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Marketing Digital Otimização SEO Thaís Correa

O que é e como funciona o marketing integrado?

Uma campanha de marketing integrado é uma estratégia multicanal que envolve a criação de campanhas consistentes através de diferentes plataformas, para proporcionar a melhor experiência para o cliente. 

Cada canal deve ser consistente, isto é, seja através do contato do cliente com a marca através de uma rede social, do marketing direto ou de outro canal.

Os marqueteiros modernos, mais do que nunca, contam com mais canais disponíveis para influenciar os compradores, e é fundamental maximizar o impacto do maior número possível desses canais.

Desde o método mais moderno e tecnológico, como um holograma 3D, ao mais tradicional e rudimentar, como deslizar um envelope papel kraft personalizado por debaixo da porta do cliente, mostra como sempre há possibilidades de integração.

Entretanto, o marketing integrado também introduz um desafio: quanto mais canais você utiliza, é mais difícil garantir que o envio de mensagens permaneça consistente e complementar.

Uma campanha de marketing integrada entende que os clientes não estão confinados a um único canal. Os consumidores de hoje estão encontrando marcas e anúncios em todos os lugares que vão, desde o ônibus a seus sites favoritos ou caixa de e-mails. 

Basta conferir as mídias sociais para se deparar com anúncios sobre plotagem de carros publicidade e de diversos outros segmentos. 

Para que a marca se destaque para os clientes, é preciso criar campanhas para as plataformas que os clientes frequentam. Simultaneamente, estas devem compartilhar características semelhantes, para que se destaquem na mente de quem as consome.

Além disso, o marketing integrado proporciona consistência onde quer que os clientes optem por interagir com a marca.

Sem essa integração, há o risco de mensagens mistas serem entregues, ou que comunicam em uma voz desconectada, o que pode fazer a marca parecer fragmentada e desorganizada para os consumidores.

Por exemplo, se um cliente for visualizar o conteúdo por meio de desktop ou pelo celular, a experiência e a mensagem devem permanecer as mesmas, no que é conhecido como convergência.

Assim, se o conteúdo fala sobre cortina para cozinha sob medida no e-mail, então as redes sociais também deverão linkar ao assunto, mesmo que seja de forma bem sucinta

De mesma forma, um cliente que faz perguntas sobre um produto através de um serviço de chatbot no site da marca deve receber os mesmos serviços que alguém que optou por um canal de comunicação diferente, como o SAC.

Como o marketing integrado é implementado nas empresas?

O marketing integrado possui um conceito que mostra o que qualquer comerciante e empresário deve entender. É como se fosse uma medalha personalizada com estratégias para a coleção de conhecimento do empreendedor.

O posicionamento dos anúncios em diferentes canais pode ajudar a campanha a ter a consciência necessária para impulsionar as vendas. Afinal, a maioria dos clientes prefere esperar até ter mais informações sobre um produto antes de fazer uma compra.

O marketing integrado fornece aos consumidores um grande volume de informações através de uma gama diversificada de fontes, tanto online como offline, o que pode ser toda a diferença quando se trata de fazer vendas e de impulsionar os clientes fiéis.

Os consumidores são bombardeados por anúncios e, como resultado, estão aprendendo a filtrá-los. Isto é um fato em dobro para os consumidores mais jovens.

Estudos mostram que tanto Millennials (jovens nascidos entre 1980 a 1995), quanto os Genzers (Geração Z, nascida entre 1995 a 2010), não são tão adeptos ao marketing tradicional.

Os jovens consumidores preferem o marketing digital, através de influenciadores e mídias sociais. Além de serem muito sensíveis aos endossos boca a boca, um aspecto em comum com suas gerações anteriores.

A tendência à publicidade altamente personalizada se encaixa perfeitamente na abordagem de marketing integrado. Hoje em dia, é possível atingir o público-alvo nas plataformas que eles mais utilizam e valorizam.

Assim, um artesão que deseja lançar uma linha de acessórios noiva praia tem chances maiores de conquistar um bom público através das mídias sociais do que pelos meios tradicionais.

Um outro ponto é que o marketing integrado deve ser orientado por dados sobre o comportamento dos clientes da empresa, e deve ser atualizado regularmente em resposta a novos dados. 

Ao coletar e analisar informações de todos os canais de marketing disponíveis é possível identificar quais plataformas são mais eficazes. Isto também ajuda a determinar onde é melhor investir mais recursos para tornar o envio de mensagens mais consistente. 

Talvez um SMS seja uma plataforma melhor do que as redes sociais para propagar alguma oferta, o que é importante saber. Somente com uma análise de dados eficaz é possível tirar esse tipo de conclusão.

Se as informações mostrarem que um canal está com baixo desempenho, por exemplo, pode ser um sinal de que lhe falta a consistência das mensagens presentes em outros canais.

