Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Dicas Thaís Correa

O que é Growth Mindset? Conheça características

O que muitos podem chamar de determinação e persistência no caminho para o sucesso, no campo da Psicologia isso pode ser chamado de Growth Mindset, ou Mentalidade de Crescimento.

Trata-se de uma forma de entender as habilidades que uma pessoa possui junto com a inteligência, que podem ser o ponto de partida para o aprimoramento e busca de novos conhecimentos.

Com essas mudanças, resultados melhores serão alcançados na vida pessoal e principalmente, na profissional do indivíduo, não havendo a mentalidade de que houve fracassos e sim, um entendimento que possibilita o aprendizado.

Esse entendimento da mentalidade do ser humano é capaz de ser aplicado em crianças e jovens, não somente dentro das escolas, mas com estímulos fora dela também, com ações que os façam entender e assim, estimular a busca por melhorias.

O Growth Mindset permite expandir muito além do que se está acostumado, e entra em contrapartida com o Fixed Mindset ou Mentalidade Fixa.

Este, por sua vez, não acredita que o ser humano pode desenvolver novas habilidades ou aprimorar as que já tem, ficando em um estado estagnado. Assim, surgem as dificuldades quando se trata de novas mudanças ou desafios mais intensos, passando até a evitá-los.

Isso é capaz de limitar novas aprendizagens e faz com que as pessoas passem a levar a vida através de uma verdade imutável.

Como exemplo, uma pessoa com Growth Mindset pode partir de uma simples curiosidade de querer aprender sobre carros e entender mais do ramo automobilístico, incluindo o processo de como é feito o polimento automotivo.

Em resumo, é por meio do Growth Mindset que há uma reflexão sobre de que forma a inteligência influencia em nosso dia a dia.

Surgimento e importância dessa teoria

O início desta percepção começou com a professora de Psicologia da faculdade de Stanford nos Estados Unidos, Carol Dweck, que observou como era a reação de seus alunos quando não tinham as expectativas escolares atingidas.

Além de diferentes mentalidades, estas não afetam somente a área acadêmica como também a vida pessoal, com diferentes efeitos.

Deste modo, junto a outros cientistas, a professora Dweck desenvolveu o conceito de que a atitude mental de como encaramos a vida (nominada mindset) é um ponto importante para se atingir algum sucesso, principalmente como lidamos com ele.

Ao observar que, se a inteligência e a personalidade foram modificadas e desenvolvidas de outra maneira, o aprendizado se torna mais prazeroso que o resultado final, e não será visto apenas como algo obrigatório.

Caso uma pessoa tenha aprendido a fazer o passo a passo o design da fachada de loja feminina, o processo do qual estudava como montar será mais aproveitado do que as consequências.

Assim, as falhas não são desprezadas, mas sim, vistas como maneiras de melhorar em outra ocasião, como uma forma de superação que não se terá vergonha e por fim, continuar aprendendo.

Sabemos que o mundo está em constante mudança e evolução. Ao longos dos séculos, milhares de descobertas foram sendo feitas e aprimoradas por outras pessoas, conforme o passar dos anos.

Os estudos que foram realizados no passado serviram de base para as descobertas futuras e as suas aprimorações, como uma fachada de loja que antes era feita com banners ou  pintada a mão agora pode ser feita com letra caixa iluminada.

Ademais, a Mentalidade de Crescimento se tornou algo bastante procurado no mercado de trabalho, um ambiente que está em constante mudança, pois assim como no cotidiano, onde se permite aprender e errar, profissionais buscam pessoas com essas características.

Passos para desenvolver o Growth Mindset

Para iniciar o processo de mentalidade de crescimento, uma pessoa precisa ter a consciência de que não irá alcançar um resultado da noite para o dia, mas é necessário começar com pequenos passos, como:

  • Transformar erros oportunidades;
  • Aprender com erros alheios;
  • Mudar a palavra “falha” por “aprendizado”;
  • Não se esforçar para ter reconhecimento;
  • Valorizar o processo, não o resultado;
  • Perceber a maneira que aprende;
  • Dar abertura para feedbacks;
  • Usar “ainda” antes de “não”;
  • Esforço vale mais que talento;
  • Definir metas ao terminar a anterior.

Sofrer por cometer um erro deixa a situação com um rótulo negativo, o que pode atrapalhar na visualização da etapa de crescimento da qual está se construindo. Por essa razão, é interessante ampliar a visão e não focar somente no problema.

