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Dicas Thaís Correa

Programas de afiliados: saiba como funcionam

Nos últimos anos, a tecnologia invadiu o mundo corporativo de modo incrível, permitindo novas modalidades de negociações e transações em geral. Uma delas é a do programa de afiliados, que pode trazer vantagens para todos os envolvidos.

De fato, a tecnologia e o marketing digital ajudam muito não apenas na hora de implementar uma estratégia de programa de afiliados, mas sobretudo na rotina dos próprios afiliados que vão tentar atrair clientes e gerar mais vendas e mais leads.

Inclusive, não dá para falar sobre como essa estratégia funciona sem fazer algumas ponderações técnicas e até mesmo éticas. Afinal, tem se tornado cada vez mais comum ouvir falar no famoso “ganhe dinheiro sem sair de casa e sem esforço”.

É claro que esse tipo de propaganda é um abuso do conceito de programa de afiliado, já que uma empresa séria jamais se expressaria nesses termos. Na verdade, quando uma firma de equipamentos de proteção individual propõe seu formato, ela age diferente.

Primeiro que ela vai passar vários meses criando uma campanha interna alinhada com todos os departamentos pertinentes ao projeto, principalmente o comercial e o marketing. Disso nascerá não apenas uma estratégia prática, mas também uma filosofia de trabalho.

Por exemplo, as facilidades de formação que cada filiado terá no sentido de estudar técnicas de venda e de abordagem, além de conhecerem a fundo a história da marca e do produto ou serviço. Ou ainda, os benefícios que serão conquistados no dia a dia.

Um dos principais costuma ser o de consumir aquele produto sem custos, como modo dele passar a fazer parte do seu dia a dia e, com isso, você se tornar verdadeiramente um defensor da marca, como alguém que faz isso com conhecimento de causa.

Até porque, essa história de que ser afiliado é fácil e traz dinheiro de modo quase mágico, é uma grande mentira. No fundo, você vai precisar trabalhar como qualquer outro vendedor ou consultor de uma marca, apenas com a diferença de ser um autônomo.

Então, se você se dispõe a vender persiana madeira com fita, precisará passar por todas as etapas pertinentes a qualquer outro tipo de comercialização. É necessário conhecer os gatilhos mentais certos, ter boa comunicação, ser convincente, ter bom senso e muito mais.

Justamente por este motivo específico é que deliberamos escrever sobre este nosso artigo, a respeito dos programas de afiliados. O que passa pela explicação de como eles funcionam, mas também pelos conceitos, características e importância da estratégia.

Inclusive, um dos esforços centrais aqui é o de sempre exemplificar com empresas, produtos e serviços reais, em vez de cair em teorização demais. Até como modo de cada empresário ou gestor que nos lê assimilar bem melhor e realmente pôr em prática.

Tanto é assim que, hoje em dia, realmente qualquer empresa pode criar o seu próprio programa de afiliados, seja para lidar com venda de produtos populares no varejo, ou com serviços mais nichados como limpeza de poltronas e estofados no geral.

Só o que importa é que haja uma estratégia clara e unificada. Portanto, se o que você quer entender é justamente como uma estratégia simples pode alavancar suas vendas ou torná-lo um vendedor melhor, então basta seguir na leitura até a última linha.

Conceito, funções e importância

Partindo para uma definição mais técnica, é preciso dizer que um programa de afiliados nada mais é do que um sistema ou metodologia de vendas que visa a ampliar os resultados para a parte produtora, e comissionar a parte vendedora.

Dito de outro modo, trata-se de uma estratégia que uma empresa que vende algo ou presta algum serviço se utiliza, como modo de colocar um representante para fazer suas vendas, embora sem nenhum vínculo trabalhista.

Ou seja, é como se o afiliado fosse um vendedor freelancer, atuando mais na base da parceria e da autonomia do que na base de um vínculo de emprego.

Naturalmente, isso já existia nos idos de 1990, antes do surgimento ou da disseminação da internet. Ali uma pessoa já podia vender desde perfumes e cosméticos até ribbon argox os 214 plus, que é um material utilizado por gráficas para impressão de etiquetas.

Mas a verdadeira revolução aconteceu a partir dos anos 2000, graças ao marketing digital e às plataformas online que facilitam e muito a relação entre empresa e afiliados.

Basicamente, a rotina de trabalho nessa área inclui pontos como:

  • Lista de produtos;
  • Portfólio online;
  • Links de divulgação;
  • Comissionamento automatizado;
  • Eventos online;
  • Plataforma de venda;
  • Criação de conteúdo.