Da mesma forma,um conteúdo sobre grades de fechamento para eventos pode ter mais retorno através dos anúncios por e-mail, porque o engajamento não esteja tão assíduo nas outras plataformas.

É por isso que uma abordagem de marketing integrada, que repete a mesma mensagem consistente em uma variedade de plataformas, é a chave para construir fidelidade à marca.

As diferentes etapas da campanha devem transmitir uma mensagem coerente. Os consumidores verão os componentes da campanha em meios como:

  • Na internet;
  • Mensagens de texto;
  • Na TV e no rádio;
  • Em outdoors e demais meios offline.

É melhor que esses componentes se conectem naturalmente para que formem uma imagem clara na mente dos consumidores. 

Todos os componentes de uma campanha de marketing integrada devem ter a mesma aparência e sensação que os outros. Isto não significa que eles tenham que ser cópias uns dos outros.  

Mas sim, construir cada peça de acordo com a identidade visual da marca. Portanto, tenha atenção ao logotipo, esquema de cores e slogan, e usá-los de forma consistente em todos os segmentos da campanha.

Pensar na campanha de pulseiras personalizadas para eventos como um exercício de narração de histórias é uma boa maneira. Assim, todas as partes da campanha precisam contar a mesma história, levando a campanha a ter um fluxo natural.

Ela nem sempre precisa ser contada em perfeita ordem, afinal de contas, storytelling com flashbacks ou vislumbres são sempre interessantes. Mas cada novo componente deve ser construído a partir do que já foi feito.

Benefícios do marketing integrado para uma marca

O marketing integrado oferece várias vantagens que podem tornar sua operação de marketing mais eficaz. Alguns benefícios são:

1 – Narração consistente

O adulto típico é exposto a mais de 350 anúncios por dia, mas apenas cerca de um terço atrai alguns segundos reais de atenção. Desses anúncios, muito pouco será lembrado, mesmo um dia depois.

Uma maneira de garantir que os anúncios e outros recursos de marketing causem uma impressão duradoura é integrá-los em uma narrativa consistente que possa ser implementada através de múltiplos canais de entrega.

Os potenciais clientes se lembrarão melhor de um anúncio de outdoor quando seu conteúdo os lembrar por meio de outro anúncio visto online.

Se o objetivo da campanha é rodear os clientes localizados mais próximos da empresa, talvez seja inteligente convencê-los de que precisam do serviço.

Colocar nas ruas e praças sobre como existe um serviço de guincho mais próximo a eles e o quanto eles precisam conhecer esse serviço é uma opção.

Os clientes estarão ainda mais propensos a se envolverem com anúncios que espelham interações que possam ter tido recentemente com a marca nas mídias sociais ou de pessoas próximas. 

A integração das mensagens de rua mais o marketing boca a boca, formam a armadilha perfeita para pescar o tão desejado cliente. 

2 – Melhor desempenho das campanhas

Uma maior consistência dentro da narrativa da marca associada ao marketing integrado leva a um melhor desempenho geral da campanha. 

As empresas que lideram em resultados de marketing têm maior probabilidade de ter uma solução tecnológica integrada, que as ajuda a transmitir a mesma narrativa através de todos os seus canais.

3 – Redução de custos e melhor valor

A integração dos canais de marketing também pode reduzir os custos de criação de conteúdo, permitindo que as marcas reutilizem o mesmo em diferentes canais. 

Se o negócio tiver uma mascote da marca, por exemplo, ele pode usar imagens e vídeos dessa personagem tanto em mídia de marketing online quanto offline.

De maneira semelhante, a marca pode distribuir os mesmos pontos de discussão para representantes de vendas em diferentes locais ou em diferentes eventos para sincronizar suas mensagens. 

Práticas como estas não só são mais eficazes devido à consistência narrativa, mas também ajudam a reduzir as despesas gerais da empresa.

4 – Experiência com o cliente

Não são apenas os negócios que se beneficiam do marketing integrado. Os clientes também apreciarão a consistência e a previsibilidade que vêm com uma narrativa de marca unificada. 

A familiaridade agregada facilita a compreensão do que se faz e como esta pode ajudá-los. 

Neste sentido, o marketing integrado anda de mãos dadas com o omnichannel, um método que utiliza todos os canais de comunicação disponíveis como uma forma de proporcionar as experiências mais satisfatórias para o cliente.

Considerações finais

É sempre bom lembrar que mensagens funcionam melhor quando estão juntas, daí a importância do marketing integrado. Em uma campanha ideal, o todo será maior do que a soma de suas partes.

Cada novo componente engraçado, empolgante ou visualmente deslumbrante aumentará o apelo geral que a campanha possui.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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