Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Dicas Otimização SEO Bruna Farias

Taxa de conversão no funil de vendas: como calcular esse indicador de desempenho

O funil de vendas é uma ferramenta estratégica que permite acompanhar os clientes durante todos os estágios da sua jornada de compra, desde a primeira interação com a empresa até o fechamento do negócio.

O mais comum é que o funil de vendas seja dividido em três fases:

  • Topo do funil: etapa de aprendizado e descoberta
  • Meio do funil: etapas de reconhecimento do problema e consideração da solução
  • Fundo do funil: etapa de decisão de compra

Para manter o fluxo do funil sob controle, é fundamental monitorar um indicador muito importante: a taxa de conversão.

Basicamente, a taxa de conversão mostra, percentualmente, como os potenciais clientes evoluem de uma etapa para outra.

Por meio desse indicador, consegue-se avaliar a qualidade do processo comercial e a eficácia das estratégias de marketing e vendas.

Neste artigo, você vai entender melhor o que é, qual a importância e como calcular a taxa de conversão no funil de vendas.

Além disso, vamos mostrar também nas próximas linhas algumas dicas de como melhorar os resultados desse indicador na sua empresa:

  1. Tenha clareza o perfil de cliente ideal;
  2. Ofereça uma boa experiência em todas as etapas;
  3. Mantenha os colaboradores alinhados;
  4. Utilize a tecnologia como aliada.

O que é a taxa de conversão no funil de vendas?

A taxa de conversão no funil de vendas é um indicador de desempenho que dá uma dimensão de como os potenciais clientes estão evoluindo em sua jornada de compra.

Essa taxa contabiliza, em porcentagem, quantas oportunidades de negócio os times de marketing e vendas conseguiram converter de uma etapa para outra – e também considerando a conversão geral do topo até o fundo do funil.

É possível calcular a taxa de conversão de visitantes que se tornaram leads, de leads que se tornaram oportunidades e de oportunidades que se tornaram clientes, entre outras.

Na verdade, as etapas do funil de vendas podem variar muito de empresa para empresa. No exemplo abaixo, mostramos um funil de vendas baseado nas etapas do processo comercial, confira:

[INSERIR IMAGEM]:

