possuíam conhecimento sobre.

Na pandemia, foi de extrema importância que esses agentes procurassem ajudar as famílias sobre a necessidade da vacina e orientá-las a procurar um centro de saúde para a aplicação da mesma.

Logo, após entender melhor sobre os ACS, quais suas funções e qual seu posicionamento perante a covid-19, é importante que os cidadãos procurem por esses agentes para estarem sempre em dia com suas necessidades básicas.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.