Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Gustavo

Dicas para cuidar da saúde dos funcionários

Cuidar da saúde física e mental dos funcionários é essencial para a qualidade de vida deles e também é importante para o bem da empresa.

 

Cada organização deve apoiar a promoção da saúde e práticas que afetem favoravelmente a sensação de bem-estar mental – não apenas durante a crise como a recente pandemia do COVID-19. A condição mental e física do empregado deve ser de importância prioritária para os empregadores, não apenas porque existe tal necessidade, mas também porque cuidar do bem-estar dos empregados traz benefícios econômicos mensuráveis.

 

O comprometimento e o desempenho do funcionário dependem em grande parte de sua condição mental e física

 

Com base nisso, deve-se enfatizar que o elemento sobre o qual temos uma influência especial são os comportamentos pró-saúde e estilo de vida, bem como o enfrentamento das situações de estresse. 

 

Claro, sabe-se que para ser saudável é preciso se alimentar de forma racional, ser fisicamente ativo e fazer exames diagnósticos periódicos. No contexto da psicologia do bem-estar e da saúde, o mais importante é lidar de forma construtiva com o estresse , que é um companheiro frequente de nossa vida privada e profissional.

 

O estresse pode ser evitado?

 

Certamente não, mas pode ser tratado com habilidade – de forma a não causar danos ao corpo. Fatores físicos no trabalho também podem ser estressantes, como local de trabalho não adaptado ao funcionário, equipamentos inadequados, ergonomia deficiente, estímulos excessivos, ruídos, temperatura. Portanto, cada vez mais as organizações devem atender às expectativas dos funcionários e tentar atender às necessidades de segurança deles.

 

A possibilidade de aproveitar o aconselhamento de um nutricionista, consultas com um fisioterapeuta ou workshops práticos online com um personal trainer durante a jornada de trabalho são apenas alguns dos novos benefícios que promovem a saúde nas organizações.

 

Em tempos de pandemia e “nova normalidade”, em que os funcionários muitas vezes trabalham de forma remota ou híbrida, a ergonomia no local de trabalho, que não é apenas uma empresa, mas também um apartamento, ganha ainda mais ênfase do que antes. O conceito de ergonomia é mais frequentemente associado à postura correta na posição sentada, mas vale ressaltar que mesmo a posição sentada mais adequada não significa necessariamente uma situação ideal para a fisiologia humana.

 

As pessoas foram feitas para se movimentarem!

 

Uma cadeira, poltrona ou outra forma de sentar-se perfeitamente adaptada não protegerá totalmente o funcionário das cargas resultantes da má postura. O homem não foi projetado para ficar muito tempo em pé, muito menos sentado. A curvatura da coluna, sua estrutura baseada em elementos ósseos, cartilaginosos e ligamentares, e um grande número de outros tecidos moles, com os músculos à frente, são projetados para facilitar o movimento humano de forma bípede, com ritmo variável. O indivíduo humano pode, portanto, andar, correr, pular, porque foi adaptado a essas atividades no curso da evolução.

 

Deve-se, portanto, notar que o trabalho não deve ser realizado em pé de longa duração, o que coloca uma carga excessiva nas estruturas das articulações dos membros inferiores e da coluna vertebral. 

O otimismo excessivo também não é aconselhável quando se fala de uma posição sentada contínua, porque neste caso estamos lidando com o levantamento da tensão nos músculos. 

 

Longo prazo sentado em uma mesa é muito cansativo para o corpo humano. Enquanto sentado, sem a participação da consciência, há uma situação em que os músculos relaxados, que de qualquer forma têm uma tarefa mais fácil, porque não precisam estabilizar a coluna, desligam-se completamente, e a coluna fica pendurada no aparelho ligamentar passivo, dando uma sensação de costas pesadas e dolorosas.

Dessa forma, a empresa deve estimular pequenas pausas durante o dia, seja para fazer um alongamento, tomar um cafezinho. Além disso, estimular boas práticas de mudanças de hábitos, como trocar o cigarro convencional pelo cigarro eletrônico, como o sky solo ou outros tipos de equipamentos, podem melhorar a qualidade de vida e de saúde.

Muitas pessoas acreditam que a massagem será a solução para problemas nas costas. Mas não é bem assim, pois a massagem é apenas uma medida temporária para reduzir a tensão muscular. Conforme enfatizado por personal trainers e fisioterapeutas que cooperam com os empregadores, tempo e esforço devem ser dedicados ao alongamento , que também pode ser realizado em casa. Alongar as estruturas corporais notoriamente encurtadas restaurará seu comprimento correto, o que, por sua vez, será uma boa posição inicial para fortalecê-las.

Resumindo, é necessário um trabalho em conjunto da empresa com a boa vontade do funcionário, para garantir a qualidade de vida e assim todos saem ganhando nessa jornada!

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.