O funil de vendas é uma ferramenta estratégica que permite acompanhar os clientes durante todos os estágios da sua jornada de compra, desde a primeira interação com a empresa até o fechamento do negócio. O mais comum é que o funil de vendas seja dividido em três fases: Topo do funil: etapa de aprendizado e descoberta Meio do funil: etapas de reconhecimento do problema e consideração da solução Fundo do funil: etapa de decisão de compra Para manter o fluxo do funil sob controle, é fundamental monitorar um indicador muito importante: a taxa de conversão. Basicamente, a taxa de conversão mostra, percentualmente, como os potenciais clientes evoluem de uma etapa para outra. Por meio desse indicador, consegue-se avaliar a qualidade do processo comercial e a eficácia das estratégias de marketing e vendas. Neste artigo, você vai entender melhor o que é, qual a importância e como calcular a taxa de conversão no funil de vendas. Além disso, vamos mostrar também nas próximas linhas algumas dicas de como melhorar os resultados desse indicador na sua empresa: Tenha clareza o perfil de cliente ideal; Ofereça uma boa experiência em todas as etapas; Mantenha os colaboradores alinhados; Utilize a tecnologia como aliada. O que é a taxa de conversão no funil de vendas? A taxa de conversão no funil de vendas é um indicador de desempenho que dá uma dimensão de como os potenciais clientes estão evoluindo em sua jornada de compra. Essa taxa contabiliza, em porcentagem, quantas oportunidades de negócio os times de marketing e vendas conseguiram converter de uma etapa para outra - e também considerando a conversão geral do topo até o fundo do funil. É possível calcular a taxa de conversão de visitantes que se tornaram leads, de leads que se tornaram oportunidades e de oportunidades que se tornaram clientes, entre outras. Na verdade, as etapas do funil de vendas podem variar muito de empresa para empresa. No exemplo abaixo, mostramos um funil de vendas baseado nas etapas do processo comercial, confira: [INSERIR IMAGEM]: https://agendor-blog-uploads.s3.sa-east-1.amazonaws.com/2017/01/19161756/14-As-7-etapas-do-processo-comercial.jpg  Qual a importância de calcular a taxa de conversão? Mais do que apenas uma métrica de vendas, a taxa de conversão é importante para se ter uma noção mais clara sobre a eficácia das estratégias adotadas ao longo do funil de vendas. Ao acompanhar a taxa de conversão em cada etapa, consegue-se identificar gargalos e corrigi-los mais rapidamente, evitando prejudicar mais gravemente o desempenho de todo o processo comercial. Tendo em vista que as ações no topo do funil podem gerar impactos nas demais fases, calcular e monitorar a taxa de conversão ajuda a garantir um bom fluxo, evitando a estagnação em determinadas etapas. Como calcular a taxa de conversão do funil de vendas? O cálculo da taxa de conversão do funil de vendas não é nada complicado. Basicamente, você precisa fazer a relação entre o total de potenciais clientes presentes em uma etapa com aqueles que conseguiram passar para a etapa seguinte. Por exemplo, imagine que no último trimestre o site da sua empresa tenha recebido um total de 1500 visitantes. Desse total, 350 foram convertidos a leads nesse mesmo período, pois baixaram um conteúdo rico presente em uma landing page em troca de alguns dados para contato. Assim, temos: Taxa de conversão = (350 / 1500) x 100 = 23,3% Esse mesmo cálculo serve para calcular a conversão entre as etapas posteriores do funil de vendas. E para ter um parâmetro mais geral, você pode considerar o total de visitantes e o total de vendas dentro de um período específico de análise. 4 dicas de como aumentar a taxa de conversão no funil de vendas Se você quer obter um melhor desempenho da sua taxa de conversão no funil de vendas, existem algumas boas práticas que podem ser adotadas. 1 - Tenha clareza o perfil de cliente ideal Uma das causas para a dificuldade em fazer os lead evoluírem para oportunidades ou as oportunidades evoluírem para clientes é que eles não se enquadram no perfil de cliente ideal para a empresa. 2 - Ofereça uma boa experiência em todas as etapas Para qualificar os potenciais clientes e fazer com que eles avancem no funil, é imprescindível oferecer para eles uma boa experiência durante toda a jornada de compra e pontos de interação com a empresa. 3 - Mantenha os colaboradores alinhados É muito importante que todos os colaboradores envolvidos na jornada do cliente estejam devidamente alinhados no que se refere às metas e responsabilidades para cada etapa do funil de vendas. Um ponto fundamental é manter o time de vendas e o de marketing trabalhando de forma colaborativa. Isso pode ser um desafio em algumas empresas. Veja algumas dicas de como superar essa situação assistindo a este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=jitz3HfCjlc&t  4 - Utilize a tecnologia como aliada Existem ferramentas tecnológicas que podem ser grandes aliadas na gestão do funil de vendas, como é o caso de um sistema de CRM. Um sistema CRM te ajuda a ter maior controle sobre etapas do funil de vendas e sobre as estratégias necessárias para fazer seus potenciais clientes avançarem mais rapidamente até o fechamento da compra. Veja as principais funcionalidades que um software desse tipo deve ter: [INSERIR IMAGEM]: https://agendor-blog-uploads.s3.sa-east-1.amazonaws.com/2015/10/19162104/15-As-4-principais-funcionalidades-de-um-sistema-de-controle-de-vendas.jpg  Bom, agora que você já conhece mais sobre a taxa de conversão no funil de vendas, fique atento a esse indicador e defina metas que sejam coerentes à realidade do seu negócio. Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.

Qual a importância de calcular a taxa de conversão?

Mais do que apenas uma métrica de vendas, a taxa de conversão é importante para se ter uma noção mais clara sobre a eficácia das estratégias adotadas ao longo do funil de vendas.

Ao acompanhar a taxa de conversão em cada etapa, consegue-se identificar gargalos e corrigi-los mais rapidamente, evitando prejudicar mais gravemente o desempenho de todo o processo comercial.

Tendo em vista que as ações no topo do funil podem gerar impactos nas demais fases, calcular e monitorar a taxa de conversão ajuda a garantir um bom fluxo, evitando a estagnação em determinadas etapas.

