Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Dicas Bruna Farias

Como precificar meu produto para varejo? Aprenda o passo a passo!

“Como precificar meu produto?” Essa é a pergunta que muitos lojistas iniciantes devem fazer quando iniciam as operações de sua empresa. E a resposta para essa pergunta não é tão simples quanto parece.

Afinal, definir o preço de sua mercadoria vai muito além de simplesmente etiquetar um valor aleatório. Muito pelo contrário, é preciso fazer um planejamento minucioso, que leva inúmeros fatores em consideração, para determinar o preço de algum produto ou serviço.

E a importância estratégica dessa tarefa já é há muito tempo apontada pelos principais especialistas de marketing. Não por acaso, “preço” é considerado um dos quatro famosos P ‘s (preço, praça, produto e promoção).

Portanto, quer tirar todas as suas dúvidas sobre o tema para não ter mais dúvidas e nem se perguntar “como precificar meu produto?” Continue a leitura até o fim e aprenda tudo sobre precificação!

Como precificar meu produto? 4 dicas!

  1. Avalie todos os custos de produção

O primeiro ponto a ser levado em consideração na precificação de produtos é avaliar todos os custos operacionais envolvidos em todas as etapas de produção até o produto estar exposto na vitrine da sua loja virtual ou física.

Em suma, a mercadoria é a única fonte de receita de um empreendimento. Então seu valor deve ser pensado em função de tudo aquilo que foi gasto para levar o produto ao consumidor.

Desde o processo de confecção do item ou de compra junto ao fornecedor até os gastos com funcionários, impostos e aluguel de espaços físicos e plataformas virtuais: tudo deve estar na ponta do lápis para que o lojista tenha lucros com seu empreendimento. 

Após todas as anotações, o empresário agora pode determinar quanto ganha de retorno sobre o investimento no produto. Se vai ser 10, 20, 30, 40% ou mais em relação ao que foi gasto. 

Mas antes disso, é preciso se atentar a alguns outros fatores, como veremos nas próximas dicas.

1. Produtos possuem valores intangíveis

Outros fatores que não são os custos operacionais também podem influenciar no valor de qualquer item ou serviço. 

Aspectos mais intangíveis, como a reputação já respaldada da empresa, a exclusividade do produto e a inovação do projeto e qualidade da mercadoria também podem ser levados em consideração.

Imagine, por exemplo, o caso de duas lojas de móveis. Enquanto uma vende escrivaninhas de origem industrial e em maior escala, a outra investe em mesas mais diferenciais, com um design artístico mais exclusivo e inovador e que preza pelos mínimos detalhes do produto.

Naturalmente, o preço do segundo caso tem um acréscimo em função do quesito inovador, criativo e exclusivo do produto.

2. Estude o mercado

Não menos importante: faça uma análise geral de como funciona a dinâmica de vendas do seu segmento. 

Além de prestar atenção em quais preços são cobrados por seus concorrentes em produtos semelhantes, também é importante monitorar se há possíveis sazonalidades com aumento ou queda de demanda, entre outros fatores.

Afinal, na lógica de mercado, a lei da oferta e da procura também dita os rumos da precificação. Por exemplo, se você é dono de uma loja de artigos de festa e fantasia, o carnaval é um período de maior demanda comercial. Após esse período, para não ficar com acúmulo de itens parados no estoque, você pode pensar em queima de estoque e vendas com condições especiais para fazer o dinheiro entrar.

3. Busque o equilíbrio nos valores

Quando algum lojista se pergunta “como precificar seu produto?, dentre outras coisas, ele busca principalmente entender qual a margem de lucro merece.

Nesse sentido, é evidente que todo vendedor busca ter um bom retorno financeiro com seu comércio, mas isso jamais deve ser utilizado para a determinação de preços extravagantes e totalmente fora da realidade de mercado ou do bolso do consumidor.

É preciso, sempre, buscar o equilíbrio dos investimentos feitos, aquilo que é praticado pelo mercado e o que o cliente considera financeiramente justificável. Até porque preços bem acima da média sem uma demanda aparente tende a afastar cada vez mais consumidores, que vão buscar uma solução mais justa no concorrente.

4. Pense a precificação de forma estratégica

Como vimos até aqui, a precificação é um processo extremamente complexo e que precisa levar em consideração uma série de fatores. 

Ela possui papel determinante no alinhamento entre receita comercial e gestão operacional de custos. Por isso, ela deve ser pensada de forma estratégica e sempre integrada com a estruturação interna do seu negócio, quanto com as instituições externas.

Uma análise eficiente do impacto dos preços, por exemplo, pode levar à busca por inovações que otimizem processos e reduzam custos operacionais.

Além disso, ela também pode ser vista como contrapeso para períodos de dificuldades econômicas. A diminuição estratégica do preço e da margem de lucro é uma entre outras formas de manter o fluxo comercial aquecido em períodos de vacas magras. 

Portanto, esperamos que tenham gostado do nosso conteúdo. Prestar atenção em um tema tão importante é crucial em tempos nos quais tantas novas empresas de e-commerce estão surgindo. 

Esse crescimento, por sua vez, é consequência direta da transformação digital e de ferramentas para lojas virtuais que facilitam a atuação do lojista na internet.

Para mais artigos de qualidade, continue acompanhando nosso blog. Até a próxima!

Este post foi escrito pela equipe do olist, uma solução completa para lojas que querem vender online de forma prática e profissional. Com milhares de lojas parceiras em mais de 180 países, o olist tem ferramentas que facilitam a criação de loja virtual, a venda em marketplaces e a operação logística no e-commerce. Conheça o olist.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.