Enfim, são diversas modalidades de marketing digital que podem ser implementadas pelas marcas e reaproveitadas pelos próprios afiliados, cujo interesse passa a ser o de vender cada vez mais, para ganhar uma participação maior.

Nesse sentido, seu conceito é o de trabalho colaborativo. Suas funções dizem respeito à ampliação irrestrita de um determinado nicho de venda, já que o crescimento da empresa se potencializa incrivelmente.

A importância dessa modalidade está ligada com os próprios valores de mercado e de iniciativa privada. A simples existência dessa modalidade já atesta um mercado pujante, que permite relações mais livres e liberais entre pessoas jurídicas e pessoas físicas.

1. O crescimento do produtor

Acima falamos de passagem sobre o crescimento da marca que abre seu produto ou serviço para venda e negociação à base de programas de afiliados.

No fundo, esse crescimento é sem medida, e depende apenas do ímpeto ou desejo de crescer que os próprios donos e sócios apresentam. Em tese, é possível criar uma rede quase infinita de afiliados, aumentando incrivelmente as vendas.

Como hoje vivemos a época de um mercado extremamente competitivo e disputado, não é pouca coisa dizer que uma marca pode conseguir se consagrar como referência por meio desse tipo de estratégia.

Inclusive, se uma firma da área de empilhadeira elétrica still quer crescer sem limites, ela realmente precisa ter dois princípios fundamentais: sustentabilidade e escalabilidade.

Ou seja, ela precisa garantir que suas contas fiquem sempre no azul ou no verde, nunca no vermelho, o que é ser sustentável.

Assim como precisa ter escala, o que garante um crescimento contínuo e ininterrupto, que é justamente no que o programa de afiliados pode ajudar, conquistando um pilar fundamental para a corporação.

Além de ser uma característica própria da estratégia do programa de afiliados, isso representa um de seus maiores benefícios ou vantagens.

2. Seja seu próprio patrão

Não podemos deixar de falar sobre as vantagens do ponto de vista do afiliado, que praticamente se torna seu próprio patrão.

Ou seja, ele passa a atuar não como um funcionário ou um vendedor registrado, que precisasse bater cartão e cumprir horários e metas rígidas.

Pelo contrário, se ele vai representar uma empresa de limpezas pós obra, pode fazer quantas visitas bem entender, fazendo sua própria agenda como um autônomo ou empreendedor do seu próprio negócio.

A mágica acontece no sentido de que ele não precisa fabricar nada nem prestar um serviço ele mesmo, mas apenas vender e pegar sua comissão. Todo o suporte ligado ao produto fica a cargo da empresa produtora.

3. O mercado digital

Como falamos acima, o mercado digital é o grande universo do programa de afiliados. Por isso mesmo, as marcas produtoras ainda podem ter a vantagem de lidar com influencers.

Ou seja, ao abrir seu negócio para esse tipo de parceria, uma empresa da área de uniforme personalizado lanchonete ainda pode topar com grandes autoridades que já estavam atuando na área, como os principais influenciadores digitais do setor.

Hoje o mercado de geração de conteúdo é tão grande que, basicamente, há influencers em todas as áreas que se pode imaginar, desde gastronomia, moda e esportes, até política, jornalismo e tantas outras áreas.

Naturalmente, a empresa que entra com essa intenção vai se tornar muito mais ativa em um tempo bem menor, desfrutando do alcance e até do tráfego que os influenciadores já têm.

4. A diminuição dos riscos

Voltando aos afiliados, podemos tratar da questão do risco de abrir um negócio, afinal, ele contorna esse problema, já que não precisa abrir nada.

Imagine você criar um infoproduto, passar meses desenvolvendo algo, e de repente descobrir que deu tudo errado, que suas vendas não são um sucesso.

Já o afiliado pode simplesmente escolher entre um portfólio quase infinito de opções, desde infoprodutos, sobre polimento automotivo até produtos tangíveis que serão despachados, como livros, aparelhos tecnológicos e afins.

Ou seja, ele não participa do risco que o empresário e toda marca sempre enfrenta, mas participa da parte boa que é a comissão e o retorno financeiro.

Não há nenhuma visão egoísta nisso, mas simplesmente uma estratégia, já que a marca precisa focar nas vantagens para ela, e o afiliado nas vantagens para ele.

Considerações finais

Recentemente, o marketing digital tem evoluído muito, por isso surgem sempre novas modalidades de trabalho e de parceria.

Com as dicas e informações dadas acima, fica bem mais fácil entender como funciona no caso dos programas de afiliados e como dar os primeiros passos nessa direção.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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