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Dicas Bruna Farias

O que é e como ganhar reputação no Mercado Livre?

Como ganhar reputação no Mercado Livre?

  1. Mantenha o nível de reclamação o mais baixo possível
  2. Atribua a categoria correta
  3. Faça uma boa descrição do produto
  4. Coloque fotos reais
  5. Não demore para enviar os produtos
  6. Faça um atendimento impecável por meio das melhores práticas de vendas
  7. Evite o cancelamento de vendas
  8. Gerencie seu estoque
  9. Mantenha um bom fluxo de vendas

Para quem deseja ter boas vendas e se destacar no Mercado Livre a boa reputação é fundamental para ter sucesso. A reputação de um vendedor é a forma como os compradores o enxergam. Se não tiver um bom desempenho, essa imagem pode não gerar confiança e atrapalhar os negócios.

Dessa forma, o ideal é trabalhar todos os pontos que poderiam afetá-la, com a finalidade de se fortalecer e obter um bom desempenho. Por isso, vamos falar de cada uma das 9 dicas que demos. Confira!

Dicas de como ganhar reputação no Mercado Livre e melhorar as vendas

Quanto menos reclamação, melhor!

Já ouviu a frase do célebre arquiteto Mies van der Rohe menos é mais? Isso se aplica às reclamações no Mercado Livre. O ideal é que você mantenha abaixo de 3%. Ou seja, a cada 100 vendas, você deve ter menos de 3 reclamações.

Mas como evitar reclamações?

  • Não demore para responder solicitações
  • Envie a mercadoria no prazo
  • Envie o produto correto
  • Faça descrições verdadeiras
  • Mantenha uma boa comunicação com o consumidor

Cadastre a categoria correta

Um dos grandes motivos das vendas não alavancarem é a categorização errada. O consumidor irá procurar seu produto na categoria certa e não irá encontrar.

Sendo assim, seu fluxo de vendas irá diminuir e não receberá boas avaliações. Além do mais, a categorização errada pode dar um ar de desleixo por parte do vendedor. 

Descreva o produto com assertividade

Descrever bem um produto não é inventar qualidades e propriedades que ele não tem. Se você deseja que os consumidores comprem com você e não no concorrente, você deve caprichar em todos os itens e não mentir na descrição.

Mas qual o problema de dar uma exagerada na descrição? Se o cliente comprar baseado no anúncio e receber outra coisa diferente, certamente irá reclamar e a sua reputação no Mercado Livre estará abalada.

Uma boa descrição é limpa, simples e direta. Fale as dimensões, cores, peso e outras variações. Ensine como usar e mostre todos os diferenciais. Por fim, não esqueça de fazer uma revisão ortográfica antes de publicar.

Capriche nas fotos

Acertou na categoria, fez uma ótima descrição mas colocou fotos com baixa qualidade? Saiba que isso pode ser decisivo na hora de fechar negócio.

Por isso, invista em fotos reais, sem excesso de filtros, de boa qualidade e de preferência com pessoas utilizando ou interagindo com o seu produto. Por exemplo, se você vende roupas, não as fotografe em um manequim, mas sim com uma pessoa usando.

Não perca os prazos

Estamos presenciando um período em que o imediatismo tomou conta. Portanto, se não quiser irritar o seu cliente e afetar sua reputação, envie o mais rápido possível.

Atrasos na entrega geram clientes insatisfeitos e isso pode afetar e muito a forma como ganha as avaliações de reputação. Entretanto, se houver algum problema e isso afetará a entrega, não hesite e entre em contato com o seu consumidor explicando a dificuldade.

Como forma de pedir desculpas pelo transtorno, envie um brinde ou ofereça um desconto na próxima compra.

Faça um atendimento impecável

As melhores práticas de vendas podem ser transportadas das lojas físicas para o marketplace. Seja solícito, educado e esclareça todas as dúvidas que seus clientes tiverem.

Mostre-se disponível e deixe o cliente perceber que seu atendimento é exclusivo. Mas como fazer isso?

Simples, mande um cartão junto à mercadoria, um pequeno brinde ou até mesmo capriche na embalagem, a deixando mais apresentável e perfumada. Não é por que seu consumidor é virtual que você irá tratá-lo com impessoalidade, não é mesmo?

Evite o cancelamento de vendas

Os cancelamentos podem ter diversos motivos, que vão desde mercadoria que não está de acordo até problemas no estoque. Para que o cancelamento não ocorra, converse com seu comprador e explique a situação. Não deixe que ele se surpreenda negativamente quando receber algo faltando ou que não esteja de acordo com o que pediu.

O diálogo é fundamental para ganhar reputação no Mercado Livre.

Gerencie seu estoque

Não há nada mais frustrante para um comprador do que terminar de fechar negócio e receber a notificação de que o produto está em falta. Ter essa falha no estoque pode custar a sua reputação.

Geralmente, isso ocorre com vendedores que possuem contas em diversos marketplaces e acabam perdendo o controle por fazer gerenciamento manual. 

Mantenha um bom fluxo de vendas

Um bom fluxo de vendas mostra o quanto sua empresa está engajada e respeita seus consumidores. Afinal, se prestasse um serviço duvidoso, não haveria muitas vendas.

Mas como manter um bom fluxo de vendas com tanta concorrência? O processo não é simples, mas de tanto cuidar isso fluirá automaticamente. Comece pelo básico que já falamos aqui:

  • Categorize de forma correta
  • Não minta no título e nem na descrição
  • Utilize fotos reais
  • Surpreenda seus compradores
  • Mantenha um bom diálogo e mostre-se solícito
  • Tenha controle do estoque
  • Ofereça produtos de qualidade
  • Incentive seus clientes a avaliar seu perfil e seus produtos.

[Bônus] Não conseguiu alavancar as vendas por causa da reputação? Calma, tem saída!

Você sabia que é possível anunciar pelo perfil de uma loja autorizada? Sim, você pode fazer isso, por exemplo, por meio do olist que é uma empresa considerada o marketplace dos marketplaces.

Você se cadastra no olist e ele anunciará seus produtos por meio do perfil dele. A melhor parte é que a reputação já está muito bem estabelecida e seus produtos passam a ser exibidos logo entre os primeiros resultados das pesquisas. Fantástico, não acha?

Por fim, agora que você já sabe como ganhar reputação no Mercado Livre, o que está esperando para arrasar nas vendas? Desejamos bons negócios!

Este post foi escrito pela equipe do olist, uma solução completa para lojas que querem vender online de forma prática e profissional. Com milhares de lojas parceiras em mais de 180 países, o olist tem ferramentas que facilitam a criação de loja virtual, a venda em marketplaces e a operação logística no e-commerce. Conheça o olist.

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