Na fase de aprendizado, também é possível aprender com os erros dos outros. Se por acaso alguém em um depósito usar uma empilhadeira eletrica still de um modo diferente que pode causar algum erro, ajude a pessoa e veja outras alternativas possíveis.

Além disso, enquanto aprendemos, a culpa por uma falha não deve ser levada com intensidade, pois desta maneira não haverá progressões. Ao invés de “falha”, substitua a expressão por “eu aprendi”.

O reconhecimento não deve ser uma meta quando se trata de Growth Mindset. O foco deve ser a construção da trajetória, não sendo dependente do estímulo de ninguém, exceto o próprio em progredir, por isso, cada etapa deve ser valorizada.

Temos milhares de maneiras para entender como devemos aprender, pois há mais de um modo de se fazer uma tarefa como a higienização de poltronas, por exemplo. Então, a prioridade deve ser aquele modo do qual houve um maior entendimento.

Ademais, sempre esteja aberto para receber comentários após concluir o que foi feito, já que quem está de fora pode fazer críticas construtivas sobre algo que passou despercebido.

Quando se está em uma situação em que não há certeza, a palavra “ainda” pode ser o encaixe perfeito antes de dar algumas respostas negativas, portanto, foque em frases que incentivam no crescimento, e não na depreciação.

Ao comparar talento e esforço, muitas vezes levamos em conta mais o primeiro termo do que o segundo. Contudo, quando se trata de Growth Mindset é preciso entender que o esforço é sempre muito mais válido.

O esforço durante o processo da confecção de uniforme personalizado lanchonete é o que deixa o resultado final ainda mais satisfatório, posto que houve uma aprendizagem durante todo este período, que não será esquecida e se transformará em algo enriquecedor. 

Com isso, ao finalizar as metas estipuladas, faça outras e depois outras, e assim por diante, porque serão elas que irão motivar a continuação do aprendizado, a correção de erros e a melhora dos acertos.

O Growth Mindset e o Agile Mindset

Com a Mentalidade de Crescimento no mercado de trabalho, muitas vezes pode-se acabar derivando uma Mentalidade Ágil (Agile Mindset) ao se trabalhar em uma empresa que tem como visão atingir os objetivos e gerar lucro.

O Agile Mindset, conhecido também como cultura ágil, envolve três bases: entrega de valores, ciclos curtos e uma melhora contínua, focando no fato de que responder às mudanças valem mais do que seguir um plano.

O Agile acaba fazendo uma conexão com o Growth Mindset, de forma que as bases usadas são as mesmas, porém, com a diferença de que, por se tratar de um mercado do qual necessita o lucro, a agilidade deve estar inclusa no processo.

Se for uma empresa de limpezas pós obra, é necessário haver uma agilidade para se cumprir o serviço, especialmente se ele tiver um prazo estipulado pelos contratantes, o que faz com que se pense no que deve ou não deve ser usado mais rapidamente.

Visto que a melhora continua, há maior produção e menos desperdício, clientes felizes fazem a diferença no mercado quando se trata de vender.

Liderança de equipe com Growth Mindset

Quando se tem um empreendimento que conta com um trabalho em equipe, é fundamental que se desenvolva essa mentalidade como uma forma de incentivo, seja através de feedbacks ou de comemorações a cada meta alcançada.

Visto que do mesmo modo que o retorno de um trabalho deva ser sincero e alimentado com críticas construtivas, ele também deve ser comemorado, pois assim incentiva uma equipe a alcançar novas ou dobrar metas.

Mostrando também que há uma união e um comprometimento entre os funcionários, o que pode desenvolver naturalmente uma Mentalidade de Crescimento no que se trata de questões de negócios.

Quanto aos erros, estes devem ser analisados e compartilhados com os outros como uma forma de lição para não serem cometidos futuramente, tendo em nota que erros são comuns e podem ser ajustados.

Conclusões finais 

A constante evolução do ser humano vai além do que se espera, pois a busca pelo aprendizado e por melhorias faz com que o Growth Mindset acompanhe o ritmo.

Tal como exemplo o avanço da tecnologia, dos quais demandam o entendimento da utilidade e a necessidade de uma ribbon argox os 214 plus em máquinas de impressão, e assim por diante.

O Growth Mindset é uma prática que leva algum tempo e permite uma pessoa sair do comum, não ficando estagnado com apenas um objetivo, abrindo espaço para que os aprendizados possam levá-la ainda mais adiante.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.