Como calcular a taxa de conversão do funil de vendas?

O cálculo da taxa de conversão do funil de vendas não é nada complicado. Basicamente, você precisa fazer a relação entre o total de potenciais clientes presentes em uma etapa com aqueles que conseguiram passar para a etapa seguinte.

Por exemplo, imagine que no último trimestre o site da sua empresa tenha recebido um total de 1500 visitantes. Desse total, 350 foram convertidos a leads nesse mesmo período, pois baixaram um conteúdo rico presente em uma landing page em troca de alguns dados para contato.

Assim, temos:

  • Taxa de conversão = (350 / 1500) x 100 = 23,3%

Esse mesmo cálculo serve para calcular a conversão entre as etapas posteriores do funil de vendas. E para ter um parâmetro mais geral, você pode considerar o total de visitantes e o total de vendas dentro de um período específico de análise.

4 dicas de como aumentar a taxa de conversão no funil de vendas

Se você quer obter um melhor desempenho da sua taxa de conversão no funil de vendas, existem algumas boas práticas que podem ser adotadas.

1 – Tenha clareza o perfil de cliente ideal

Uma das causas para a dificuldade em fazer os lead evoluírem para oportunidades ou as oportunidades evoluírem para clientes é que eles não se enquadram no perfil de cliente ideal para a empresa.

2 – Ofereça uma boa experiência em todas as etapas

Para qualificar os potenciais clientes e fazer com que eles avancem no funil, é imprescindível oferecer para eles uma boa experiência durante toda a jornada de compra e pontos de interação com a empresa.

3 – Mantenha os colaboradores alinhados

É muito importante que todos os colaboradores envolvidos na jornada do cliente estejam devidamente alinhados no que se refere às metas e responsabilidades para cada etapa do funil de vendas.

Um ponto fundamental é manter o time de vendas e o de marketing trabalhando de forma colaborativa. Isso pode ser um desafio em algumas empresas.

Veja algumas dicas de como superar essa situação assistindo a este vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=jitz3HfCjlc&t 

4 – Utilize a tecnologia como aliada

Existem ferramentas tecnológicas que podem ser grandes aliadas na gestão do funil de vendas, como é o caso de um sistema de CRM.

Um sistema CRM te ajuda a ter maior controle sobre etapas do funil de vendas e sobre as estratégias necessárias para fazer seus potenciais clientes avançarem mais rapidamente até o fechamento da compra.

Veja as principais funcionalidades que um software desse tipo deve ter:

