Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Gustavo

Descubra algumas formas de economizar energia em casa

Você já parou para pensar que há formas de diminuir sua conta de luz? Isso não faz bem apenas para o seu bolso. Essa é uma pauta importante para preservação do meio ambiente também.

Entenda que os equipamentos eletrônicos correspondem a uma grande parcela do consumo de energia de luz elétrica em sua casa. Dessa forma, é necessário repensar as formas de utilizá-los.

A solução mais eficaz, prática e acessível para economizar na conta de luz é contratar a instalação de um kit energia solar. Isso significa ter instalado em sua casa um sistema que faz a geração de energia elétrica através da transformação dos raios solares.

A energia gerada por um sistema de luz solar é suficiente para alimentar todos os seus aparelhos domésticos, além das lâmpadas e capaz de aquecer a água do chuveiro. Com um sistema de luz solar, você terá a conta de luz diminuída em até 95%.

Infelizmente, não é possível ter a redução de 100% porque há uma taxa obrigatória a pagar para sua concessionária de energia. No entanto, essa é a solução mais viável, não apenas para economizar na conta de luz, mas para preservar o meio ambiente também.

Há outras práticas que você pode adotar em sua residência para diminuir a conta de luz. Confira as dicas abaixo:

1. Não deixe a porta da geladeira aberta

Não deixe a porta da geladeira aberta para pegar mais facilmente os ingredientes da refeição, ao abastecê-la na hora que você chegar do supermercado e muito mais. O ideal é evitar que a geladeira fique aberta e também não colocar produtos quentes em seu interior. Isso só irá forçar o equipamento a trabalhar mais, de forma a consumir mais energia elétrica.

2. Deixe a geladeira limpa

Outra dica valiosa é manter a geladeira higienizada e em bom estado de conservação. Dessa forma, não forre as grades do interior da geladeira, já que isso dificulta a circulação do ar refrigerado.

Além disso, em caso de uma viagem ou um período de ausência muito grande de casa, o ideal é esvaziar a geladeira e deixá-la desligada. Além disso, realize a manutenção do equipamento de acordo com as instruções do manual, para que não ocorra desgaste e maior consumo de energia.

3. Reduza os banhos quentes

A tarefa de diminuir a conta de luz não deve ser aplicada apenas por você, mas por todos os moradores da casa. Por isso, tenha uma conversa com todos sobre as dicas do artigo.

Outra dica é sobre a redução de banhos quentes. Isso porque o aquecimento da água do chuveiro corresponde a 20% da luz elétrica consumida em uma residência.

Dessa maneira, reduza os banhos longos e quentes. Também feche o chuveiro na hora de se ensaboar ou passar shampoo e condicionador. Ao diminuir em 5 minutos cada banho do dia, é possível ter uma economia significativa na conta de luz.

4. Racionalize o uso do chuveiro

Se você tem um chuveiro elétrico em casa, é hora de repensar os horários de usar o aparelho. Isso porque o chuveiro consome mais energia elétrica entre às 18h e 21h. Esse é o horário que a maioria das pessoas está chegando em casa.

Portanto, se for possível, tome banho em outros horários do dia. Além disso, mantenha a saída de água do equipamento higienizada e utilize as resistências originais do chuveiro.

5. Durma com a televisão desligada

Infelizmente, muitas pessoas deixam a televisão ligada até pegar no sono. Isso pode aumentar muito a conta de luz no final do mês. Evite o hábito de dormir com a TV ligada. Utilize o recurso de timer do aparelho para que ele seja desligado de forma automática.

Assim, você terá uma boa redução em sua conta de luz.

6. Controle o uso do ferro elétrico

Cerca de 7% do consumo de energia em sua casa corresponde ao uso do ferro elétrico. Por isso, acumule roupas o suficiente para passar tudo de uma única vez. Além disso, utilize a configuração de graduação correta para cada peça de roupa.

Uma hora de ferro elétrico por dia é suficiente para aumentar em 30 kWh na conta mensal de luz. Além disso, desligue o aparelho completamente quando não estiver utilizando-o.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.