Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Gustavo

Como cuidar de um gato filhote? Tudo que você precisa saber!

A chegada do pet muda algumas coisas e você precisa adaptar o espaço para o gatinho

A chegada de um filhote de gato muda um pouco a rotina dos moradores, até porque, este jovem animal precisa de cuidados e muito carinho. O primeiro passo é preparar a casa para recebê-lo e incluir entretenimento, com brinquedos que o ajudem a se distrair.

No entanto, não para por aí. Você também deve levá-lo ao veterinário para um check-up e as vacinas, além de receber indicação da melhor ração para gatos filhotes. Sim, os pequenos não podem ser alimentados com a comida dos adultos, com necessidades energéticas diferentes. Afinal, o que um filhote precisa?

Itens essenciais para o gato filhote

Antes mesmo de levar o gatinho para casa é preciso se programar e ir atrás de itens essenciais para o dia a dia. Dentre eles estão:

Caminha

O cantinho para o gato descansar a qualquer hora do dia. Sim, pode ser que ele prefira o sofá, mas é indicado comprar uma caminha para o felino.

Ração para filhotes

Úmida ou seca, seu pet só pode comer ração exclusiva para filhotes. Leve um pacote para casa, para testar o que ele acha da opção. A introdução da ração seca deve ser feita misturando com um pouco de leite ou água morna, para que o gato se adapte.

Caixa de areia

Aproveite para ensinar o filhote, desde pequeno, sobre o local certo para fazer as necessidades. Então, leve uma caixa de areia grande, assim não precisa trocar quando o gato crescer.

Brinquedos

Você pode até passar boa parte do seu tempo com o gatinho, mas ele precisa de outras distrações. Compre brinquedos para deixar o dia a dia dele mais atrativo e divertido.

Tigelas de ração e água

Os potes devem ser proporcionais ao tamanho do gato. O de água pode ser um pouco maior, mas saiba que alguns gatos preferem bebedouros diferentes, então vale testar o que ele gosta mais.

Areia

O item mais importante do banheiro do seu pet. Escolha uma sem perfume, para evitar alergias.

Arranhador

Os gatos precisam gastar as unhas e aliviar o estresse. Você não vai querer que isso aconteça no seu sofá, não é mesmo? Assim, leve para casa um arranhador.

Caixa de transporte

Idas ao veterinário pedem uma caixa de transporte, ainda mais se seu amigo for mais agitado. Mesmo que a clínica fique perto da sua casa e você vá a pé, não é recomendado levá-lo no colo.

Vacinas e vermifugação: quando dar

Além de itens para o dia a dia, você precisa cuidar da saúde do seu gatinho. O primeiro passo é levar para um check-up veterinário. Ali você receberá todas as informações sobre como está o gato filhote.

Depois, é preciso se preparar para a vermifugação e para as vacinas. A primeira é feita mensalmente até o sexto mês de vida, depois, uma vez ao ano. Já as vacinas são:

Antirrábica

Contra a raiva, é aplicada anualmente. A primeira dose é recebida ainda quando filhote, a partir do quarto mês de vida.

V3, V4 ou V5 (trivalente, quádrupla ou quíntupla)

Nos filhotes são aplicadas aos 60 dias, 90 dias e depois anualmente. Em alguns casos, da V4, é recomendada uma terceira dose no filhote. Protege contra 3 a 5 doenças comuns aos gatos. São elas; a rinotraqueíte felina, calicivirose felina, panleucopenia felina, clamidiose felina e leucemia felina. 

Tela nas janelas evita acidentes

Seja em apartamentos ou casas, o ideal é colocar telas nas janelas. Isso evita que o gato sofra algum acidente (no caso dos apês) ou fuja de casa e acabe perdido. Além disso, a tela também acaba sendo algo divertido, a qual eles têm prazer em escalar.

Castração, a importância de considerar a opção

A castração é um ato de amor, isso você já deve ter lido e ouvido algumas vezes. A frase é real, principalmente quando não se tem como cuidar de outros gatinhos. Seja fêmea ou macho, castre assim que o veterinário liberar, o que ocorre normalmente a partir dos 6 meses.

Além de diminuir o número de animais abandonados e a superpopulação de gatos, seu animal tende a ficar mais caseiro e amoroso.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.