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Dicas Thaís Correa

Tráfego direto no Google Analytics: saiba tudo

Todo negócio que possui um site ativo na internet deve ter conhecimento do que é tráfego direto, assim como o indireto, ou orgânico. Afinal, é assim que as marcas direcionam suas campanhas de marketing e vendas.

O tráfego direto é indicado pelo Google Analytics e mostra quando o visitante acessa a plataforma diretamente. Só que existem alguns erros que podem dificultar a contabilização das visitas.

Para resolver esse problema, é necessário conhecer alguns detalhes e investir em ações que ajudem o Google a mensurar o tráfego do jeito certo.

Ter um site com muitas visitas é importante por diversas razões. Em primeiro lugar, é dessa forma que a marca chega ao conhecimento de um número maior de consumidores.

Você conhece os conteúdos, os visitantes se interessam pelos produtos e serviços, fazendo com que a empresa converta essas pessoas em potenciais clientes. A partir disso, elas podem inseri-los na jornada de compra.

Sem falar no fato de que, quanto maior o tráfego, mais bem posicionada a plataforma será nos resultados de pesquisa.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo vamos explicar o conceito de tráfego direto, suas funções em um site e importância. Confira!

O que é tráfego direto?

O tráfego direto acontece quando uma pessoa digita o nome de uma marca no buscador para acessar seu site, insere o endereço da plataforma no navegador ou salva o link nos favoritos.

Em outras palavras, o tráfego direto está relacionado ao acesso que a pessoa faz diretamente no site da empresa. Por essa razão, a companhia pode interpretar que está sendo lembrada e reconhecida pelos consumidores.

Se o usuário retorna frequentemente ao site de um fabricante de empilhadeira elétrica still, significa que ele consome os conteúdos, fica por dentro das novidades e compra os produtos e serviços disponíveis.

A companhia conquista esse tipo de tráfego quando realiza uma boa campanha de marketing digital e sabe reforçar o seu branding. Consequentemente, o consumidor conhece a marca e procura estar em contato com ela constantemente.

Assim, também fica mais fácil fidelizar os clientes e conquistar pessoas interessadas nas soluções, fazendo com que a organização se torne mais competitiva no mercado em que atua.

Quanto mais a empresa investe nesse tipo de ação, mais chances terá de conseguir bons resultados de tráfego direto. A principal função é aumentar o reconhecimento de marca, bem como o número de visitantes.

A principal fonte de tráfego direto são os buscadores, portanto, quando alguém digita o nome do seu negócio para fazer uma pesquisa e acessa o site, se torna um visitante direto.

É possível contabilizar o tráfego direto quando o usuário digita o endereço da plataforma no navegador ou inclui a URL entre seus favoritos, para acessá-la com mais frequência.

Entretanto, algumas fontes são contabilizadas como sendo este tipo de tráfego, mas essa consideração é errônea.

Isso acontece porque quando o Google Analytics não identifica a referência da página, acaba indicando o visitante como tráfego direto automaticamente. Algumas das razões para que isso aconteça são:

  • Links disponibilizados em conteúdos;
  • Erros de redirecionamento;
  • Erro de digitalização;
  • Problemas na configuração do Google Analytics.

Uma empresa de fachada de vidro glazing também precisa estar atenta aos links compartilhados em aplicativos de mensagem instantânea e nas redes sociais, dentre outros.

Isso quer dizer que os usuários podem acessar o site da companhia por meio de outras fontes que não se encaixam às características do tráfego direto, mas que acabam sendo mensuradas dessa forma pela ferramenta.

O número que aparece no relatório nem sempre é real, justamente por conta dessa situação. Além disso, também é comum que tráfegos realmente diretos não sejam contabilizados.

Um exemplo disso é quando o usuário acessa a plataforma pela primeira vez, por meio de outra fonte. Toda vez que ele retorna ao site, o Google Analytics considera que a ação está sendo feita da mesma fonte, e a causa disso são os cookies.

A real importância do tráfego direto

Até aqui você entendeu que quando um usuário acessa o site de uma empresa de higienização de poltronas ou quaisquer outras diretamente, significa que ele procurou especificamente sobre aquela companhia.

A pessoa não acessou outros links de referências fornecidos por terceiros, ou pesquisou apenas sobre determinado produto ou serviço.