O funil de vendas é uma ferramenta estratégica que permite acompanhar os clientes durante todos os estágios da sua jornada de compra, desde a primeira interação com a empresa até o fechamento do negócio. O mais comum é que o funil de vendas seja dividido em três fases: Topo do funil: etapa de aprendizado e descoberta Meio do funil: etapas de reconhecimento do problema e consideração da solução Fundo do funil: etapa de decisão de compra Para manter o fluxo do funil sob controle, é fundamental monitorar um indicador muito importante: a taxa de conversão. Basicamente, a taxa de conversão mostra, percentualmente, como os potenciais clientes evoluem de uma etapa para outra. Por meio desse indicador, consegue-se avaliar a qualidade do processo comercial e a eficácia das estratégias de marketing e vendas. Neste artigo, você vai entender melhor o que é, qual a importância e como calcular a taxa de conversão no funil de vendas. Além disso, vamos mostrar também nas próximas linhas algumas dicas de como melhorar os resultados desse indicador na sua empresa: Tenha clareza o perfil de cliente ideal; Ofereça uma boa experiência em todas as etapas; Mantenha os colaboradores alinhados; Utilize a tecnologia como aliada. O que é a taxa de conversão no funil de vendas? A taxa de conversão no funil de vendas é um indicador de desempenho que dá uma dimensão de como os potenciais clientes estão evoluindo em sua jornada de compra. Essa taxa contabiliza, em porcentagem, quantas oportunidades de negócio os times de marketing e vendas conseguiram converter de uma etapa para outra - e também considerando a conversão geral do topo até o fundo do funil. É possível calcular a taxa de conversão de visitantes que se tornaram leads, de leads que se tornaram oportunidades e de oportunidades que se tornaram clientes, entre outras. Na verdade, as etapas do funil de vendas podem variar muito de empresa para empresa. No exemplo abaixo, mostramos um funil de vendas baseado nas etapas do processo comercial, confira: [INSERIR IMAGEM]: https://agendor-blog-uploads.s3.sa-east-1.amazonaws.com/2017/01/19161756/14-As-7-etapas-do-processo-comercial.jpg  Qual a importância de calcular a taxa de conversão? Mais do que apenas uma métrica de vendas, a taxa de conversão é importante para se ter uma noção mais clara sobre a eficácia das estratégias adotadas ao longo do funil de vendas. Ao acompanhar a taxa de conversão em cada etapa, consegue-se identificar gargalos e corrigi-los mais rapidamente, evitando prejudicar mais gravemente o desempenho de todo o processo comercial. Tendo em vista que as ações no topo do funil podem gerar impactos nas demais fases, calcular e monitorar a taxa de conversão ajuda a garantir um bom fluxo, evitando a estagnação em determinadas etapas. Como calcular a taxa de conversão do funil de vendas? O cálculo da taxa de conversão do funil de vendas não é nada complicado. Basicamente, você precisa fazer a relação entre o total de potenciais clientes presentes em uma etapa com aqueles que conseguiram passar para a etapa seguinte. Por exemplo, imagine que no último trimestre o site da sua empresa tenha recebido um total de 1500 visitantes. Desse total, 350 foram convertidos a leads nesse mesmo período, pois baixaram um conteúdo rico presente em uma landing page em troca de alguns dados para contato. Assim, temos: Taxa de conversão = (350 / 1500) x 100 = 23,3% Esse mesmo cálculo serve para calcular a conversão entre as etapas posteriores do funil de vendas. E para ter um parâmetro mais geral, você pode considerar o total de visitantes e o total de vendas dentro de um período específico de análise. 4 dicas de como aumentar a taxa de conversão no funil de vendas Se você quer obter um melhor desempenho da sua taxa de conversão no funil de vendas, existem algumas boas práticas que podem ser adotadas. 1 - Tenha clareza o perfil de cliente ideal Uma das causas para a dificuldade em fazer os lead evoluírem para oportunidades ou as oportunidades evoluírem para clientes é que eles não se enquadram no perfil de cliente ideal para a empresa. 2 - Ofereça uma boa experiência em todas as etapas Para qualificar os potenciais clientes e fazer com que eles avancem no funil, é imprescindível oferecer para eles uma boa experiência durante toda a jornada de compra e pontos de interação com a empresa. 3 - Mantenha os colaboradores alinhados É muito importante que todos os colaboradores envolvidos na jornada do cliente estejam devidamente alinhados no que se refere às metas e responsabilidades para cada etapa do funil de vendas. Um ponto fundamental é manter o time de vendas e o de marketing trabalhando de forma colaborativa. Isso pode ser um desafio em algumas empresas. Veja algumas dicas de como superar essa situação assistindo a este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=jitz3HfCjlc&t  4 - Utilize a tecnologia como aliada Existem ferramentas tecnológicas que podem ser grandes aliadas na gestão do funil de vendas, como é o caso de um sistema de CRM. Um sistema CRM te ajuda a ter maior controle sobre etapas do funil de vendas e sobre as estratégias necessárias para fazer seus potenciais clientes avançarem mais rapidamente até o fechamento da compra. Veja as principais funcionalidades que um software desse tipo deve ter: [INSERIR IMAGEM]: https://agendor-blog-uploads.s3.sa-east-1.amazonaws.com/2015/10/19162104/15-As-4-principais-funcionalidades-de-um-sistema-de-controle-de-vendas.jpg  Bom, agora que você já conhece mais sobre a taxa de conversão no funil de vendas, fique atento a esse indicador e defina metas que sejam coerentes à realidade do seu negócio. Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.

 

Bom, agora que você já conhece mais sobre a taxa de conversão no funil de vendas, fique atento a esse indicador e defina metas que sejam coerentes à realidade do seu negócio.

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.