A busca foi incisiva ou o usuário simplesmente digitou o endereço do site na barra do navegador. Conquistar esse tipo de tráfego é importante porque ele interfere diretamente no ranqueamento dos resultados de pesquisa.

O Google interpreta que aquela pessoa tem conhecimento e consciência acerca de determinada marca. Então, cada vez que alguém faz uma visita direta, demonstra que a empresa é conhecida fora da internet, portanto, uma marca relevante.

Vale a pena conquistar esse tipo de visita, principalmente em plataformas e-commerce, pois se o Google entende que o negócio é conhecido, então ele se torna mais confiável para o ranqueamento.

Como diminuir o tráfego direto?

O tráfego direto, apesar de seus bons apontamentos, pode ser mal interpretado no Google Analytics. Para entender um pouco mais esse conceito e fazer uma avaliação correta, preparamos um guia sobre o assunto.

Vamos expor algumas situações que podem acontecer e que atrapalham a interpretação da ferramenta, e, consequentemente, a sua interpretação. São elas:

1 – O consentimento de cookies perde a fonte de tráfego

Se ao implementar um pop-up que solicita o consentimento de cookies, devido às exigências da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o visitante autoriza apenas na segunda página ou na subsequente, a sessão é interpretada como direta.

Uma empresa de limpezas pós obra, assim como qualquer outra, precisa estar atenta a isso porque a origem do tráfego está disponível apenas na primeira visualização da página.

Por exemplo, quando o visitante chega ao site, a URL pode conter UTM ou a referência do anterior não está mais disponível. Quando ele parte para a próxima página, a URL muda e a UTM desaparece.

O Google Analytics considera essa situação como referência própria, em outras palavras, que a origem do tráfego da sessão é direta.

Para resolver este problema, o pop-up utilizado por um fabricante de ribbon para impressora argox não deve redirecionar os visitantes para outros lugares, depois que eles dão consentimento.

Para fazer isso, basta disparar os códigos de rastreamento. Ademais, o pop-up de consentimento deve estar visível o suficiente para que o visitante preste atenção nele assim que acessar a primeira página.

A escolha deve ser feita imediatamente, pois o objetivo é fazer com que o visitante realize essa ação logo que visualizar a página.

2 – Encurtadores de URL

Se uma confecção de uniforme personalizado lanchonete estiver usando encurtadores de link, eles podem perder a referência, o que acaba por prejudicar os dados sobre a origem do tráfego.

Para resolver esse problema, basta adicionar UTMs à URL de destino. Ao fazer isso, mesmo que a referência não esteja disponível, as UTMs vão indicar a origem do tráfego para a ferramenta.

3 – Ausência de links parametrizados em documentos

A falta de links parametrizados em documentos que não formam uma página também pode atrapalhar a identificação de tráfego direto.

Se os visitantes do site de um fabricante de equipamentos de proteção individual puderem baixar arquivos, e como no caso de e-books, eles podem conter links que levam os usuários para o site.

Ao clicar em um deles, a referência não estará mais disponível, mesmo quando o PDF só pode ser aberto por meio de navegadores, como o Chrome.

Para evitar esse problema, todos os links dos PDFs dos arquivos precisam contar com parâmetros UTM. Agora se a companhia já tem vários e-books publicados e nenhum deles possui UTM, é necessário fazer a atualização manualmente.

Quanto aos documentos que já foram baixados, não é possível alterar seus links, portanto, todos os materiais produzidos a partir de agora por um fabricante de letra caixa iluminada devem conter UTMs.

4 – Tráfego falso de bots

Uma situação corriqueira é quando o site recebe tráfego falso de bots e essas visitas aparecem no Google Analytics.

Antigamente, os proprietários de sites podiam lidar com dimensões, como no caso do provedor de serviços na ferramenta do Google, mas infelizmente isso não é mais possível.

Para resolver essa situação, verifique se a caixa de seleção está ativa nas configurações de exibição do Google Analytics.

Conclusão

O tráfego pago é importante para mostrar o reconhecimento de uma empresa e o quanto as pessoas procuram diretamente pela sua marca.

O Google Analytics é a ferramenta utilizada para referenciar esses acessos e analisar a quantidade desse tipo de visitante que a companhia recebe em seu site. Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre o assunto e a importância dessa ferramenta.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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